O que é cultura DevOps e como otimizar essa cultura com o Google Cloud Platform

DevOps

DevOps, ou a cultura DevOps, faz parte das inúmeras alterações no ambiente de desenvolvimento.

Como você já deve ter notado, entramos na era do colaborativismo, não apenas na tecnologia, mas na educação, nas metodologias de trabalho e até mesmo na cultura. O fato é que as vantagens da integração e da colaboração de diferentes setores, conhecimentos e habilidades, se provou em todas as esferas da sociedade.

E essa visão não é algo que foi descoberto recentemente, a ideia de integração total e colaborativismo já se fez presente em outros momentos da sociedade. Mas acabou sendo substituída pela individualidade e máxima especialização.

Com o tempo, muitos setores perceberam que essa visão acabava por atrasar processos, aumentar as chances de erros e atualizações. Principalmente em setores que demandam dados e inúmeros processos, testes e ferramentas para a sua elaboração e execução.

Para agregar mais valor, aumentar a agilidade de resposta e a eficiência no desenvolvimento, muitas metodologias e estratégias foram inseridas. Tal como o DevOps, possibilitando maior integração e colaboratividade na disponibilização de serviços de TI.

E mais, com as ferramentas corretas, a empresa consegue trazer ainda mais poder, eficiência e automação para a cultura DevOps. Como, por exemplo, ao utilizar o cloud computing como aliado. 

Vamos entender melhor o que é DevOps, vantagens e como potencializá-lo com o uso da computação em nuvem?

O que é DevOps?

DevOps é a sigla para development operations, junção de desenvolvimento e operações. Mas, na prática, temos uma estrutura muito mais robusta que não se restringe simplesmente à união deles.

Estamos falando de uma cultura que foi construída naturalmente, com o tempo, para se adaptar à cultura Ágil e às mudanças do século. Agilizando inúmeros processos desde a inspeção, correção, até a entrega. 

O seu principal objetivo, além de atender a agilidade de ciclos de entregas menores, é trazer mais valor para o usuário e estabelecer processos de melhoria contínua. Aumentando, assim, a sua capacidade de resposta às mudanças.

Isso, no entanto, só é possível pela integração e colaboratividade entre o desenvolvimento e o setor de operações. Trazendo para o fluxo de TI mais segurança, confiabilidade e entregas mais rápidas.

Mas e a cultura DevOps, como funciona, na prática?

Na prática, a cultura DevOps procura trazer os processos de desenvolvimento mais próximos das atividades de operação de tecnologia. Criando, dessa forma, um processo muito mais integrado e ágil.

Diferente do modelo utilizado antes, que, sem integração, acabava por manter um projeto em desenvolvimento, sem a liberação para o usuário final, durante um intervalo muito grande de tempo. Afinal, grande parte dos processos era realizada de maneira manual.

Esse modelo, até pouco tempo, era razoavelmente viável. Afinal, a demanda era menor e os erros e falhas, principalmente as humanas,  podiam ser contornadas. Com o passar do tempo, e as mudanças na demanda de mercado, o setor de TI precisou se adequar e focar em projetos menores.

Naturalmente, o tempo também precisava ser menor, fazendo com que o setor de operações e desenvolvimento se aproximassem. 

Segundo André Gomes, especialistas em Ágil, a prática da cultura DevOps é dividida em 3 “containers” que armazenam ferramentas e práticas da cultura. São eles:

  • Flow – Ou fluxo, cuja ideia é de fluidez em um único sentido, do desenvolvimento para a produção. Certificando-se que erros não se instalem no fluxo, ele deve ser parado até que o erro seja solucionado. Isso por meio de estratégias como: Deploy contínuo, Integração Contínua, etc.
  • Feedback – Nesse “container” temos uma prática muito semelhante ao machine learning. Ou seja, a ideia de retroalimentar processos, baseando em erros e acertos, para criar etapas mais eficientes, diminuir falhas e melhorar a segurança;
  • Experimentação e aprendizado contínuo – Com ciclos menores de entrega, norteados pelos feedbacks e ferramentas potencializadoras, podemos desenvolver o aprendizado contínuo e entregar ainda mais valor para o usuário.

André Gomes desenvolveu um vídeo explicativo extremamente didático, caso você ainda tenha dúvidas sobre o que é cultura DevOps, confira abaixo:

Como você deve ter notado ao final do vídeo acima, hoje, existem inúmeras ferramentas capazes de potencializar a cultura de DevOps, principalmente ligadas à automação. Afinal, ela é um fator presente em grande parte das práticas de DevOps.

Uma dessas ferramentas é a nuvem! Confira!

Como potencializar a cultura de DevOps na nuvem?

Como mencionamos, muitas ferramentas auxiliam na prática da cultura DevOps, algumas agem diretamente no desenvolvimento, outras na implementação, como o Scrum, e outras na rotina de processos e gerenciamento, como a computação em nuvem.

Com ela é possível estabelecer o DevOps as a Service, com o uso de funcionalidades de automação e virtualização de recursos de cloud. 

Além da escalabilidade, fundamental dentro da cultura de DevOps, a computação em nuvem possibilita a automação de processos fundamentais para a fluidez, implementação de testes e elasticidade da infraestrutura.

Além, claro, da continuidade e disponibilidade de rede, serviços etc. Principalmente quando falamos mais especificamente de DevOps no Google Cloud.

Veja abaixo quais pontos dessa nova visão de governança e operacionalidade de TI podem ser beneficiados pela computação em nuvem!

Benefícios do DevOps na nuvem

  • Integração – Como já falamos em alguns artigos por aqui, a integração é uma estratégia fundamental para otimizar os processos em TI. Com cloud computing, podemos estabelecer uma integração contínua entre códigos, processos e ferramentas;
  • Segurança – Sem dúvidas, esse é um dos pontos mais beneficiados do DevOps na nuvem. Afinal, além do backup, garantindo maior disponibilidade e continuidade, ainda podemos contar com a segurança de empresas especializadas no assunto;
  • Suporte – A cultura DevOps na nuvem também conta com suporte mais robusto e completo. Diminuindo, assim, a indisponibilidade, erros, gargalos e falhas. Além de facilitar o processo de feedback e acompanhamento;
  • Qualidade e eficiência – Com o cloud computing, a cultura de DevOps se torna muito mais ágil e eficiente, devido à automação. Além do acesso a ferramentas mais completas que auxiliam no desenvolvimento mais aprimorado.

Vale ressaltar, no entanto, que a potencialização da cultura DevOps na nuvem depende dos parceiros e fornecedores escolhidos. Uma escolha errada pode afetar não apenas a qualidade, como a agilidade e segurança de processos de TI. 

O ideal é buscar um parceiro que não apenas aumente a sua capacidade de estrutura tecnológica, como ofereça o suporte adequado. Além das barreiras de proteção necessárias e ainda forneça uma estrutura elástica para acompanhar o seu crescimento.

Como é o caso de DevOps no Google Cloud!

DevOps no Google Cloud

A plataforma do Google Cloud possui inúmeras ferramentas para auxiliar na gestão, produtividade, armazenamento e segurança da informação da sua empresa. Oferecendo uma estrutura robusta, promovendo elasticidade, suporte e escalabilidade tecnológica para empresas de todos os nichos e portes.

E nada melhor que contar com uma das empresas líderes de Cloud Computing. O Google, inclusive, possui uma equipe focada em pesquisas e aprimoramento sobre o tema, a DevOps Research and Assessment, ou DORA.

Com anos de estudos sobre a entrega de software e estratégias para aprimorá-la, foi possível desenvolver soluções que:

  • Melhoram o desempenho no desenvolvimento e na entrega de software;
  • Aumenta a velocidade das implantações;
  • Mais estabilidade em processos e no próprio software;
  • Integração que melhora a eficiência e a segurança em todas as etapas;
  • Etc.

Precisa de ajuda para modernizar a sua infraestrutura de TI utilizando o Google Cloud para conquistar maior escalabilidade, elasticidade e segurança? 

A Safetec pode ajudar seu negócio a fazer a transição da sua infraestrutura de trabalho para a nuvem e transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores!

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS