Integração de sistemas em Telecom: desafios, vantagens e mais

integração de sistemas (em telecom)

Um dos maiores obstáculos de empresas que lidam diretamente com a tecnologia é a dificuldade de integração de sistemas. 

Estruturas tecnológicas, sistemas, fontes, códigos, programações e métodos se alteram rapidamente. Logo, as companhias que precisam dessas ferramentas para operar tornam-se “reféns” do potencial de inovação e adaptação dos fornecedores de tecnologia.

E mais: em muitos casos, essas atualizações não são possíveis devido à incompatibilidade, dificuldade de interação ou impossibilidade de realizar migrações. Quanto mais tecnológica for a organização, maiores podem ser esses desafios e, também, mais recorrentes.

Isso ocasiona uma série de consequências para o negócio. Vamos entender quais são os problemas que a falta de integração de informações em TI (Tecnologia da Informação) pode trazer? 

Ah! Fique até o final para conhecer uma solução que preza pela inovação e rápida absorção de tendências, além de ser segura e extremamente integrável! 

Primeiramente, o que é integração de sistemas?

Sistemas são conjuntos de ferramentas e funcionalidades que se interligam para realizar capturas, percorrer etapas e devolver respostas. Hoje, as empresas contam com inúmeros sistemas tecnológicos para os mais diversos fins, como comercial, gerencial etc.

Já a integração de sistemas é a comunicabilidade de dois conjuntos, com soluções diferentes, mas que podem se beneficiar. 

Para que ela ocorra com eficiência, esses sistemas devem se comunicar perfeitamente em pontos importantes para a integração sob uma gestão em comum. Isso pode ser feito por meio de um software de gestão integrada, como o ERP, por exemplo.

Possibilitando, dessa forma, a comunicabilidade entre ambos os sistemas e a centralização do gerenciamento. 

A integração de sistemas, apesar de ser algo já utilizado pelas empresas há muito tempo, ainda apresenta inúmeros desafios. Principalmente devido à rapidez com que as inovações e mudanças ocorrem no mundo. 

Em paralelo, há a necessidade de se implantar sistemas para atender à demanda por novas soluções. Nesse ponto, a integração se torna ainda mais difícil, afinal, são diversos fornecedores, plataformas, códigos e programações que podem, inclusive, ser conflitantes.

Na era do omnichannel, a integração de camadas de TI não é mais apenas uma tendência, ela é um diferencial competitivo! 

Principais desafios da integração de sistemas

A seguir, listamos os desafios para integrar os sistemas de Telecom e, ao final, temos uma solução prática. Siga conosco!

Sistemas com formatos, programações, bases e códigos distintos

Um dos maiores desafios é a dificuldade em sincronizar dados e ferramentas com formatos diferenciados. Normalmente, isso ocorre quando lidamos com fornecedores que utilizam bases de dados diferentes ou soluções que se destinam a funções particulares.

Isso dificulta a comunicabilidade entre os sistemas, gerando ruídos e gargalos de fluidez entre os processos.  

Agilidade na criação de novas tecnologias e ferramentas

Outro ponto que pode dificultar a integração de sistemas é a agilidade com que as inovações ocorrem. Em muitos cenários, os fornecedores não estão preparados para acompanhar e realizar as devidas atualizações.

Há, portanto, a desconexão e quebra na integração entre sistemas que dependem de tecnologias atuais. 

Falta de soluções mais robustas e completas, personalizadas para a demanda da empresa

A especialização de sistemas pode ser um desafio à integração. Aqui, muitos fornecedores optam por soluções cada vez mais específicas, levando as companhias a investir em muitas soluções para atender à demanda.

Optar por ferramentas multi, mais robustas e completas, pode ser uma boa estratégia para driblar esse obstáculo!

Quais as vantagens da integração de sistemas?

Logo adiante, confira os benefícios da efetiva integração entre as soluções tecnológicas.

Minimização de custos 

Muitas organizações investem na integração ponto-a-ponto por imaginar que isso traz custos menores e resultados satisfatórios. 

O fato é que essa estratégia não se mantém no médio e longo prazo, torna-se insustentável com a inclusão de novos aplicativos e funções. No fim das contas, essa economia não é estratégica.

Com a integração de sistemas, pode-se minimizar custos com atividades manuais, suporte, conserto de falhas e retrabalho típico da falta de sincronismo.

Ganho de eficiência 

Com a gestão unificada via integração de sistemas, todos os processos passam a ser mais eficientes. Tanto pela comunicabilidade em tempo real, que garante a atualização das informações, quanto pela identificação mais rápida de falhas e gargalos.

Redução de falhas

A falta de comunicabilidade entre sistemas e dados armazenados em locais distintos cria uma rede de informações conflituosas. Nela, uma parte está atualizada e a outra, não. Esse desencontro é o reflexo direto da gestão descentralizada e sem integração entre sistemas.

Isso faz com que o colaborador verifique a informação em mais de um local e corrija manualmente as falhas ocasionadas pela desatualização. Já com a integração de sistemas, pode-se realizar consultas e atualizações, muitas vezes na nuvem, em qualquer local ou horário. 

E isso tudo ajuda a superar as instabilidades, panes e indisponibilidades de rede. Afinal, se há a devida integração, é possível acessar as ferramentas por intermédio de dispositivos mobile e até mesmo equipamentos de outros setores e colaboradores.

Por exemplo, diminui-se a chance de preencher novamente as informações que foram perdidas durante uma pane. Ou seja, minimiza-se consideravelmente o retrabalho, otimizando o tempo de toda a equipe.

Integração e comunicabilidade entre departamentos

Uma das maiores vantagens da integração de sistemas é, sem dúvidas, a comunicação, em tempo real, entre processos, setores e etapas do seu negócio. Assim, as ações ocorrem de forma colaborativa e alinhadas com o objetivo empresarial.

A comunicação é a chave para um fluxo de trabalho mais eficiente, unificado e produtivo. Trabalhar em conjunto gera uma união de forças benéfica para a companhia, os processos e o time, evitando ruídos, atrasos nos dados, falta de atualização e reajuste de estratégias. 

Vale citar que a integração de sistemas também beneficia o contato e a comunicação com os clientes, assim como o nível de serviços oferecidos. Afinal, torna-se muito mais simples acessar dados e informações atualizadas, como históricos, reclamações etc. 

A agilidade e a eficiência, certamente, melhoram a experiência dele com a empresa. O que, de maneira indireta, impacta nas vendas, na taxa de fidelização e no faturamento da empresa.

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