Chat GPT e Bard: quais os próximos passos da tecnologia IA na empresa?

A tecnologia IA (inteligência artificial) tem sido a força motriz por trás de muitas inovações que estão transformando diversas áreas de nossa sociedade.

Potentes modelos de linguagem, como o Chat GPT da OpenAI, o Bard do Google e o Bing da Microsoft, estão na vanguarda dessa revolução, fazendo aumentar, inclusive, a procura pela inteligência artificial no Brasil.

De acordo com reportagem da Revista Exame, os gastos dos brasileiros com IA cresceram 120% nos cinco primeiros meses de 2023.

A pesquisa levou em conta os gastos com cartão de crédito com serviços de inteligência artificial neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em virtude dessa predisposição do consumidor gastar mais com tecnologia IA, as empresas devem se atentar a esse conceito. E é sobre os próximos passos da inteligência artificial nos negócios que vamos falar neste artigo. Boa leitura!

O que é a tecnologia IA?

A tecnologia de inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que busca criar e aplicar algoritmos e modelos computacionais capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como aprender, raciocinar, resolver problemas, perceber linguagem natural e reconhecer padrões.

Sua história iniciou na década de 1950, quando os primeiros pesquisadores começaram a explorar a ideia de criar máquinas que simulassem a inteligência humana.

Desde então, os avanços na área foram significativos, principalmente no que tange ao reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural, visão computacional e robótica.

Atualmente, a tecnologia IA é usada em diversos setores, como saúde, finanças, manufatura, segurança e entretenimento. Na área da saúde, por exemplo, ela é utilizada para auxiliar diagnósticos médicos e até mesmo na descoberta de novos tratamentos.

Para as empresas em geral, a tecnologia é usada para substituir trabalhos repetitivos, como o primeiro contato com um cliente ou o preenchimento de planilhas.

Quais são as principais tecnologias IA do mercado?

A IA já está presente em inúmeros sistemas operacionais, mas as tecnologias que mais se destacam são o ChatGPT e o Bard. Ambos foram lançados recentemente e causaram bastante espanto entre gestores e colaboradores pela capacidade que possuem.

ChatGPT

O ChatGPT é um tipo de tecnologia IA conversacional. Nesse caso, ele usa o aprendizado de máquina para obter respostas parecidas com as humanas em entradas baseadas em texto.

Sua popularidade foi rápida no primeiro semestre de 2023. Um dos principais motivos para isso foi a capacidade de oferecer interações personalizadas e envolventes com os usuários.

Afinal, ele analisa uma grande quantidade de dados de texto para identificar padrões e relacionamentos entre palavras e frases. 

Vale dizer que ele é um modelo pré-treinado em grande quantidade de dados, o que permite entender quais são as nuances de linguagem e, assim, gerar respostas relevantes.

Esse é, portanto, o sistema mais próximo do conceito de General IA, que se refere a um sistema de inteligência que pode fazer uma grande variedade de tarefas cognitivas em vários domínios.

No entanto, é válido destacar que ainda há diversas limitações para se chegar ao General IA, uma vez que a criação funcional desse tipo de IA enfrenta um desafio técnico muito grande.

Bard

O Bard é a tecnologia IA do Google. Essa ferramenta foi lançada recentemente no Brasil e tem também a capacidade de gerar respostas criativas por meio de entradas de texto.

A principal vantagem em relação ao Chat GPT é que ele fornece informações atualizadas, ao passo que a solução da OpenIA somente oferece dados até setembro de 2021.

Por outro lado, as respostas dadas pelo Bard são mais mecânicas e superficiais, o que mostra que o Chat GPT está à frente em nível de fluidez e capacidade de resposta criativa.

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Como usar a IA nos negócios?

Em vista desse crescimento da IA e do surgimento de ferramentas tão importantes, como o Chat GPT e o Bard, muitos empresários se perguntam como podem usar essas ferramentas em seus negócios. E isso pode se dar em várias frentes, como:

  • automação de processos;
  • análise de dados;
  • personalização da experiência do cliente;
  • chatbots no atendimento.

Confira mais detalhes logo adiante!

1. Automação de processos

No campo da automação de processos, a IA pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e manuais. Um bom exemplo é a triagem de e-mails, coleta de dados e a atualização de registros.

2. Análise de dados

Outra área que a IA pode atuar em uma empresa é na análise de dados, visto que ela possui uma grande capacidade de analisar um enorme conjunto de dados de forma rápida e precisa.

Como consequência, os gestores podem identificar tendências e padrões ocultos nos dados, tomando decisões de forma mais estratégica.

3. Personalização da experiência do cliente

Muitos empresários estão usando a IA para proporcionar experiências personalizadas para seus clientes. Pela sua capacidade, ela consegue identificar preferências e comportamentos e, então, oferecer sugestões para os consumidores.

Um bom exemplo disso é a Netflix. Quando você assiste a alguns filmes do mesmo gênero, ela passa a fazer indicações de filmes baseados nas suas preferências, usando a IA.

4. Chatbots no atendimento

Outra área na qual a IA também está expandindo é no atendimento ao cliente. Atualmente, os chatbots são capazes de responder às perguntas dos clientes, bem como oferecer suporte técnico para eles.

Conforme vimos, a inteligência artificial já pode ser usada em muitas áreas dentro da empresa, trazendo assim mais produtividade para as organizações.

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Aplicações de tecnologia IA em empresas

As aplicações de tecnologia IA em empresas estão relacionadas especialmente às questões de segurança e produtividade. Um bom exemplo de segurança em IA é o internet banking, que é vinculado aos servidores que hospedam os serviços.

Dessa forma, o sistema consegue identificar tentativas de ataques com mais rapidez do que um humano, além de analisar se novas modalidades de ataques foram bem-sucedidas, visando evitar novas ocorrências.

Dentro da sua empresa, você pode usar a IA para oferecer mais segurança no momento de arquivar documentos confidenciais em nuvem, por exemplo.

Além disso, funcionalidades como sistemas de CRM, ERP e assistente virtual ajudam a aumentar a produtividade da equipe, evitando tarefas repetitivas e, ainda, proporcionando mais produtividade.

Vantagens da IA para as empresas

Como podemos ver ao longo deste artigo, a tecnologia IA pode trazer inúmeros benefícios para um negócio, como automatização, maior segurança do usuário, rapidez no atendimento ao cliente e otimização dos processos.

Com isso em mente, é vital escolher de forma muito criteriosa as ferramentas que você vai usar na sua empresa. O Google, por exemplo, oferece uma grande gama de serviços de inteligência artificial.

Logo, contratar uma empresa de consultoria especializada nas soluções do Google é o primeiro passo para identificar suas necessidades e criar uma estratégia de implementação de tecnologia IA na sua empresa.

E a Safetec é uma consultoria que ajuda você nesse ponto. Nós fazemos um diagnóstico criterioso do seu negócio, avaliamos suas necessidades e, finalmente, propomos uma estratégia certeira para sua empresa começar a usar essas novas tecnologias.

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