Usar o provedor de e-mail mais seguro possível não é um mero capricho, mas uma necessidade real para as empresas atualmente. Isso porque a quantidade de ataques virtuais cresce ano a ano em todo o mundo e causa prejuízos financeiros e para a reputação das vítimas.
Aliás, para ter uma ideia do por que você deve aprender como deixar o e-mail corporativo mais seguro, dados do Statista mostram que os gastos com crimes cibernéticos devem aumentar quase 70% até 2029.
Mas como garantir a proteção das mensagens e dados da sua empresa? Quais os recursos e boas práticas essenciais? Afinal, qual é o e-mail mais seguro para a sua companhia?
No artigo a seguir, respondemos a essas questões e ainda explicamos a importância de prezar pela segurança das suas comunicações empresariais. Está preparado?
Qual a importância de um provedor de e-mail seguro?
Ter um provedor de e-mail seguro é importante para manter protegidas contra ciberataques (acessos não autorizados aos sistemas ou banco de dados) as informações que os colaboradores e líderes de uma empresa compartilham diariamente entre si e com seus parceiros de negócios.
A propósito, segurança da informação nos e-mails corporativos é um assunto sério, viu? Isso porque o vazamento de dados sensíveis (como senhas ou informações sobre os clientes e fornecedores) pode causar um dano, muitas vezes, irreparável à reputação do negócio.
Além disso, ter um e-mail mais seguro ajuda a proteger sua companhia contra:
- phishing (envio de mensagens maliciosas com o objetivo de roubar dados);
- malware (ameaça virtual que pode vir em e-mails de fontes suspeitas);
- falsificação de identidade;
- spam (mensagens não solicitadas).
Para completar esse tópico, ter um canal de comunicação corporativo protegido ajuda a se manter nos conformes com as legislações, como a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
Compreendeu qual a importância de um provedor de e-mail seguro? Então, que tal aprender o que garante essa proteção? Confira os recursos essenciais no tópico a seguir!
Quais os recursos que garantem um e-mail mais seguro?
Os recursos essenciais para ter um e-mail mais seguro são:
- autenticação de dois fatores (demanda confirmação em duas vias para permitir o acesso, como uma senha e um código enviado via mensagem de texto);
- criptografia (um e-mail criptografado “embaralha” o conteúdo das mensagens e apenas pessoas autorizadas, com a chave de acesso, podem visualizar a versão legível);
- filtros contra spam (que analisam os endereços dos remetentes e bloqueiam as mensagens daqueles considerados pouco confiáveis);
- certificado SSL (em suma, uma camada extra de segurança sobre os dados compartilhados via e-mail).
Mas quais os provedores de e-mail que oferecem todos esses recursos? Bem, para facilitar sua busca, apresentamos duas opções no próximo tópico. Vamos lá?
Qual é o e-mail mais seguro para empresas hoje?
Duas opções de e-mails bastante seguras para empresas são:
- Gmail;
- Zoho Mail.
Veja as vantagens e diferenciais de cada uma logo abaixo!
1. Gmail
A primeira opção de e-mail seguro para sua empresa é o Gmail, que faz parte do ecossistema do Google Workspace. O provedor conta com diversas camadas de segurança, como autenticação de dois fatores e proteção contra phishing e spam.
Com o e-mail corporativo do Google, você também tem acesso a um domínio personalizado ([email protected], por exemplo).
Adicionalmente, o provedor oferece integração total com a nuvem e outros recursos do Workspace (como o Google Docs e o Google Drive), o que ajuda a aumentar a produtividade das equipes. Isso porque podem trabalhar colaborativamente, não importa onde estejam.
2. Zoho Mail
A segunda opção é o Zoho Mail, mais acessível (custa a partir de R$ 5), porém igualmente seguro.
O Zoho Mail usa recursos avançados de segurança, como criptografia em repouso e em trânsito e autenticação de acesso para todos os usuários.
Você também tem direito a um domínio personalizado, armazenamento em nuvem e integração com aplicativos de gestão de calendário, notas e tarefas.
Vale destacar que, além de escolher um bom provedor de e-mail, é importante aderir a boas práticas para garantir a segurança das suas comunicações empresariais. Veja a seguir as principais atividades que você deve tomar no dia a dia!
A propósito, temos um artigo no nosso blog que explica o que é um provedor de e-mail e por que vale a pena usar uma hospedagem profissional. Aproveite para conferir antes de seguir com a leitura!
Como deixar o e-mail corporativo mais seguro?
Para deixar o seu e-mail corporativo mais seguro, considere:
- usar uma senha forte (mistura de letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres), única e atualizar com frequência;
- nunca abrir mensagens de desconhecidos ou de domínios suspeitos (como aqueles que parecem com um oficial, mas têm algumas diferenças);
- evitar acessar a conta por redes públicas (já que os dados ficam expostos e, portanto, mais suscetíveis à invasão);
- ativar a autenticação de dois fatores;
- manter o antivírus e o navegador sempre atualizados;
- verificar os anexos com o antivírus antes de clicar;
- capacitar os colaboradores sobre as boas práticas de segurança durante a comunicação por e-mail;
- usar o backup em nuvem para não perder nenhuma informação importante.
E você, quer ajuda para manter sua empresa protegida contra ameaças por e-mail? Pois saiba que a Safetec, Cloud Advisor e Google Partner contam com toda a experiência necessária para aconselhar no melhor caminho para seguir.
A solução oferece consultoria especializada para implementar um provedor de e-mail seguro e ainda dá todo o suporte durante e após esse processo para garantir a usabilidade e a segurança que a sua equipe precisa para se tornar mais produtiva.
Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudá-lo a ter um e-mail mais seguro!