Com o avanço da tecnologia e o impulsionamento da inteligência artificial (IA), o Google, uma das maiores empresas do mercado, deu um passo importante ao criar o Bard.
Ele nada mais é do que a versão do ChatGPT desse gigante da tecnologia, que tem como objetivo oferecer uma conversa mais eficiente e natural para os usuários. Seu anúncio foi feito no início de 2023, e o lançamento aconteceu no dia 21 de março em alguns países.
Neste artigo, vamos mostrar o que é o Bard, como ele funciona, como pode ser utilizado, e quais são as vantagens que ele pode trazer para os negócios. Boa leitura!
O que é o Bard?
Como uma ferramenta de inteligência artificial, o Bard é o novo chatbot inteligente do Google. Essa solução veio para concorrer com o ChatGPT, oferecendo respostas rápidas às buscas realizadas pelos usuários em seus navegadores, melhorando assim a experiência de pesquisa por palavras-chaves e seus resultados.
Atualmente, quando alguém faz uma pesquisa no Google, é necessário digitar uma palavra-chave sobre o assunto, e, sequencialmente, o mecanismo de busca indica resultados para sanar a dúvida do usuário.
Entretanto, com a chegada do Bard, as pesquisas se tornarão ainda mais precisas, pois serão nos mesmos moldes do ChatGPT, ou seja, imitam a escrita humana com base na inteligência artificial para facilitar e até mesmo agilizar as buscas.
Vale destacar que essa é uma IA baseada em Language Model for Dialogue Applications, que, traduzido ao português, significa Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo (LaMDA). E isso nos leva ao próximo tópico.
O que é o LaMDA?
A Language Model for Dialogue Applications (LaMDA) é uma tecnologia de processamento de linguagem natural, a qual possibilita que os chatbots respondam perguntas naturalmente de forma humanizada, o que simplifica a interação.
Vale dizer que a tecnologia é aprimorada com grandes quantidades de texto e, por isso, ela é capaz de responder questões de modo coerente e adequado, considerando todo o contexto de uma conversa.
Leia também:
- Principais tendências para o futuro do trabalho: mais flexibilidade com melhores resultados!
- O que é redundância de dados: mais segurança e disponibilidade para o seu negócio!
Como funciona o Bard do Google?
Diferentemente do ChatGPT, o Bard é alimentado em tempo real por informações da web, o que tende a tornar suas respostas mais confiáveis. Inclusive, a IA do Google também é capaz de responder às consultas de maneira ainda mais simples.
O Bard poderá ser usado para explicar tópicos complexos e colaborar de forma criativa quando o usuário precisar de algum tipo de ajuda. De modo geral, pode-se fazer perguntas e ele responde através de blocos de textos.
No entanto, a ferramenta até o momento não está disponível diretamente na busca. Para acessá-la é necessário abrir a aba “Bate-Papo”, lembrando que ainda está em fase de testes e, por enquanto, só está disponível para usuários dos Estados Unidos e Reino Unido.
Por que o Google criou o Bard?
O anúncio do Bard veio logo em seguida ao sucesso do ChatGPT, o que fez ligar o sinal vermelho dentro do Google. A empresa já vinha trabalhando no desenvolvimento da sua própria inteligência artificial há algum tempo.
E, para manter sua liderança no campo da pesquisa, a gigante de tecnologia não poderia ficar para trás, uma vez que muitos usuários passaram a usar o ChatGPT para fazer buscas mais avançadas, voltando-se para inúmeras finalidades.
Há relatos, inclusive, de juízes que disseram usar o ChatGPT para agilizar a escrita de sentenças, e essa capacidade da IA fez com que o Google acelerasse o desenvolvimento da sua própria tecnologia – o Bard – com capacidade ainda maior.
Quando foi o lançamento do Bard?
A versão de teste do Bard foi lançada nos Estados Unidos e no Reino Unido no dia 21 de março de 2023. Por ora, ela está disponível somente nesses dois países e ainda não há uma data para que seja lançada nos demais.
Todavia, para não ficar para trás do ChatGPT, que já lançou a versão 4, o Google deverá anunciar em breve a disponibilização do Bard nos demais países, sendo seu diferencial o acesso a informações em tempo real.
Até porque a base de dados do ChatGPT somente possui informações até setembro de 2021. Portanto, ao ser questionado sobre quem é o atual presidente do Brasil, ou qual foi o governador vencedor das eleições no Estado de São Paulo em 2022, ele ainda não sabe responder.
Como usar a ferramenta de IA do Google?
No momento em que o post foi escrito, a inteligência artificial do Google está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos e Reino Unido, e deverá chegar ao Brasil em breve. Para quem mora nesses países, o acesso é feito pelo Bate-Papo.
Para usar o Bard, basta fazer perguntas e esperar a resposta do robô, de forma semelhante ao ChatGPT. Ele oferece 3 possibilidades de respostas com diferenças de tom e informações.
O Google pretende integrar o Bard a outros serviços disponíveis, como Google Docs, Google Meet, Apresentações, Planilhas e Google Chat para deixar a experiência ainda melhor.
Na fase de testes, os usuários podem enviar feedbacks para melhorar a tecnologia, lembrando que até emojis poderão ser usados nas interações com a IA.
Quer saber qual o papel da nuvem na transformação digital? Então dá só uma conferida neste vídeo que separamos: 👇
Qual a principal diferença do Bard para o ChatGPT?
A diferença central entre as duas tecnologias é que o Bard é capaz de pesquisar informações atuais enquanto que o ChatGPT está limitado aos dados que estavam disponíveis até o ano de 2021. Além disso, a ferramenta do Google deverá ser totalmente gratuita.
Outra diferença é que o Bard produz textos instantâneos ao passo que o ChatGPT digita palavra por palavra, ainda que com bastante rapidez. Em suma, o Bard é a inteligência artificial do Google na corrida por disseminar essa tecnologia.
Como o Bard poderá ser útil para uma empresa?
O Bard, como chatbot de IA do Google, pode auxiliar as empresas no atendimento ao cliente e, ainda, para criar experiências mais realistas e humanizadas.
De modo geral, a tecnologia tem um grande potencial de reduzir a burocracia que é envolvida nas buscas no Google e ajudará as organizações a terem mais rapidez e eficiência em diversos processos, principalmente no campo do marketing.
E, se você quer implantar as ferramentas do Google no seu negócio, mas não sabe por onde começar, visite o site da Safetec. Nós ajudamos sua empresa a implementar todas as ferramentas disponibilizadas pela gigante da tecnologia, a começar por Google Workspace e Google Cloud.