A grande diferença entre a comunicação externa empresarial e a interna, está no contexto empresarial.
Pode parecer bastante óbvia, é verdade: Uma é realizada dentro da própria companhia e a outra visa o público externo, correto?
Sim, sem dúvida que se trata disso.
Mas você sabe mesmo o que é comunicação externa empresarial ?
Na realidade, poucas empresas consideram o público externo da forma que ele realmente é: heterodoxo.
A comunicação externa empresarial, corporativa e institucional, usa, muitas vezes, as mesmas mensagens e ferramentas para lidar com um público externo que é tão diverso e heterogêneo.
Não é absurdo dizer que 90% deles acaba sequer recebendo a mensagem que a empresa tenta passar, ou pior ainda, a recebe de forma totalmente deturpada.
Nesta postagens, você vai entender o que é comunicação externa empresarial, como identificar os stakeholders e os 4 passos para implementar a comunicação externa corporativa.
O que é comunicação externa corporativa
Identificando os steakeholders
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Imprensa e mídia
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Governo e autoridades
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Comunidades e grupos locais
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Clientes
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Fornecedores
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Profissionais e técnicos
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Acadêmicos e universidades
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Bancos e entidades de crédito
Veja também: Plano de comunicação interna de uma empresa passo a passo
Os 4 passos para otimizar a comunicação externa empresarial
Assim sendo, a comunicação externa precisa cumprir 4 passos para conseguir seu objetivo final:
- Identificação de público e produção
- Emissão da mensagem com foco no público identificado
- Compreensão da mensagem por parte do público
- Ação ou resposta do público em relação à mensagem
1. Identificando o público
Por outro lado, uma comunicação acadêmica é também cerca da mesma formalidade, porém necessita de uma abordagem mais técnica e, às vezes, para não mentir – perniciosa.
Mensagens para o público em geral são breves e vão direto ao ponto – dúvidas geralmente geram enormes questionamento por parte de comunidades e população e tornam a mensagem confusa e discutível… as ações tomadas podem ser o oposto do planejado pela empresa. Identificar o público exige algumas premissas iniciais:
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Determinação do grupo ou stakeholder ao qual o público pertence.
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Avaliar os atributos e requisitos de linguagem.
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Estreitar o perfil do público, demograficamente e comportamentalmente, sempre que possível.
2. Mirando de forma certeira
Aqui é preciso definir com cuidado não apenas a linguagem e o formato, definidos a partir da identificação do público, mas também que canais são os mais eficazes para garantir que a mensagem seja entregue.
Alguns públicos serão atingidos de forma mais contundente por e-mail, outros exigirão uma boa divulgação em redes sociais.
Há públicos que demandam uma presença física, como é o caso de comunidades e grupos locais, que precisam “ver” o representante da empresa: jamais subestime o poder da presença para conter e motivar multidões.
Os canais são diversos e, em alguns casos, o método mais eficiente, na verdade, será utilizar-se de mais de um deles.
3. Compreensão por parte do público
A comunicação externa corporativa é sempre perigosa quando não levamos em conta as minúcias do
O marketing faz uso constante de pesquisas para entender o modo com que as pessoas reagem a um produto ou marca, mas pouca gente realizar pesquisas para entender como as pessoas se comportam em relação a mensagens.
Não há fórmulas mágicas para tanto e, sem dúvida, às vezes algumas empresas contam com a sorte para se safar das consequências desastrosas de uma mensagem mal escrita ou mal comunicada, ou com o azar, sofrendo dolorosamente os resultados de sua leviandade.
A melhor maneira de operar nesse sentido é simular reações com base nos perfis comportamentais e particulares dos grupos que receberão a mensagem.
Políticos, por sinal, são excelentes em criar mensagens que sejam compreendidas pela população da forma exata que eles desejam – algumas empresas também obtêm sucesso nesse quesito.
4. A ação
A ação é a única forma definitiva de avaliar a eficácia da comunicação externa. Políticos avaliam a eficácia de sua comunicação por meio de votos, times de futebol avaliam sua comunicação por meio da popularidade, venda de ingressos e artigos esportivos.
Empresas geralmente, mas nem sempre, querem gerar conversão.
A conversão, em geral, é uma das formas mais legítimas de avaliar o desempenho da comunicação externa em uma empresa, quando o público focado são clientes e prospects. Mas há outras ações que podem significar sucesso na comunicação empresarial, a depender do público externo enfatizado:
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Agilidade burocrática ou economia em tributos, quando o alvo é o governo.
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Crédito e acesso a capital, quando o alvo são bancos.
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Descontos e disponibilidade de produtos, quando o alvo são os fornecedores.
Esse é o ponto de tudo – quando falamos em comunicação externa, sua empresa tem, obviamente, alguma intenção – e ela é a única maneira real de avaliar a performance daquilo que você está comunicando.
Veja mais: 4 princípios fundamentais da comunicação nas empresas
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