A automação de processos em Telecom é um passo fundamental para melhorar a eficiência global da empresa, diminuir custos e aumentar o poder de competitividade no mercado.
Hoje, grande parte das ações e atividades pessoais e profissionais do dia-a-dia são automatizadas em algum nível. Como a leitura de código de barras dos produtos do mercado, pagamento por cartão de crédito, envio de mensagens por aplicativos, gestão de fornecedores, atendimento ao cliente etc.
O fato é que tanto as empresas quanto os clientes já notaram a importância de automatizar funções manuais e repetitivas. Mas, apesar da evolução e popularização de tecnologias que permitem a automação, o Brasil ainda é muito imaturo na implantação desses mecanismos.
Segundo o Índice de Automação do Mercado Brasileiro 2020, o país atingiu a pontuação de 0,267, considerando empresas dos setores de indústria, comércio e serviços. Muito atrás das grandes potências mundiais.
Apesar disso, podemos notar um crescimento nos investimentos relacionados à tecnologia e automação, principalmente nos últimos anos. Afinal, muitas empresas se conscientizaram que não é preciso investir muito para ter bons retornos.
Nesse artigo, vamos falar especificamente sobre as vantagens da automação de processos em Telecom, como começar a investir e pontos mais relevantes.
Boa leitura!
O que é considerado automação de processos em Telecom?
Segundo definições de Oxford Languages, automação é:
“sistema em que os processos operacionais em fábricas, estabelecimentos comerciais, hospitais, telecomunicações etc. são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano”.
Ou seja, a automatização ou automação de processos em Telecom é o conjunto de ferramentas, sistemas e estratégias capazes de substituir funções manuais por automáticas. Na prática, as máquinas e ferramentas, munidas de tecnologia, são programadas para cumprir determinadas tarefas.
Isso, claro, tanto nas áreas operacionais, quanto nas administrativas e gerenciais.
Para facilitar a visualização da automação de processos em Telecom, vamos listar alguns exemplos.
Exemplos de processos automatizados em Telecom
A URA, unidade de resposta audível, é um ótimo exemplo de automação de processos em Telecom. Ela atua como um atendente eletrônico que realiza a filtragem e categorização de chamados pelo telefone.
Para isso, ela fornece algumas opções e solicita informações para encaminhar o cliente para o setor correto, como contas a pagar, reclamações, comercial etc. Evitando, assim, ocupar um colaborador que teria que fazer essa função, atendendo um cliente por ligação.
O mesmo ocorre com outros mecanismos de atendimento automático, como chatbots, atendentes virtuais, etc.
Outro exemplo muito comum são sistemas gerenciais, que automatizam e integram funções e setores para agilizar e facilitar o gerenciamento de processos.
Quais os benefícios e vantagens da automação de processos em Telecom?
Um dos principais objetivos da automação de processos em Telecom é aumentar a eficiência operacional e gerencial da empresa. Na prática, utilizamos a tecnologia para aprimorar o fluxo de trabalho em todas as esferas da organização.
E isso, claro, gera uma série de benefícios para a empresa, tanto de custos, quanto de eficiência, qualidade, autoridade no mercado e, consequentemente, no faturamento do negócio. Veja como:
-
Minimização de falhas e ruídos
A tecnologia aplicada na automação de processos em Telecom possibilita a integração entre etapas e setores, por meio de sistemas, ferramentas, cloud computing e outras tecnologias.
Como isso é feito em tempo real, com alta comunicabilidade entre processos, diminuímos as possibilidades de atraso da informação e, consequentemente, ruídos e desatualizações. Impactando positivamente no índice de falhas, retrabalho e tempo.
-
Padronização de processos
É muito comum que, ao desempenharmos funções manuais, haja variação de tempo, qualidade e, inclusive, de metodologias aplicadas.
Com a automação, os sistemas e tecnologias são programados para seguir padrões, utilizando os mesmos “insumos”. Além de aumentar a previsibilidade de tempo e qualidade, conseguimos implantar processos muito mais profissionais, que podem ser replicados naturalmente.
-
Aumento do poder estratégico dos contatos
Muito se fala sobre a substituição do homem pela máquina. Mas, na realidade, é possível atingir o máximo desempenho alocando corretamente cada um deles. Ao transferir, por exemplo, funções repetitivas e burocráticas para ferramentas tecnológicas, é possível destinar os colaboradores para ações mais estratégicas.
Melhorando, assim, a efetividade de todos os processos.
-
Melhora na satisfação de clientes e colaboradores
O setor de telecomunicação ocupa as primeiras posições do ranking de reclamações online e no PROCON reiteradamente. Sinalizando que a preocupação com a experiência e o sucesso do cliente ainda é um gargalo, mesmo com a crescente concorrência.
Isso afeta diretamente o faturamento e o poder de fidelização dessas empresas. Afinal, hoje, a experiência é tão importante quanto o preço e a qualidade dos produtos. Inclusive, segundo a PWC, o consumidor brasileiro aceitaria pagar até 15% a mais por uma experiência positiva na contratação de uma assinatura de TV.
E isso pode ser trabalhado, afinal, automatizar processos é oferecer experiências melhores com integração e omnicanalidade para o cliente. Segundo dados do Estudo de Automação do Mercado Brasileiro, realizado pela GS1 Brasil com o apoio da GfK Brasil:
Isso quer dizer que a automação de processo em Telecom impacta positivamente na experiência do cliente, no faturamento da empresa e na taxa de fidelização. Tornando-se, portanto, um investimento e não um custo.
Outras vantagens da automação de processos em Telecom
- Melhora da produtividade;
- Aumento da escalabilidade;
- Queda nos custos;
- Construção de uma cultura de melhoria contínua.
Veja também – Benefícios da automação de marketing: da produtividade ao aumento das conversões.
Como começar a automação de processos?
Um dos principais obstáculos para que as empresas comecem a automatizar processos é a ideia de custos e implantações radicais. Mas, na realidade, a automatização precisa ocorrer em etapas e deve ser personalizada para a demanda da sua empresa.
Isso quer dizer que é possível – e indicado – realizar a automação gradual, atendendo áreas mais emergenciais.
Abaixo separamos alguns passos para você dar início nessa implantação de forma segura, otimizando o seu investimento de maneira inteligente.
Faça o mapeamento de processos para identificar o potencial de automação
O primeiro passo para começar a automação de processos em Telecom é fazer o mapeamento de processos. Ou seja, o objetivo dessa etapa é identificar onde estão os maiores gargalos da empresa, alto índice de retrabalho, duplicidade, funções repetitivas e burocráticas.
Com esse mapa conseguimos definir qual o potencial de automação da empresa, categorizando etapas, setores e atividades segundo a emergência e possibilidades. De maneira geral, sistemas e a logística são os itens mais automatizados da área de comércio e serviços.
Assim como ferramentas de gerenciamento, como CRM e sistemas de Business Intelligence (BI).
É interessante ficar atento a esses itens, mas é indispensável realizar um levantamento e uma análise aprofundada dos processos da sua empresa. Assim, você poderá construir um planejamento muito mais efetivo para o seu negócio.
Monte o planejamento de automação
Realizado o mapeamento, é o momento de construir o planejamento de automação. Aqui é fundamental ter os dados de resultados, possível economia de custos, metas e objetivos. Com essas informações os gestores podem definir:
- Orçamento necessário;
- Cronograma para cada etapa da automação de processos;
- Equipe destinada;
- Planos de treinamento e capacitação da equipe;
- Ferramentas, sistemas e estratégias que serão implementados;
- Indicadores e metodologias de monitoramento de resultados.
Esses são alguns dos elementos fundamentais para construir um planejamento de automação de processos em Telecom.
Para colocá-lo em prática o ideal é contar com consultorias e ajuda de especialistas. Tanto para realizar o diagnóstico da empresa, quanto para monitorar a aplicação das novas ferramentas de automação. E, por falar nelas…
Conte com as ferramentas mais adequadas para o porte, necessidades e possibilidades da empresa
Hoje, existe uma infinidade de ferramentas capazes de automatizar diversas áreas de uma empresa. Mas é muito importante analisar se essas ferramentas são personalizáveis para o seu negócio, integráveis com outros sistemas e, principalmente, se elas podem acompanhar o seu crescimento.
Precisa de uma ajuda na modernização da sua estrutura tecnológica para começar o processo de automação de processos em Telecom de uma maneira inteligente, efetiva e segura?
A Safetec pode te auxiliar nessa transformação digital e na implementação de máquinas virtuais e servidores na nuvem com eficiência e rapidez.
Fale com nossos consultores e comece hoje a modernizar sua infraestrutura de trabalho.