A plataforma Google Cloud está investindo pesado no desenvolvimento de tecnologias baseadas em inteligência artificial. Além do Gemini para Workspace, versão corporativa da IA generativa, o serviço conta com o Document AI, um recurso para gestão documental totalmente automatizada.
Com aplicações para empresas de todos os tamanhos, a ferramenta tem um conceito similar ao Intelligent Document Processing (IDP). A diferença é a integração nativa com a plataforma de nuvem do Google, conferindo praticidade, imersão e usabilidade de alto nível.
Neste post, explicaremos o que é o Document AI, como funciona, quais tecnologias estão integradas à ferramenta e quais os benefícios para utilizar esse serviço.
Aproveite a leitura!
O que é Document AI?
O Document AI é uma plataforma de inteligência artificial, criada pelo Google e integrada ao pacote Google Cloud. Sua aplicação principal é a extração de dados não estruturados, ou semiestruturados, para otimizar a gestão documental.
Dessa forma, o modelo utiliza algoritmos para reconhecer linguagem e processar informações visuais, facilitando a análise de contratos, registros, acordos, certificados e outros títulos.
Utilizando técnicas avançadas de reconhecimento de informações, machine learning e automação, consegue analisar conteúdos em diversos formatos. Após decifrar os caracteres do texto e processar a linguagem, pode extrair, organizar, criar relatórios e dar sugestões para facilitar as tomadas de decisões.
Vale mencionar que a ferramenta analisa e interpreta as informações. Nesse caso, ela tenta compreender e analisar até os sentimentos presentes no texto.
Como funciona o Document AI?
O Document AI funciona a partir de ferramentas de processamento de dados não-estruturados. Ao enviar um documento para a plataforma, o pré-processamento é realizado para extrair o texto, identificar padrões e coletar dados do layout do material. Após essa etapa, utiliza IAs treinadas para reconhecer nomes, instituições, categorias de documentos e fazer a análise de sentimentos.
Vale destacar que, além de dispor de algoritmos e recursos avançados, os modelos de inteligência artificial recebem um extenso volume de dados e prompts diferenciados. Esses processos desenvolvem a capacidade de aprender padrões e tornar a análise ainda mais eficaz.
Concluída a análise, o Document AI “traduz” as informações em formato estruturado, acessível e otimizado. Nesse ponto, além de fornecer insights valiosos, pode encaminhar suas conclusões para outros sistemas automatizados.
Os principais recursos do Document AI são:
- reconhecimento óptico de caracteres (OCR);
- processamento de linguagem natural (NLP);
- classificação e categorização de documentos;
- automação de processos e entrada de dados;
- análise contextual e emocional.
Reconhecimento óptico de caracteres (OCR)
O reconhecimento óptico de caracteres é uma tecnologia para extração de textos e dados, capaz de transformar documentos escaneados, imagens e PDFs em um arquivo editável. Basicamente, transforma dados não-estruturados em estruturados.
Como o nome sugere, a ferramenta captura e interpreta padrões visuais. Assim, consegue identificar e reproduzir os caracteres do registro original, criando uma transcrição precisa, manipulável e organizada.
Processamento de linguagem natural (NLP)
O OCR capta imagens e extrai o conteúdo dos documentos. Porém, é o processamento de linguagem natural que analisa as informações coletadas baseadas em texto. Essa variedade de IA auxilia as máquinas a entender, interpretar, manipular e reproduzir a conversação humana.
Classificação e categorização de documentos
Uma das tarefas do Document AI é fazer a classificação e categorização dos documentos. Para isso, além de destrinchar o texto, a ferramenta também reconhece nomes de instituições e entidades públicas, layouts de registros, logo, tipografia e estrutura do título.
Com esses dados, consegue classificar padrões e agrupar documentos do mesmo tipo, facilitando a categorização e armazenagem dos dados extraídos.
Automação de processos de entrada de dados
Como outros recursos de IA, o Document AI permite automação de processos e entrada de dados. Usando a ferramenta, é possível:
- digitalizar documentos e criar arquivos editáveis, com texto, layout e elementos adicionais;
- melhorar a qualidade da imagem detectada para reparar distorções e ajudar na legibilidade;
- classificar tipos de documentos processados para extração e armazenamento;
- dividir e categorizar documentos por tipo.
Análise contextual e emocional
A combinação de processamento de linguagem natural e reconhecimento óptico de caracteres, NLP e OCR, permite captar praticamente todos os elementos contidos em um documento.
Essas informações podem ser analisadas para extrair o contexto e as emoções registradas, fornecendo uma interpretação ainda mais completa.
Benefícios do Document AI
Com base nas funcionalidades apresentadas, podemos atribuir os seguintes benefícios ao Document AI:
- automação de tarefas repetitivas;
- precisão na extração de dados;
- geração de insights instantâneos;
- eficiência operacional;
- suporte ao crescimento empresarial.
Automação de tarefas repetitivas
O Document AI permite automatizar tarefas repetitivas da gestão documental, agilizando a digitalização e categorização de acordos, contratos, registros, notas fiscais, propostas e certificações. Dessa forma, dispensa a necessidade de intervenção humana e elimina distrações da rotina dos colaboradores, promovendo foco e produtividade.
Precisão na extração de dados
Com algoritmos avançados e recursos inovadores, o Document AI consegue extrair, classificar e interpretar dados com excelente precisão e taxa de acertos. Além disso, melhora a legibilidade de papéis e imagens de baixa qualidade.
Geração de insights instantâneos
A interpretação imediata dos dados extraídos é utilizada para gerar insights valiosos com a digitalização de documentos. Nesse caso, a análise contextual identifica informações relevantes e as utiliza para formar suas opiniões.
Eficiência operacional
A qualidade da análise de documentos promove uma importante eficiência operacional, considerando a economia de tempo e recursos alcançada no uso da plataforma.
Suporte ao crescimento empresarial
Vale destacar entre os benefícios do Document AI, como a ferramenta oferece suporte para o crescimento empresarial. Além de formatar os documentos em um banco de dados mais confiável e seguro, interpreta as informações e apresenta o que é relevante para auxiliar na gestão empresarial.
Leve sua empresa para as nuvens
Uma infraestrutura na nuvem pode fornecer recursos e vantagens estratégicas incríveis para sua empresa. Sem falar na variedade de aplicações, IAs e serviços integrados a essas soluções, tudo ao seu alcance.
Mesmo assim, sabemos que esse momento traz desafios e receios. Porém, nós sabemos como te ajudar. A Safetec é especialista em consultoria em nuvem, com amplo conhecimento nas principais tecnologias do mercado.
Além disso, utilizamos uma metodologia de diagnóstico para entender as necessidades e características de cada empresa, gerando informações valiosas para definir qual serviço é a melhor opção para você.
Pronto para dar o próximo passo? Entre em contato com nossos consultores!