Com o mundo digital em constante transformação, as estratégias de marketing e o serviço de SEO vêm passando por diversas atualizações. Para manter a consistência e qualidade das produções digitais de uma empresa, deve-se considerar todas as mudanças que ocorrem com o passar dos anos. Nesse sentido, estar atualizado sobre SEO ajuda a extrair os melhores resultados dessa estratégia.
SEO ou search engine optimization (otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas aplicadas a sites para alcançar os melhores posicionamentos em mecanismos de busca. A ideia é fazer melhorias na estrutura e promover ações offpage (fora dos sites) para aparecer nos primeiros lugares das pesquisas do Google.
Nesse cenário, vale mencionar o trabalho de digital PR. Trata-se da prática de relações públicas digitais conduzida a partir de canais na web para construir reputação para marcas, produtos e serviços.
Melhorar a classificação das páginas, aumentar a visibilidade em sites, canais de mídia social e blogs, gerar tráfego e circulação on-line são objetivos que fazem parte da proposta do digital PR. Essas ações são relevantes porque impulsionam a criação e manutenção de relacionamentos com clientes, jornalistas e influenciadores.
Para colocar a estratégia em prática, é preciso pesquisar, planejar e acompanhar os resultados. Usar táticas de SEO nesse processo ajuda a potencializar a presença digital da empresa.
Confira a seguir o que de fato funciona e o que não passa de mito.
SEO é uma técnica contínua
Verdade. Como avalia Viviane Camargos, COO da Experta — plataforma especializada em ranqueamento em mecanismos de busca —, é correto afirmar que o SEO reúne técnicas que devem ser aplicadas continuamente.
O conjunto de práticas de otimização auxilia a colocar os sites nas primeiras posições da busca orgânica do Google. Como os primeiros links são mais visualizados e acessados pelos usuários, as chances de conversão são maiores.
Assim, o trabalho para alcançar tal visibilidade deve ser constante e adaptado às mudanças de algoritmo e do mercado. Para fazer com que um site conquiste autoridade, torne-se conhecido no mercado e receba mais acessos, deve-se definir o público-alvo, traçar um objetivo e elaborar um plano de ação.
A partir daí, sempre há atualizações que devem ser feitas, conteúdos que precisam ser produzidos e dados a serem monitorados.
Deve-se produzir textos focados apenas nos mecanismos de busca
Mito. É ultrapassado pensar que quanto mais páginas um site tiver ou mais repetições de palavra-chave um texto apresentar, melhor será sua posição. Portais que utilizam métodos “caça-cliques” — os chamados click baits —, publicam textos de baixa qualidade de maneira mecânica, voltados apenas aos algoritmo dos mecanismos de busca como o Google tendem a perder relevância.
De modo geral, o Google indica que as estratégias de SEO devem ser calcadas na produção de conteúdos relevantes e de qualidade, que tenham valor real para o usuário. Nesse sentido, deve-se encontrar o equilíbrio entre qualidade e técnicas de otimização de conteúdos.
Conhecer e entender os números é essencial
Verdade. Mais do que conhecer os números, interpretar os resultados é essencial. Dessa forma, não é suficiente descobrir a quantidade de visitas que um site recebeu; é necessário também identificar o que o número significa, o que as pessoas acharam do produto, quanto tempo gastaram nas páginas e o que despertou mais interesse.
O Google lançou a atualização “Conteúdo Útil”, que traz mudanças na otimização para os mecanismos de pesquisa. O documento lista algumas práticas que podem aumentar as chances de uma marca se sair bem, que incluem apresentar material que demonstre a experiência em primeira mão e ter conhecimento profundo sobre o tema abordado.
Além disso, é importante avaliar se, após ler o conteúdo, o visitante aprende o suficiente sobre um tema para ajudá-lo a alcançar o seu objetivo. Para isso, vale questionar:
- Quem leu o texto vai sentir que teve uma experiência satisfatória?
- O leitor tem em mente orientações sobre as principais atualizações e avaliações de produtos?
Muitos links melhoram o ranqueamento
Mito. Antigamente, era comum abarrotar as páginas com links para melhorar o ranqueamento no Google. Hoje, a história é diferente. A prioridade é investir em links de qualidade em vez de quantidade.
Ferramenta de SEO off-page, o link building faz parte das estratégias que têm como principal objetivo construir a autoridade de um site e levá-lo às primeiras posições no Google.
Integrado às ações de SEO, visa conquistar links de referência em outros sites, conhecidos como backlinks. Eles precisam, no entanto, ser inseridos apenas quando realmente têm ligação com o assunto abordado no texto.