Tecnologia no varejo: conheça as principais inovações e seus reflexos!

A tecnologia no varejo andava a passos lentos no período pré-pandêmico. Mas, com as restrições sanitárias, esse cenário mudou drasticamente.

Afinal, grande parte do consumo foi transferido para o atendimento digital, com todas as suas facilidades, exigências e um timing muito mais acelerado. A solução, então, foi antecipar o processo de transformação digital, automatizar processos e adaptar o atendimento para essa nova demanda.

Devido ao contexto de pandemia, muitos clientes compreenderam as deficiências estruturais da adaptação tecnológica. Mas isso não deve se manter, afinal, a exigência por empresas mais tecnológicas já está estabelecida.

Hoje, os clientes já demandam por processos integrados, canais digitais e uma experiência fluida entre os meios online e offline. Não é à toa que vivenciamos o boom do e-commerce e de soluções cada vez mais inovadoras, representadas por um número crescente de startups na área de varejo.

O fato é que, com o passar do ápice da pandemia, os clientes já não estão mais tão compreensivos com deficiências de tecnologia. As empresas, portanto, que não investirem em inovações tecnológicas no varejo, não apenas perderão clientes, como vantagem competitiva e posição no mercado.

Vamos conhecer algumas das principais tendências de tecnologia no varejo, vantagens, desafios e como se preparar para esse cenário altamente digital? 

Principais tendências de tecnologia no varejo

  • Omnichannel

Experiência omnichannel é, sem dúvidas, umas das principais tendências de tecnologia no varejo e no mercado como um todo. Hoje, o cliente não preza apenas pela oferta de multicanais, eles precisam oferecer uma experiência descomplicada, homogênea.

Omnichannel é exatamente isso, a estratégia de uma empresa oferecer canais diversos, on e offline, mas que estejam integrados. Desde o atendimento até o estoque, o pós-venda e as trocas. A ideia é que a empresa consiga, com o uso da tecnologia no varejo, oferecer ao cliente o poder total de escolha, sem que isso influencie na sua experiência de compra.

Por exemplo, com a omnicanalidade é possível realizar uma pesquisa online de preços, ir à loja provar o produto e finalizar a compra em um token (na própria loja) ou utilizando o e-commerce.

E mais: em caso de troca, o cliente pode escolher se prefere realizar esse procedimento sem sair de casa, ou indo até o PDV mais próximo. 

  • Cloud Computing

Cloud computing ou computação na nuvem não é exatamente uma tendência atual. Ela já se consolidou como uma fundamental ferramenta tecnológica no varejo. Afinal, estamos na era dos dados, com volumes cada vez maiores, captura, análises e armazenamentos muito mais desenvolvidos.

Essa complexidade, no entanto, requer espaço e uma estrutura que, há pouco, as empresas não possuíam. Cloud computing veio como uma das melhores soluções para essa demanda.

Com a implementação de servidores remotos, o processamento, o gerenciamento e as consultas podem ser realizados sem ocupar a capacidade computacional. Afinal, o acesso é feito utilizando a internet.

Ou seja, além da economia relacionada à estrutura, ainda oferece mais agilidade, eficiência e integração em todas as etapas, desde a consulta até a manipulação de dados valiosos. Os benefícios não param por aí.

Como todos esses processos podem ser realizados online, as trocas ocorrem em tempo real. Minimizando, assim, ruídos na comunicação de diversos setores. Além, claro, de torná-los muito mais ágeis e eficientes. 

Diminuindo, dessa forma, os custos de manutenção, o tempo dos colaboradores e as falhas.

Ah! E vale ressaltar que a utilização de segurança da informação (de maneira mais complexa e desenvolvida, cuja responsabilidade fica, normalmente, a cargo do operador) minimiza os riscos.

Saiba mais: Para que serve o google cloud? Conheça os principais recursos.

  • Ferramentas inteligentes

Nesse item queremos reunir em um grupo as principais inovações tecnológicas do varejo relacionadas à inteligência virtual. Estamos falando, portanto, de Big Data, machine learning e internet das coisas.

Com essas ferramentas conseguimos capturar dados extremamente valiosos para a segmentação, a compreensão do cliente e do comportamento de compra. Essas informações, claro, atuarão como suprimentos para desenvolver estratégias, soluções e ferramentas mais eficientes.

E não estamos falando apenas do setor de vendas. O poder tecnológico desse conjunto é fundamental para o marketing, para as compras, para o atendimento ao cliente etc. Lembra que falamos sobre a era dos dados

As empresas já perceberam o quão valioso é capturar informações e, naturalmente, grande parte das inovações tecnológicas é desenvolvida para facilitar a captura, a análise e o armazenamento desses dados.

Não deixe de ler: Quais são os pontos cegos causados por falta de tecnologia?

Vantagem de investir em inovações tecnológicas no varejo

  • Queda nos custos

tecnologia no varejo

Um dos maiores problemas do varejo é o excesso de falhas, normalmente atreladas à ação humana. Isso inclui erros em pedidos, a duplicidade de contagem, erros de estoque, perdas de informações valiosas etc.

O fato é que erros, principalmente quando somados ao longo do tempo, geram custos elevados para a empresa. Com o investimento em tecnologia no varejo, podemos minimizar falhas humanas, reduzindo, assim, gastos desnecessários.

Além, é claro, de possibilitar um investimento muito mais eficiente em infraestrutura. Com automação e digitalização, as empresas precisam de muito menos para produzir muito mais. Isso, como se intui, afeta diretamente no fechamento de ativos e passivos.

  • Mais eficiência

A tecnologia no varejo é indispensável para minimizar os principais desafios do setor que, normalmente, estão atrelados à ineficiência. Estamos falando desde o controle de estoque até gerenciamento de vendas, de entregas e da cartela de cliente.

Com o investimento em inovações tecnológicas, podemos aumentar a produtividade, diminuir o tempo de cada atividade e gerar resultados muito melhores. A automação e digitalização de processos permite, inclusive, à equipe de colaboradores focar em atividades mais complexas e estratégicas.

  • Melhora na experiência do cliente

Essa é, sem dúvidas, uma das melhores vantagens da tecnologia no varejo. Afinal, hoje, o cliente não é apenas uma peça importante, ele é – ou deveria ser – o foco de todos os processos da empresa. Desde a produção até a escolha de parceiros, de ferramentas e das estratégias.

Atender às expectativas dos consumidores e, sempre que possível, superá-las é um diferencial extremamente importante. Isso inclui oferecer uma experiência acima da média, com opção de canais de contato eficientes, omnicanalidade, agilidade, personalização e eficiência no atendimento

Isso só será possível com investimento correto em inovações tecnológicas no varejo.  

  • Aumento das vendas

Partindo da vantagem anterior, se conseguirmos oferecer uma experiência positiva ao cliente, as chances de concretizar novas vendas e fidelizar esse público são muito maiores. Assim como a possibilidade de conquistar clientes promotores da sua marca. 

Precisamos lembrar que o meio digital não está relacionado apenas a ferramentas mais inteligentes, ele é um meio potente de divulgação da sua marca. Isso quer dizer que a automação afeta diretamente a experiência do cliente, o que, por sua vez, impacta em vendas futuras.

Segurança e melhor gerenciamento de dados e informações

Por fim, precisamos falar sobre uma vantagem voltada à tecnologia de cloud computing: eficiência no gerenciamento! Principalmente na etapa de backup. Afinal, sem essa tecnologia havia dependência de servidores físicos, HDs e equipamentos externos.

Isso aumentava os riscos de perdas e roubos de dados e informações. Com a implantação da computação em nuvem é possível aumentar os níveis de segurança. Além, é claro, de poder contar com o auxílio de uma consultoria externa, como a da Safetec.

A equipe de consultoria ajuda sua empresa a configurar como será o processo de backup, criando redundâncias nos servidores para manter duas máquinas virtuais funcionando e garantir a continuidade em caso de problemas.

Além disso, a consultoria em nuvem ajuda a planejar outros dois aspectos importantes relacionados ao backup, que incluem as seguintes estratégias:

  • Recovery Point Objective (RPO): define um ponto de tolerância em relação à quantidade de perda de dados devido a um ataque ou hackeamento do sistema.
  • Recovery Time Objective (RTO): define o tempo máximo que leva para o sistema da empresa se recuperar e voltar a funcionar depois de uma interrupção ou pane.  

Com todos esses detalhes, a gestão de backup cobrirá todos os pontos para garantir que haja um plano de manutenção e de recuperação dos dados. 

Agora que você já conhece os benefícios de investir em tecnologia no varejo, pode começar a pesquisar bons parceiros para começar esse processo.

A Safetec ajuda negócios a fazerem a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Fale com nossos consultores e comece hoje a modernizar sua empresa, com investimento inteligente em tecnologia no varejo.

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