Integrar IaaS com outras ferramentas e sistemas com fontes de código diferentes pode ser um grande desafio. Principalmente quando estamos falando sobre código fechado, afinal, nesses casos, as limitações e falta de possibilidade de integração são ainda maiores.
IaaS é a sigla para Infrastructure as a Service, ou, em português, Infraestrutura como Serviço. Assim como outros termos relacionados, SaaS e PaaS, o programador ou a empresa que detém a infraestrutura, o sistema, ou a plataforma, “cede” o seu uso a outras empresas.
No caso específico do IaaS, por meio do cloud computing, é possível ter acesso a ferramentas mais robustas de armazenamento, processamento de dados e outras funcionalidades relacionadas à infraestrutura tecnológica.
Dessa forma, a empresa não precisa investir muito para ter acesso às melhores soluções do mercado. Mas, mesmo com a crescente inovação, existem alguns limitadores que podem diminuir a eficiência do IaaS, como a falta de integração.
Vamos entender melhor como funciona o IaaS e porque é tão importante investir em um parceiro que possibilite a integração com outras fontes de código?
O que é IaaS e por que ele é tão importante para otimizar investimentos e aumentar a escalabilidade do seu negócio?
IaaS, como adiantamos, é a sigla para infraestrutura como serviço. Que nada mais é que a oferta de uma estrutura tecnológica na nuvem para que outras empresas possam hospedar apps, sites, bancos de dados, backup de rede e realizar o armazenamento de dados e informações.
Com a crescente automação e a necessidade de transformações – e adaptações – digitais, o investimento para manter a infraestrutura atualizada e eficiente é extremamente alto.
Com o IaaS, no entanto, as empresas não precisam desembolsar esse valor para criar e manter um data center próprio. Basta investir em uma “infraestrutura como serviço”, as organizações estão optando pela migração total ou parcial dos seus sistemas internos para a nuvem.
Com essa mudança, o acesso e o gerenciamento das informações é mais rápido e dinâmico, permitindo que a rotina de trabalho seja mais eficiente.
Na prática, grandes empresas do mercado, como Google e Microsoft, “emprestam” seus data centers para outras empresas. Para garantir a disponibilidade de rede e informação, eles são posicionados em pontos estratégicos por todo o globo.
Esse acesso, além de permitir maior escalabilidade, eficiência e economia, possibilita muito mais mobilidade para que grande parte das atividades seja realizada remotamente. E o melhor, contando com o suporte de especialistas no assunto.
Exatamente por esses motivos que a tendência do cloud computing se tornou ainda mais relevante no período pandêmico. Assim como analisado na última edição da pesquisa Cloud 2025, realizada pela LogicMonitor.
Segundo o estudo, mais de 80% dos líderes globais de TI acreditam que, inclusive, ocorrerá uma aceleração na migração para a nuvem. A expectativa é que mais empresas apostem na flexibilidade e mobilidade na execução dos seus principais processos.
Permitindo, portanto, que eles sejam realizados remotamente.
Apesar das inúmeras vantagens, ainda existem grandes desafios na computação em nuvem. Principalmente quando falamos sobre integrar IaaS. Confira.
Desafios da implantação do IaaS
Hoje existe uma infinidade de empresas que oferecem plataformas de cloud computing. Segundo pesquisas realizadas pela Gartner, o mercado de IaaS cresceu mais de 40% em 2021.
O total movimentado pelo setor em 2020 foi de US$ 64,3 bilhões, já em 2021 o valor foi para US$ 90,9 bilhões. Prova da aceleração que citamos acima, não é mesmo?
A expectativa, portanto, é que novas empresas e modelos continuem surgindo, assim como funcionalidades e possibilidades dentro do cloud computing. Mas, ao investir nessa tecnologia, é preciso estar atento a alguns pontos que ainda são delicados e podem não ser atendidos por todos.
Como, por exemplo, integrar IaaS com outras ferramentas e processos da empresa, principalmente quando estamos falando de códigos diferentes.
Algumas empresas, como as de código fechado, acabam limitando a integração. Restringindo, assim, o uso conjunto de determinadas ferramentas e sistemas.
Isso, claro, gera uma série de limitações para a empresa usuária. Como falta de personalização, de escalabilidade, quebra na comunicabilidade entre etapas e setores, etc.
E isso acaba impactando a eficiência tecnológica da empresa e, mais, pode afetar, inclusive, as estratégias de manipulação de dados. Afinal, a falta de integração causa rupturas e quebras na fluidez da informação, gerando perdas, falhas e ineficiências na captura, armazenamento e análise de dados.
Por que é importante integrar IaaS com outras ferramentas, sistemas com fonte de códigos diferentes?
Falamos sempre sobre a importância dos dados, certo? Isso porque, hoje, a informação é um artigo extremamente valioso, independente do nicho da empresa, seus objetivos ou estratégias.
Com as informações corretas, é possível aumentar a eficiência e efetividade de todos os processos, desde a compra de insumos até o pós-venda.
Mas, como você já deve ter notado, capturar, armazenar e manipular esses dados não é uma tarefa muito simples. Afinal, além do alto volume de informações, que precisam ser tratadas por ferramentas adequadas, ainda existe o fator agilidade.
Hoje, com a rapidez que ocorrem as mudanças, é muito comum o desencontro de informações e, principalmente, a desatualização. Sem a integração, isso se torna ainda mais problemático, pois há quebras entre os processos.
Na prática, não integrar IaaS com outras ferramentas maximiza gargalos na atualização e na comunicabilidade entre áreas da empresa. Diminuindo, assim, a efetividade das estratégias, análises e tomadas de decisões.
Precisa de uma solução que contorne esse desafio? Então, você precisa conhecer o Google Cloud, veja só:
Google Cloud Platform
Google Cloud Platform é o sistema de IaaS do Google, com ele a sua empresa tem acesso a inúmeros produtos e a infraestrutura da empresa pioneira em tecnologia no mundo.
Com o foco em inovação e tecnologias de ponta, como a inteligência artificial, por exemplo, a plataforma oferece possibilidades flexíveis, adaptáveis à demanda da empresa, seguras e integráveis.
Precisa de ajuda para começar a transformação digital na sua empresa, com muito mais integração, eficiência e inovação? Então, conte com a Safetec!
A Safetec é G Suite Partner!
A atuação pioneira e com resultados comprovados da Safetec garantiu o status de G Suite Partner. O que significa que ela pode trazer novidades do Google em primeira mão, contar com executivos dessa empresa em seus projetos e oferecer treinamentos exclusivos.
E, claro, diversas outras vantagens para garantir o sucesso do seu negócio usando todas as vantagens do Google Workspace.
A Safetec pode te auxiliar na transformação digital da sua empresa e na implementação de máquinas virtuais e servidores na nuvem com segurança, eficiência e rapidez.
Fale com nossos consultores e comece hoje a modernizar sua infraestrutura de trabalho.