Métodos de como aumentar vendas em Telecom e fidelizar mais!

aumentar vendas (em telecom)

Algumas das mais tradicionais dicas de como aumentar vendas em Telecom podem prejudicar ao invés de melhorar a taxa de conversão e retenção de clientes.

Você, com certeza, já ouviu falar que um dos segmentos com maior índice de reclamações é o setor de telecomunicações, certo? Com o passar do tempo, as mudanças da sociedade e, principalmente, a compreensão sobre a importância da experiência do cliente, esse quadro começou a mudar.

Segundo a Anatel, no primeiro semestre de 2022, houve uma queda de 6,5% nas reclamações registradas de serviços e produtos relacionados ao setor, quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Os serviços relatados são: banda larga fixa, televisão por assinatura, telefonia fixa e móvel.

Além da adequação às tendências atuais, podemos assumir que esse movimento também tem relação com o estímulo à competitividade tanto local, quanto nacional. O fato é que, hoje, os clientes podem optar por outras empresas e realizar a mudança com muito mais facilidade.

Então, saber como aumentar vendas em Telecom é uma preocupação extremamente comum. Mas, diferente do que algumas empresas aplicam, é preciso ficar atento a velhas práticas e estratégias, para não prejudicar a conversão e fidelização.

Vamos entender melhor essa questão e quais as melhores práticas de como aumentar a retenção e conversão de clientes? 

Como potencializar o alcance e o poder do seu negócio e vencer a concorrência?

O incentivo à competitividade do setor de telecomunicações é razoavelmente recente. Mas foi muito bem aceito pelos clientes de telefonia móvel, internet etc. Com isso, houve uma queda considerável na taxa de fidelidade dos usuários a uma determinada empresa ou operadora.

Para garantir o sucesso da empresa, potencializar o alcance e aumentar vendas em Telecom é fundamental atualizar as estratégias. 

Muitas empresas, no entanto, ainda permanecem com a visão de que o setor de telecomunicações é estável e não precisam se preocupar em como aumentar a conversão de clientes. Vamos entender melhor as consequências desse pensamento? 

Importância da conversão e da retenção de cliente

Como adiantamos acima, hoje, com o incentivo à competição e o surgimento de novos competidores locais e nacionais, as empresas precisam criar estratégias melhores para conquistar novos consumidores e reter clientes já conquistados.

Afinal, com a competitividade acirrada, os preços também precisaram ser ajustados para se manterem competitivos. Isso somado à queda na fidelização dos clientes pode ter efeitos extremamente negativos no faturamento e na saúde financeira da empresa.

É preciso, portanto, equilibrar a balança, garantindo um tempo de vida maior dos clientes que já foram conquistados, quando possível realizar cross e up-sell. E, claro, estabelecendo metas para aumentar o poder de alcance da empresa, conquistando novos clientes e oferecendo soluções e serviços que não são atendidos por concorrentes.

Para isso, o ideal é dividir as estratégias em duas categorias diferentes: como aumentar vendas e como aumentar a retenção de clientes. Confira abaixo:

Como aumentar vendas em Telecom?

  • Conheça profundamente o seu cliente ideal, concorrentes e o mercado de telecomunicações

Uma das principais dicas de como aumentar vendas em Telecom é conhecer as dores, necessidades e expectativas do seu cliente ideal e do público-alvo. Na prática, boas soluções não são suficientes, é preciso desenvolvê-las de forma personalizada.

Hoje, a experiência do cliente, por exemplo, é tão importante quanto o preço e a qualidade dos serviços oferecidos. Pensando nisso, as empresas precisam garantir que os usuários terão sucesso com as soluções contratadas e com a possibilidade de acessar produtos e serviços que eles não sabiam que precisavam.

Uma ótima alternativa é investir em SVAs, oferecendo “serviços de valor agregado” que tornam a experiência mais positiva e ainda potencializam a lucratividade da empresa. De acordo com o levantamento realizado pela PWC, 89% dos clientes brasileiros consideram a experiência no momento de escolher entre as opções de compra.

Mas, para realizar essa estratégia de maneira efetiva, a empresa precisa conhecer profundamente o perfil do seu cliente. Quanto mais informações, mais eficientes serão as estratégias para aumentar as vendas em telecom.

Além, claro, do estudo de mercado e de concorrentes para descobrir oportunidades e identificar gargalos que não são atendidos por outras empresas. Possibilitando, assim, a criação de diferenciais mais valiosos. 

  • Monte um planejamento

Apesar de ser um processo presente em grande parte das empresas, o planejamento para aumentar vendas em Telecom deve receber uma atenção especial. Evitando, portanto, que se torne um processo automatizado e sem personalização para a realidade atual do seu negócio.

Quantificar metas, estabelecer objetivos, prazos, estratégias, ferramentas e indicadores são itens fundamentais para criar um planejamento mais efetivo.

  • Invista em marketing digital

Essa é, sem dúvidas, uma das principais estratégias de como aumentar vendas em Telecom, na atualidade. Afinal, os canais digitais, hoje, ganharam extrema importância para o sucesso das empresas, atendimento ao cliente, conversão e dispersão da marca.

Investir em plataformas e linguagem que o usuário mais usa é fundamental para se manter na era digital. Isso inclui, claro, o marketing, que deve não apenas utilizar o meio digital, como construir estratégias, linguagem e um planejamento específico para sites, blogs, chatbots, WhatsApp, etc.

Uma boa estratégia, dentro desse contexto, é o marketing de conteúdo, no qual a empresa consegue informar, atualizar e acompanhar o cliente em potencial durante toda a jornada de compra. Refinando, assim, a segmentação de leads e melhorando as estratégias específicas para cada fase do funil de vendas.

  • Estimule o marketing orgânico

Boas experiências são capazes de gerar o que chamamos de marketing orgânico, o popular “boca a boca”. Na era das redes sociais e de contatos, isso é extremamente positivo para aumentar vendas em Telecom. Afinal, os clientes se tornam promotores da marca, indicando produtos e serviços.

Para estimular esse comportamento, a empresa pode oferecer benefícios e vantagens a cada nova indicação e conversão de cliente. Sem esquecer, claro, que a oferta de experiências positivas é sempre o melhor caminho para gerar o marketing orgânico.

Como aumentar a retenção de clientes em Telecom

A segunda categoria que precisamos estar atentos é a de estratégias focadas em como aumentar a retenção de clientes em Telecom. Veja abaixo algumas delas:

  • Foque em oferecer experiências positivas para os usuários

Como mencionamos acima, a experiência do cliente, hoje, é tão importante quanto o preço e a qualidade dos produtos e serviços. Segundo pesquisas da PWC, clientes de TV por assinatura aceitariam pagar até 15% a mais caso a experiência de compra seja positiva.

De acordo com fonte desse mesmo estudo, a American Express, ou Amex, pensando na experiência do cliente, decidiu melhorar seus processos, investir em tecnologias adequadas, modificar produtos e políticas para melhorar a experiência dos clientes e, com essa mudança, conseguiu um aumento de 400% na retenção de clientes.

Ou seja, a experiência do cliente é, sem dúvidas, um dos pilares mais importantes de como aumentar a retenção e fidelização dos consumidores!

  • Invista em treinamento e capacitação

Outro ponto muito importante para aumentar a retenção de clientes em Telecom é capacitar o time de vendas, relacionamento e suporte ao cliente. Afinal, é exatamente nesses pontos que acontecem o contato e as interações humanas.

Sem pessoas qualificadas e preparadas, a experiência do consumidor continuará prejudicada. Afetando, assim, a satisfação, as vendas e a retenção de clientes.

  • Estude os indicadores e reformule estratégias de acordo com os resultados

Por fim, acompanhe os indicadores do seu negócio. Falamos acima sobre a necessidade de um bom planejamento, com metas e objetivos, certo? Mas é preciso lembrar de quantificar isso, colocar em números para que seja possível acompanhar os resultados e “ajustar as velas” caso as estratégias não estejam performando conforme o esperado.

Estabelecer indicadores, realizar análises frequentes de indicadores e adequar técnicas, ferramentas e estratégias é indispensável para aumentar a retenção de clientes. Possibilitando a criação de estratégias mais efetivas e focadas nos gargalos do seu negócio.

Dica de ouro: use o digital e a tecnologia a seu favor!

Apesar de falarmos tanto sobre a era digital, a tecnologia ainda apresenta inúmeros obstáculos para as empresas de telecomunicações. Principalmente quando analisamos a automação de processos delicados, como atendimento ao cliente.

Grande parte da população ainda prefere tratar de assuntos mais delicados e complexos com um atendente humano, preferindo, em diversos contextos, a interação humana ao contato com chatbots e ferramentas digitais.

Compreender essa necessidade não significa abrir mão da tecnologia, muito pelo contrário. O ideal é automatizar tarefas e funções burocráticas, para que os colaboradores possam focar tempo e energia em contatos mais sensíveis.

Criando, assim, um ambiente balanceado entre tecnologia e a humanização das relações com os clientes.

Hoje, existe uma infinidade de ferramentas capazes de automatizar diversas áreas de uma empresa. Mas é muito importante analisar se essas ferramentas são personalizáveis para o seu negócio, integráveis com outros sistemas e, principalmente, se elas podem acompanhar o seu crescimento.

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