A instabilidade de rede é uma situação muito comum quando olhamos para empresas que atuam no meio digital, ou que utilizam ferramentas que demandem conexão. Mas isso também afeta o usuário, impactando na sua rotina pessoal e profissional.
Quantas vezes você já tentou acessar algum aplicativo, site ou blog e não conseguiu por falha no carregamento, página em manutenção, queda de conexão etc.?
É natural, certo?
Afinal, pode ser causado por uma imprevisibilidade em relação a picos sazonais de acesso, campanhas de marketing que apresentam resultados além do esperado, tentativas de invasão, falta de infraestrutura tecnológica. Além de problemas estruturais físicos e tantos outros motivos que acabam ocasionando a instabilidade de rede e sistemas.
Apesar de comum e frequente, isso é um reflexo claro da falta de estrutura de muitas empresas e deficiência nos mecanismos de armazenamento e manipulação de dados. Sem contar, claro, as ineficiências dos próprios provedores.
Vamos entender quais os principais motivos da instabilidade de rede, como isso pode impactar no seu negócio e o que fazer para minimizar as ocorrências?
O que é instabilidade na rede?
A instabilidade de rede, especificamente, trata da descontinuidade do acesso à internet durante um período. Estamos falando, portanto, da área de telecomunicações e provedores de internet que encontram dificuldades em estabilizar a oferta dos níveis de serviços prometidos em contrato.
Quando isso ocorre, os usuários encontram problemas para acessar sites, aplicativos e ferramentas que demandem conectividade. Como, por exemplo, durante uma videochamada, quando um dos participantes “congela”. Isso, com certeza, já aconteceu com você durante o homeoffice, não é mesmo?
Apesar de ser visto como algo corriqueiro, ele não deve ser uma realidade. Afinal, ao contratar serviços de internet, o usuário precisa ter acesso aos níveis de serviço oferecidos.
Infelizmente, a instabilidade e indisponibilidade de informações está presente na rotina até mesmo de grandes empresas, que possuem a tecnologia como um de seus pilares. Tais como Facebook, Amazon, Apple, etc.
Mas é preciso ficar atento a recorrência dessa instabilidade e tempo de indisponibilidade. Afinal, isso pode trazer inúmeras consequências para usuários e empresas que dependem da internet.
Mas o que fazer para minimizar esses eventos? O primeiro passo é saber o que causa instabilidade de rede. Veja abaixo algumas possibilidades!
O que causa instabilidade na rede?
-
Rede sem a segurança adequada
A falta de uma política de segurança adequada afeta diretamente a disponibilidade de informações e a instabilidade na rede. E isso pode ocorrer nas duas pontas da conexão, ou seja, como um fator com origem na rede interna do usuário, ou do provedor.
No primeiro caso, o uso inadequado da internet pode abrir portas para ataques e invasões que afetam diretamente a estabilidade da rede. Assim como a escolha de senhas repetitivas, fracas ou que contenham informações pessoais do usuário.
Quando isso ocorre, ele fica vulnerável ao acesso não autorizado de outros usuários, sobrecarregando a sua rede. E, consequentemente, diminuindo a eficiência da conexão.
Mas, como mencionado, essa também pode ser uma falha do provedor. Quando a empresa não investe em políticas de segurança adequadas, também pode sofrer ataques cibernéticos e invasões que afetem a disponibilidade de rede.
Assim como a oferta de modelos antigos de roteadores, que possuam protocolos de segurança defasados, como é o caso do WEP. Isso também pode afetar a eficiência da rede, gerando baixo desempenho para o usuário.
A título de informação, hoje, os modelos mais recomendados para redes domésticas utilizam protocolos WPA ou WPA2.
-
Barreiras físicas
A localização do roteador e a distância da torre também são fatores que podem gerar instabilidade na rede. Afinal, equipamentos tecnológicos podem sofrer interferência de outros. Além, claro, das barreiras físicas, como portas, divisórias, vidros, janelas etc..
Quanto mais distante estiver esse roteador, maior a probabilidade de interferência e barreiras, dificultando, assim, a propagação do sinal.
-
Qualidade dos equipamentos e da estrutura
Fios, cabos, equipamentos, roteadores e estruturas antigas também podem colaborar com a instabilidade na rede.
E isso tanto do lado do usuário, com computadores, dispositivos móveis, elétrica do ambiente (casa, trabalho etc.), entre outros. Quanto da estrutura oferecida pelo próprio provedor.
Com o avanço da tecnologia e inovações que melhoram a conectividade é fundamental investir na atualização das estruturas de suporte. Garantindo, assim, o máximo aproveitamento tecnológico.
-
Contratação de planos sem considerar a demanda
A sobrecarga também é um dos fatores que corroboram para a instabilidade na rede. Isso pode ocorrer pelo uso de diversos equipamentos em simultâneo, seja ele autorizado ou não. No segundo caso, o usuário deve aumentar a sua segurança, com senhas mais fortes e atualizando ela sempre que possível.
Mas e quando a rede não suporta os dispositivos autorizados? Nesse caso, o usuário deve analisar a sua demanda por conexão e optar por planos mais robustos.
Como a instabilidade pode afetar o seu negócio?
Hoje, grande parte dos processos industriais, empresariais e pessoais demandam uma conexão rápida, estável e de boa qualidade. E isso ficou muito claro durante a pandemia, quando a dependência da conectividade se tornou ainda maior.
Mas a realidade acaba por não acompanhar essa demanda. O que pode ocasionar diversas consequências tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional. Veja algumas delas abaixo:
-
Perda de vendas
A instabilidade da rede pode afetar sites, marketplaces e e-commerces, deixando-os fora do ar por alguns períodos. Isso, claro, afeta diretamente a taxa de conversão das empresas. Afinal, o cliente, hoje, não espera o restabelecimento de um determinado site, ele simplesmente opta pelo concorrente e finaliza a sua compra.
Gerando, portanto, uma perda nas vendas e no faturamento da empresa. A longo prazo, com a reincidência da instabilidade da internet, rede e sistemas, isso pode ter efeitos extremamente nocivos para a saúde do negócio. Principalmente quando se trata de pequenas empresas.
-
Queda na confiabilidade
A confiança do usuário depende de diversos fatores, como conhecimento da marca, autoridade dela no mercado e estabilidade nos serviços. Isso inclui, portanto, a disponibilidade dos sites e apps, mas também da comunicação com os usuários.
A demora de resposta pode prejudicar muito a imagem que o usuário forma da empresa e a confiança em realizar novas compras. E isso reflete também na visão do mercado, afetando, inclusive, a autoridade da empresa.
Afinal, além da demora de resposta, a instabilidade de rede também pode sinalizar falta de segurança e vulnerabilidade tecnológica. Corroborando, assim, na queda de confiabilidade dos usuários, parceiros etc.
-
Insatisfação dos usuários
Por fim, essa é uma das consequências da instabilidade de rede que atinge todos os usuários de dispositivos conectados. Desde o motoboy, que precisa do acesso ao aplicativo de entregas, até o adolescente que teve sua partida de CS interrompida pela instabilidade.
Essa insatisfação não atrapalha apenas o relacionamento com a empresa de internet, mas também influencia na produtividade dos trabalhadores, cumprimento de prazos. Assim como o bem-estar, atividades profissionais, de entretenimento e até mesmo familiares.
Mas o que fazer para garantir a disponibilidade e diminuir a instabilidade de rede?
Bom, como podemos notar nesse artigo, existem inúmeros fatores que influenciam na instabilidade de rede. E alguns deles demandam investimento público e privado para possibilitar mais eficiência e agilidade.
Mas será que existem ações que os usuários possam fazer para minimizar a instabilidade de rede? Sim! Veja algumas delas abaixo:
-
Opte por provedores de confiança e qualidade
Escolher bons provedores é um dos passos mais importantes para minimizar a instabilidade de rede. O ideal é que a empresa, família ou o indivíduo analise a sua demanda por velocidade, número de equipamentos e necessidade de disponibilidade antes de contratar um plano.
Outro ponto que é preciso ficar atento é a entrega de sinal na sua região. Algumas empresas conseguem oferecer mais estabilidade em algumas localidades e em outras não. Vale pesquisar para identificar qual atende melhor a sua demanda!
-
Monitore a estabilidade da rede e identifique possíveis problemas
Para analisar a frequência da instabilidade de rede, o usuário deve fazer o monitoramento da conexão. Assim ele consegue identificar se é algo pontual ou reiterado.
Mas como monitorar a estabilidade da rede?
Bom, hoje, existem inúmeros programas, ferramentas e aplicativos que conseguem fazer essa análise. Inclusive, alguns provedores fornecem os dados de conexão nos apps e sites próprios.
Com esse passo fica muito mais simples identificar quais as possíveis causas da instabilidade e procurar as soluções mais adequadas.
-
Atualize e modernize a estrutura tecnológica da sua empresa!
Como vimos, instabilidade, insegurança e indisponibilidade do acesso a informações podem comprometer a imagem da sua empresa no mercado. Além, claro, de gerar insatisfação dos usuários e prejuízos financeiros.
Para minimizar a instabilidade de rede é fundamental modernizar a estrutura tecnológica da sua empresa. Uma das melhores formas é investir em servidores na nuvem.
Mas atenção! É de extrema importância optar por empresas que também trabalhem para garantir a segurança da informação e não apenas a estabilidade da internet. Como as ferramentas de cloud computing do Google.
Saiba mais – Cloud computing Google: o que precisar, sempre perto de você!
Como o Tribunal de Contas de Pernambuco implementou soluções de Cloud Computing com total segurança?
Com a grande responsabilidade do Tribunal de Contas de Pernambuco, este órgão é admirado pela grandiosidade da sua função e responsabilidade perante a população.
O TCE precisava reduzir custos, mas sem deixar de lado a segurança em Cloud Computing. Para isso, seguiu a orientação dos consultores da Safetec. Confira em detalhes: CASE TCE.
Independentemente do tamanho do negócio, é possível criar uma estrutura própria de análise com recursos otimizados, total segurança das informações e com um custo gerenciável.
A Safetec pode te auxiliar na transformação digital da sua empresa e na implementação de máquinas virtuais e servidores na nuvem com eficiência e rapidez.
Fale com nossos consultores e comece hoje a modernizar sua infraestrutura de trabalho.