Cloud computing ou computação em nuvem é um conjunto de programas e serviços hospedados em um servidor conectado à rede, acessível por meio de qualquer dispositivo (computador, celular ou tablet) com conexão à internet.
É isso mesmo! Podemos acessar dados, sistemas, plataformas e infraestruturas de qualquer lugar do mundo, com a mesma facilidade de tê-los instalados em computadores locais.
Para ficar mais claro, alguns exemplos de cloud computing são os serviços do Dropbox, OneDrive, iCloud, Google Drive e sites de armazenamento e compartilhamento de fotos ou vídeos, como Flickr e YouTube.
O cloud computing transformou o mercado de tecnologia da informação nos últimos tempos e se tornou um modelo tecnológico extremamente útil para as pequenas empresas.
Ele é acessível, simples, econômico e não necessita de hardware ou conhecimentos técnicos.
Por muito tempo, as grandes corporações detinham vantagens tecnológicas competitivas que não estavam disponíveis para empresas menores.
Agora, com a transformação digital e o cloud computing, elas podem ter a chance de competir de igual para igual, inovando especialmente, a maneira como conduzem os seus negócios.
Os benefícios do cloud computing para pequenas empresas
A computação em nuvem se tornou uma grande aliada para as pequenas empresas.
Conheça alguns dos principais benefícios em adotá-la:
1- Produtividade
O acesso à informação é feito a qualquer hora e lugar.
Dá até para trabalhar home office, pois os funcionários não precisam necessariamente de um espaço físico para exercer suas funções.
Com fácil acesso aos dados, a entrega de resultados e a tomada de decisões ficam mais ágeis.
2- Baixo investimento em TI
Com a adoção do cloud computing, não há mais preocupação com servidores, compra de hardwares e softwares, manutenção constante da infraestrutura, equipe de TI para monitoramento, etc.
Tudo isso gera muitos custos.
O dinheiro que sobra com essa economia, pode ser investido no aperfeiçoamento de outras áreas da empresa.
3- Aumento da escalabilidade
Podemos dizer que escalabilidade é o potencial que uma empresa tem de crescer, sem perder a qualidade do seu desempenho.
A escalabilidade, sem dúvida, é o maior benefício da computação em nuvem.
O cloud computing para pequenas empresas possibilita expansão dos negócios, sem a necessidade de infraestrutura local e de aumento da equipe.
Com isso, dá para otimizar recursos sem gastos excessivos e reduzir custos operacionais.
4- Segurança
As plataformas em nuvem sempre investem em tecnologias avançadas para aumentar a proteção das informações e dos dados armazenados.
O risco de perdê-los é mínimo, quase zero.
Elas também recomendam cuidados básicos, como por exemplo, não usar wi-fi público para acessar ou mexer nas aplicações em nuvem.
5- Foco no core business
A nuvem também libera o TI para ser mais produtivo.
Ela possibilita à equipe mais tempo para criar soluções inovadoras para seus clientes e focar na principal atividade da empresa (core business), ou seja, naquilo que ela faz de melhor.
6- Ajustável ao bolso
Além de ser extremamente flexível, o usuário só paga pelo que consome.
Seguindo o pay-per-use, modelo de cobrança e custos de uso sob demanda, é possível começar com um pequeno poder de armazenamento e, conforme o progresso do negócio, ir aumentando-o de acordo com as necessidades.
Existem opções gratuitas também, mas são limitadas.
Como escolher o modelo certo de cloud computing para pequenas empresas?
Que conhecer e usar a nuvem hoje em dia é fundamental para qualquer empresa moderna ganhar mais competitividade, você já sabe.
Agora, como começar a utilizar essa tecnologia?
Existe uma enorme quantidade de serviços de cloud computing para pequenas empresas.
Além de ficar de olho na experiência e confiabilidade do provedor de cloud computing, é preciso avaliar bem quais são as reais necessidades da sua empresa.
Como isso, evita-se desperdício de recursos e extrapolar o seu orçamento.
Computação em nuvem significa redução de custos e maior possibilidade de oferecer serviços de qualidade aos clientes, por isso, muitas empresas já estão “andando nas nuvens”.
Não fique para trás, o futuro está na nuvem!
Este artigo foi escrito pela equipe do HEFLO, um software de BPM e modelagem de processos intuitivo e baseado na nuvem.