As instituições de ensino e estudantes precisaram se adaptar ao ensino online desde o início da pandemia. E uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) sobre as atividades remotas na educação durante esse período mostra que essa adaptação não tem sido fácil. De acordo com o levantamento, 67% dos alunos se queixam de dificuldades em estabelecer e organizar uma rotina diária de estudos. A dificuldade foi vista que seria tanto do educador, em tentar tornar as aulas mais interativas, quanto do aluno para se adaptar a essa nova realidade.
Foi essa preocupação que fez o SENAI Bahia ir em busca do Google For Education para implantar nas turmas. O SENAI Bahia promove a educação profissional e tecnológica contribuindo para elevar a competitividade da indústria baiana. Entre as suas áreas de atuação estão a educação profissional, a prestação de serviços técnicos e tecnológicos, a pesquisa aplicada e a consultoria. Atuam em mais de 100 municípios além das unidades móveis com equipamentos, tecnologia e estrutura capazes de realizar cursos e atender demandas com excelência em qualquer lugar.
A instituição precisava de ferramentas que auxiliassem na relação aluno – sala de aula, e iniciar a transformação digital na instituição. Fernanda Mikulski, Gerente de Educação Profissional do Senai BA, relatou em nosso Safetalk (programa com o objetivo de promover um debate sobre nuvem, transformação digital, Google sobre a Safetec), como as ferramentas Google Workspace for Education e os serviços Safetec auxiliam a rotina da instituição. Em um mês foi possível implantar o novo método de ensino e preparar o time para conseguir funcionar com o ensino remoto durante a pandemia. Mesmo com docentes muito experientes, porém sem a prática do ensino digital, foi possível passar de 260 educadores para mais de 1.000 capacitados para o método de ensino remoto.
Uma preocupação que a instituição tinha era em relação à adaptação dos alunos, mesmo que estes sejam considerados nativos digitais, não se sabia qual seria o impacto da mudança de ensino presencial para o remoto, já que o SENAI não tinha planejamento para se tornar EAD, apenas instalaram o método remoto para dar continuidade em suas atividades durante a pandemia.
”A gente tinha alguns receios quando partimos para implantar esse modelo, de como seria esse contato do aluno com professor e como seria a adaptação (…) Hoje, a pergunta que a gente se faz é: Por que não implantamos isso antes?” relatou Fernanda no episódio do nosso Safetalk.
É importante entender que há uma grande diferença entre ensino EAD e ensino remoto. Uma aula remota é considerada uma solução temporária para continuar as atividades pedagógicas. A finalidade é minimizar os impactos na aprendizagem dos estudantes advindos do sistema de ensino originalmente presencial, aplicadas neste momento de crise. Portanto não podemos considerar as aulas remotas uma modalidade de ensino, mas sim uma solução rápida e acessível para muitas instituições. Ela é utilizada em um curto período de tempo, diferentemente do EAD, que tem sua estrutura e metodologia pensados para garantir o ensino e educação a distância.
Sobre a Safetec – A pernambucana Safetec, integrante do Porto Digital, e única parceira premier Google Cloud no Norte e Nordeste e especialista certificada em Transformação de Trabalho nível Enterprise e Educação, têm apenas um propósito: construir experiências incríveis utilizando soluções de colaboração e tecnologia em nuvem. Tanto na área corporativa quanto educacional, uma de suas principais missões é gerar Retorno de Valor para empresas e instituições de ensino, utilizando soluções simples, inovadoras e eficazes que impactem positivamente o ambiente de trabalho e levem a aprendizagem para além da sala de aula. Está presente no Recife, São Paulo, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.
Entre em contato conosco e saiba como podemos implantar o método de ensino remoto na sua instituição também!