Na música “Como uma onda”, Lulu Santos nos diz que “nada do que foi será de novo, do jeito que já foi um dia”. Bom, se a pandemia da Covid-19 tivesse uma trilha sonora, essa seria uma bela opção para apertar play. É verdade que o mundo dos negócios já vinha mudando, em seu próprio ritmo, mas vinha. No entanto, a pandemia chegou para ditar a velocidade dessas mudanças.
Da noite para o dia, a transformação digital deixou de ser uma opção e se tornou uma obrigação. E não houve espaço para discussão, ou você se adequava ou ficaria para trás.
Segundo uma pesquisa realizada pela Serasa Experian em fevereiro deste ano, 73,4% das micro, pequenas e médias empresas aderiram às ferramentas digitais e começaram a vender pelas redes sociais desde o início da pandemia. Inicialmente, essa mudança se justificou pelo isolamento social, que não nos permitia consumir serviços e produtos da maneira que consumíamos antes.
Porém, como a música do início deste texto diz, as mudanças vêm para ficar. Nossa vida já vem dando sinais de normalidade há alguns meses, o sol já vem batendo em nossa pele, mas o nosso modo de consumir não voltou a ser como era antes do isolamento. Se anteriormente o produto pelo produto já era o suficiente para fisgar os consumidores, agora outros elementos fazem a diferença nessa equação.
OUÇA:
“Nós vivíamos num contexto onde o produto era o ponto forte, agora os consumidores estão muito mais ligados à comodidade, economia de tempo e vários outros elementos que geram valor e precisam fazer parte da essência do negócio”, afirma Thiago Suruagy, gerente do Laboratório de Estratégias Digitais de Negócio do Sebrae.
“Mesmo com a reabertura do comércio, muitos hábitos de consumo não vão voltar a ser como eram antes, hoje em dia eu não vou nem em supermercado mais, compro tudo por meio de e-commerce. As coisas mudaram e as empresas precisam entender o comportamento dos seus clientes e fazer uma mudança cultural, trazendo esses elementos de valor para sua realidade”, complementa Thiago.
Em nosso Safetalk #022, Eduardo Alves, que faz parte do time de Sucesso do Cliente da Safetec, bate um papo com Thiago Suruagy sobre as mudanças provenientes da pandemia no contexto da transformação digital nas pequenas e médias empresas e as tendências para o presente e para o futuro desses negócios.
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