O Cloud VPN é um serviço integrado à Google Cloud Platform, voltado para a criação de conexões seguras entre a rede privada local e a nuvem.
Com foco na segurança de dados, é uma ferramenta interessante para criptografar as integrações com redes virtuais, proteger as comunicações e facilitar o acesso aos serviços do Google.
Desenvolvido com infraestrutura robusta, o Cloud VPN funciona a partir de protocolos bastante confiáveis e gateways virtuais para intermediar as conexões.
Os benefícios do serviço incluem segurança, conectividade e flexibilidade, indispensáveis para empresas e equipes que usam GCP.
Quer saber mais sobre o Cloud VPN? Confira os principais destaques deste post e aproveite a leitura!
- O que é o Cloud VPN?
- Como funciona o Cloud VPN?
- Principais vantagens do Cloud VPN
O que é um VPN?
Para começar, vale relembrar o que é VPN. A sigla significa virtual private network, ou, em português, rede virtual privada. Basicamente, é uma rede de conexão criptografada, desenvolvida para aumentar a proteção de dados e assegurar a privacidade no acesso de outros tipos de rede, sejam públicas ou em nuvem.
Em aplicações domésticas, um VPN permite mascarar o IP do dispositivo e criar um túnel entre os pontos da conexão, impedindo que os dados compartilhados sejam acessados por terceiros, o que pode ser considerado uma falha de segurança.
Quando transferimos esse conceito para redes privadas em nuvem, o serviço permite estabelecer conexões protegidas e exclusivas. Além disso, a ferramenta costuma ser mais flexível e barata do que modelos tradicionais, sem deixar de lado a questão da segurança de dados.
O que é Cloud VPN?
O Cloud VPN é um serviço oferecido pelo Google por meio da sua plataforma de ferramentas em nuvem. Sua principal aplicação é a possibilidade de criar e gerenciar conexões seguras entre a rede local e a nuvem, criando pontos de comunicação protegidos e confiáveis, combinando recursos locais e remotos em um único ambiente.
Desse modo, os usuários da GCP podem estabelecer e criptografar as interações entre a rede privada local e a plataforma. O objetivo é criar um túnel mais seguro para a transmissão de dados importantes, combatendo vazamentos, manipulações e interrupções no fluxo analítico.
Com esses recursos, o Cloud VPN é um meio de acessar a GCP de qualquer máquina, sem colocar em risco a segurança dos dados armazenados. Também possibilita expandir a rede local para a nuvem, criando um sistema híbrido.
Você também pode se interessar por: Vantagens de computação em nuvem: colaboração e integração
Como funciona o Cloud VPN?
O Cloud VPN funciona a partir do protocolo IPsec, conectando seguramente uma rede de peering, usada para o tráfego de dados entre usuários, com a rede de nuvem privada virtual, oferecida por meio da plataforma de serviços do Google Cloud.
Na prática, o processo gera uma conexão VPN criptografada, gerenciada por dois gateways VPN distintos. O primeiro é o responsável por encriptar os dados, enquanto o segundo cuida de decifrar a codificação, permitindo a visualização e a análise das informações compartilhadas.
Além disso, como o Cloud VPN foi projetado para consolidar uma comunicação segura entre redes privadas, pode ser usado até mesmo para a integração de duas instâncias de redes privadas virtuais (VPCs).
Tipos de gateways do Cloud VPN
Existem duas soluções disponíveis de gateways do Cloud VPN. São elas:
- VPN de alta disponibilidade;
- VPN clássica.
A VPN de alta disponibilidade integra redes locais e VPCs escolhendo automaticamente IPv4 (Internet Protocol versão 4) externos para as interfaces, que, por sua vez, são compatíveis com vários túneis e fornecem um SLA de disponibilidade de até 99,99%.
Os mesmos gateways podem ser aplicados para a VPN clássica, mediante migração. Porém, nessa modalidade, a interface é única, baseando-se em apenas um endereço de IP com roteamento estático.
Principais vantagens do Cloud VPN
Deixando de lado o aspecto estritamente técnico e abordando vantagens do Cloud VPN, podemos destacar os benefícios relacionados à segurança de dados, criação de conexões protegidas e confiáveis, gestão simplificada, integração com a plataforma Google Cloud e muitos outros.
Veja mais sobre estes benefícios a seguir.
Segurança de dados
A maior vantagem do Cloud VPN é a segurança de dados. Por meio de um sistema robusto, que utiliza criptografia de ponta e protocolos de conexão mais confiáveis, a integração entre a nuvem e a rede local recebe uma proteção otimizada para evitar ameaças diversas.
Desse modo, é possível combater ativamente o risco de vazamentos, ataques e espionagem, por meio de uma plataforma acessível, flexível, escalável e fácil de usar.
Configuração e gestão simplificadas
A configuração do Cloud VPN é realizada em poucos passos, seguindo o guia de instalação do suporte do Google. Dessa maneira, o acesso remoto e as conexões entre equipes internas, filiais e outras divisões corporativas ocorrem de forma facilitada.
Conexão confiável para migração de serviços
Outra vantagem do Cloud VPN surge na hora de contratar a GCP e migrar seus serviços para a nuvem. Nessas ocasiões, contar com conexões confiáveis e protegidas é essencial para integrar as redes locais e virtuais sem colocar em risco a base armazenada.
Integração Google Cloud
Como destaque adicional, vale ressaltar que o Cloud VPN oferece integração completa e facilitada com outros serviços Google Cloud.
Assim, os usuários GCP desfrutam de muitas outras vantagens e podem somar as soluções em nuvem a outros recursos, como Cloud Interconnect, Firewall e muitos outros.
Leia também: Qual é o preço do Google Cloud? Quanto investir na ferramenta?
Outras vantagens
As vantagens exclusivas do Google Cloud VPN não param por aí. Entre os benefícios adicionais, podemos citar:
- conectividade de alta disponibilidade, velocidade e segurança, permitindo acesso rápido e confiável dos serviços em nuvem;
- recursos altamente escaláveis, que podem ter parâmetros adaptados para atender à demanda específica de cada organização;
- o Cloud VPN é altamente flexível, oferecendo conexões compatíveis com os mais diversos sistemas operacionais e dispositivos;
- aproveitamento máximo da Google Cloud Platform, independentemente da infraestrutura interna.
Diante dessas informações, podemos definir o Cloud VPN como uma solução de baixo custo e alta eficiência, ideal para empresas que necessitam de conexões seguras e priorizam recursos que acompanham o momento da organização.
Chegou a hora de descobrir as vantagens e integrar as soluções em nuvem à sua operação?
Entre em contato com a Safetec e aproveite um serviço especializado de consultoria, preparado para entender suas necessidades e encontrar as ferramentas certas para atender sua demanda.