A definição de metas e objetivos é crucial para o sucesso de qualquer empresa, o que está vinculada à elaboração do planejamento anual. Sem um bom plano, não há como alcançar os pontos almejados.
Dessa forma, os gestores precisam projetar os próximos passos, incluindo o orçamento do ano seguinte e os investimentos que serão realizados, para então saber se o que foi proposto pode ser alcançado.
Neste artigo, vamos explicar o que é o planejamento anual e como ele é importante para sua companhia. Confira!
O que é o planejamento anual?
O planejamento anual é um processo estratégico no qual metas, objetivos e ações são definidos para o período do próximo ano. Ele proporciona uma visão clara das prioridades e dos recursos necessários, permitindo que organizações e indivíduos alcancem os resultados desejados e monitorem os progressos ao longo do tempo.
Para construir esse plano, é crucial rever o desempenho do ano anterior. Assim, evita-se cometer os mesmos erros e cria-se uma perspectiva realista de onde se pretende chegar.
Por meio da retrospectiva do ano anterior, é possível analisar o que foi alcançado, quais metas não foram batidas, o que poderia ter sido evitado e, dessa maneira, traçar um planejamento mais realista para o período subsequente.
O que deve ser incluído no planejamento anual?
Para que tenha efetividade, um plano anual precisa incluir:
- objetivos claros;
- estratégias e ações;
- orçamento;
- cronograma;
- responsabilidades;
- planos contingenciais.
Veja mais detalhes sobre cada item!
Objetivos claros
Um dos pontos que não pode faltar na construção do seu planejamento é o que se pretende atingir ao final do período. Sem metas e objetivos claros, dificilmente as táticas serão bem definidas e implementadas.
Estratégias e ações
Estratégia é o caminho pelo qual se quer chegar a um objetivo. Por isso, esse é um dos pontos que não podem faltar em uma proposta anual, pois é aqui que se definem as atividades a serem executadas.
Orçamento
Todas as tarefas e táticas adotadas precisam ser quantificáveis. Logo, o orçamento é uma das partes cruciais para quem vai fazer um plano anual, pois é o valor que será gasto para chegar ao ponto almejado.
Cronograma
Outro ponto importante que deve fazer parte do planejamento é o cronograma. Até porque essa é uma forma de saber exatamente quando cada estratégia será colocada em prática e quais operações serão necessárias naquele período.
Responsabilidades
Todas as atividades e técnicas precisam ser delegadas aos responsáveis. Essa é a única forma de cobrar a pessoa certa, evitando que um jogue a responsabilidade no outro sobre as possíveis falhas na realização do planejamento.
Planos contingenciais
Nenhum plano é isento de obstáculos. Sendo assim, é vital prever quais são eles e como superá-los, caso ocorram.
Agora que mostramos quais são os pontos que não podem faltar em uma programação anual, vamos então destacar como esse planejamento deve ser feito.
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Como fazer o planejamento anual da empresa?
Para fazer um plano anual da companhia, é preciso, em primeiro lugar, realizar um diagnóstico da situação atual. Depois, criar as metas mensuráveis, montar um programa orçamentário e, então, fazer um acompanhamento dos indicadores.
Vejamos o passo a passo.
1. Faça um diagnóstico da situação atual
Primeiramente, é preciso identificar como está a situação atual da organização. Nesse momento, é crucial fazer uma análise SWOT para identificar os pontos fortes e fracos.
Esse cuidado é vital para mapear os desafios que possam surgir. É nessa fase que você verá o que deu certo, o que não deu e o que precisa ser melhorado dentro do negócio.
Também é onde se pode identificar se há escassez de mão de obra, se é necessário investir em novos maquinários, se o estoque está girando de forma eficiente etc.
2. Defina metas mensuráveis
Com um diagnóstico em mãos, fica mais fácil traçar as metas para o próximo ano, lembrando que elas devem ser mensuráveis. Por exemplo: “crescer 20% do faturamento bruto, aumentando a capacidade produtiva, com investimentos em maquinários”.
Note que, nesse exemplo, a meta é mensurável, além de ser definido como será o caminho para que o crescimento proposto seja atingido.
3. Crie o plano de ação
Essa é a etapa mais demorada do planejamento. Nela, devem-se incluir todas as estratégias de forma minuciosa. É aqui que será feito o cronograma, definidos os responsáveis pelas atividades e, também, elaborado o orçamento de cada etapa.
Por se tratar de uma fase minuciosa, a contribuição de todos é fundamental, o que demanda tempo e dedicação. Inclusive, é nesse ponto que serão pensados os planos de contingenciamento.
4. Escolha os indicadores de desempenho
Nesta etapa, o ideal é pensar nos indicadores de desempenho para acompanhar a evolução do plano de ação, quando esse for colocado em prática.
Como mensurar se as vendas estão crescendo em ritmo certo para alcançar os resultados? Como saber se não é necessário contratar mais mão de obra? O que fazer caso a estratégia não esteja surtindo efeito?
A propósito, pode-se incorporar o conceito de data driven, que consiste no marketing orientado a dados. Isso quer dizer que os gestores devem escolher os indicadores certos para acompanhar, visando obter insights relevantes para a tomada de decisão.
5. Adote as ferramentas certas
Por fim, a escolha das ferramentas certas é algo primordial para se ter mais produtividade e segurança no planejamento. Para exemplificar, o Google oferece recursos em nuvem que colaboram para uma boa programação anual.
Com o Google Sheets, é possível fazer todo o orçamento do planejamento, evitando falhas em cálculos. Já o Google Apresentações permite a criação de uma apresentação de forma adequada para visualizar todo o processo.
Já com o Google Agenda, pode-se criar todo o cronograma, evitando que tarefas sejam esquecidas. Isso sem contar que todos os recursos são em nuvem, o que possibilita a colaboração mútua em tempo real.
Portanto, se você está pensando em fazer um planejamento anual, considere usar as soluções do Google, contando com o apoio de uma consultoria especializada nessa área.
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