Como usar o Google Drive para empresas? Entenda vantagens

O Google Drive é um serviço de armazenamento na nuvem que possibilita guardar, organizar, editar e compartilhar arquivos de qualquer lugar, sem a necessidade de se conectar à rede de uma organização. Mas você sabe como usar o Google Drive para empresas e como explorar o potencial dessa ferramenta para tornar o dia a dia corporativo mais ágil? 

Integrado a outras ferramentas do Google Workspace, o Google Drive oferece um armazenamento customizável e versátil. Quer entender como aprimorar sua gestão empresarial, conhecer os planos disponíveis para assinatura e acessar outras informações? Continue a leitura até o final. 

O que é e como funciona o Google Drive?

O Google Drive surgiu como uma solução na nuvem para o armazenamento de dados. Conta com a segurança e estabilidade do Google e oferece aos usuários acesso remoto e imediato às informações, a qualquer momento e de qualquer lugar. Basta ter uma conexão com a internet. 

Entre seus diferenciais, é possível citar:

  • capacidade de armazenamento e acesso;
  • sincronização;
  • compartilhamento;
  • integração com o Google Workspace;
  • backup e proteção. 

 

Entenda melhor cada um desses benefícios abaixo. 

Capacidade de armazenamento e acesso 

O espaço pode reunir arquivos de diversos formatos, o que inclui documentos, planilhas, apresentações, fotos e vídeos. 

E o primeiro diferencial é que esse armazenamento dos dados possibilita ter as informações em mãos sempre que precisar. Basta estar com um dispositivo em mãos e efetuar seu login, por computador, smartphone ou tablet. 

Sincronização

O Google Drive pode sincronizar seus arquivos em todos os dispositivos. Ou seja, se você editar um documento no celular, por exemplo, o sistema salvará automaticamente as alterações, que ficarão disponíveis para visualização em outros dispositivos.

Compartilhamento

Você pode compartilhar arquivos e pastas com outros usuários. Também é possível segmentar o nível de permissão. Ou seja: pessoas externas poderão somente visualizar, comentar ou editar o documento, de acordo com a sua necessidade. 

Esse aspecto é especialmente útil para o desenvolvimento de projetos em equipe.  Desta forma, todas as sugestões se concentram em um mesmo local, o que evita problemas comuns, como a existência de inúmeras versões do mesmo documento. 

Integração com o Google Workspace

O Google Drive tem integração com outros recursos online do Google. O Google Docs, Google Sheets e Google Slides são apps para empresas que se destacam como alternativas gratuitas a outros softwares. 

A maior vantagem dessa integração é a possibilidade de criar, editar e salvar textos, planilhas e apresentações diretamente no espaço de armazenamento de dados do Google Drive. 

Backup e proteção 

O Google Drive para empresas também representa segurança expressiva para as informações das organizações. 

Os arquivos estarão a salvo em caso de ocorrências que envolvam os dispositivos ou mesmo os sistemas e softwares do seu negócio. 

Cabe lembrar que o Google leva a segurança cibernética muito a sério e, ao optar pelo Google Drive, a instituição ganha esse diferencial de proteção. 

Quais são as funcionalidades do Google Drive?

Existem diversas funcionalidades disponíveis dentro do Google Drive, que tornam a tecnologia ainda mais relevante para as organizações. Confira os principais recursos:

  • armazenamento em nuvem;
  • colaboração em tempo real;
  • compartilhamento de arquivos;
  • acesso a vários dispositivos;
  • pesquisa avançada;
  • integração com outros serviços Google;
  • sincronização offline;
  • controle de versões.

A flexibilidade e escalabilidade do Google Drive são fatores que atraem muitas empresas. Afinal, é possível adaptar o espaço de armazenamento à realidade do negócio. 

Essa característica não só evita gastos desnecessários de infraestrutura, mas também permite expandir o armazenamento de dados a qualquer tempo, caso ocorra um aumento significativo no tráfego. 

Para aumentar a capacidade, basta solicitar a mudança de plano e ampliar a contratação de espaço imediatamente. 

Quais as vantagens do Google Drive?

Já citamos anteriormente as principais vantagens do Google Drive, como: acesso universal, armazenamento maleável, colaboração em tempo real, integração com outras ferramentas do Google, blindagem contra invasões e garantia de backup

Todos esses recursos ganharam ainda mais relevância no período pós-pandemia, com a popularização do ambiente de trabalho remoto. Portanto, o serviço contribui para viabilizar que as equipes atuem juntas à distância. 

Outro benefício diz respeito à redução de custos com infraestrutura de TI. Ao adotar o Google Drive para empresas, a organização não precisa investir em servidores robustos e alugar equipamentos de data center caríssimos. Todas as informações  permanecem a salvo na nuvem. 

Aliar o estímulo à cooperação entre os times ao uso simplificado de dados acarreta mais produtividade organizacional. As pessoas ficam livres para dedicar esforços e se concentrarem no que realmente interessa: o aprimoramento de produtos e serviços para fazer a empresa crescer e lucrar mais. 

Quais são os planos do Google Drive? 

Qualquer pessoa que tenha uma conta no Google já conta com acesso ao Google Drive e dispõe de 15 GB para uso gratuito, o que inclui o Gmail e o Google Fotos.

No entanto, se essa quantidade de armazenamento de dados não for suficiente e você precisar de mais, é possível fazer a contratação em poucos cliques. Acesse sua conta do Google, vá em Google One e, em seguida, selecione o botão “Fazer Upgrade” para comprar mais espaço.  

Os planos do Google Drive têm preços que vão de R$7,99 a R$96,99, com espaços a partir de 100 GB a 2 TB. 

Já os planos do Google Drive para empresas funcionam de uma forma um pouco diferente. Isso porque o serviço está incluso no Google Workspace, junto com outros aplicativos, como o Gmail, Google Meet, Agenda, Docs, Sheets e Forms, por exemplo. 

Veja os quatro pacotes disponíveis para organizações e seus respectivos valores:

  1. Starter, por R$ 32,72/mês e 30GB de armazenamento;
  2. Standard, por R$ 81,80/mês e 2TB de armazenamento;
  3. Business Plus, mais sofisticado e com foco em empresas com grande volume de informações. Custa R$ 128,40/mês e dá até 5TB de espaço por usuário;
  4. Enterprise, cujas características a empresa pode customizar conforme suas necessidades e, portanto, seu valor pode mudar. 

Primeiros passos no Google Drive 

Existem duas formas de usar o Google Drive para empresas. A primeira é criar uma conta no Google e usar o recurso para compartilhar e enviar arquivos com seus colegas de trabalho.

No entanto, este formato é restrito e não explora as possibilidades do Google Workspace, como a criação de um e-mail personalizado da organização e mais espaço de armazenamento. 

Mas antes de abordarmos o funcionamento amplo do serviço para as organizações, vamos começar pelo básico: os passos abaixo te ajudarão a configurar o seu próprio Google Drive e usar o recurso no dia a dia do trabalho. 

  1. Crie uma conta Google: acesse o site, defina um login e senha e pronto! Você já está apto a utilizar todas as ferramentas do site. 
  2. Depois, basta acessar a plataforma do Google Drive. Ao se conectar em sua conta do Google, o sistema te direciona para a página inicial Meu Drive. 
  3. Faça o upload dos arquivos ou pastas do seu computador. Use o botão “Novo”, no lado esquerdo da tela, para inserir os novos documentos a partir da sua máquina. 
  4.  Após organizar suas pastas, você está pronto para trabalhar de forma conjunta com seus colegas. Basta clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo ou pasta e, depois, clicar em “Compartilhar”. 

 

Após essa última etapa, uma caixa vai aparecer na tela e solicitar que você insira o endereço de e-mail das pessoas que receberão o link compartilhável do arquivo ou da pasta em questão. 

Por fim, vocês poderão acessar o mesmo arquivo remotamente e fazer as edições necessárias. Vale lembrar que é possível, ainda, gerar um link para compartilhamento externo e enviar para outros usuários, colegas ou parceiros. 

Quer saber mais sobre o funcionamento do Google Drive? Assista ao vídeo abaixo: 

   

Como usar o Google Drive para empresas pelo Google Workspace? 

Para criar sua conta no Google Workspace, será necessário já ter ou implementar um novo domínio corporativo, do tipo @suaempresa.com. 

Em seguida, defina um e-mail para o login e um segundo endereço de backup. Será necessário para fazer confirmações de segurança. Acesse o Workspace do Google, clique em “Iniciar Agora” e siga os passos da plataforma. 

Fazer essa migração para o Workspace do Google representa um avanço significativo para a eficiência da sua organização. Além do espaço de armazenamento, a plataforma abrange vários outros apps para empresas que facilitam a rotina. 

No entanto, sabemos que toda mudança pode trazer desafios. Por conta disso, uma consultoria especializada no assunto pode ser uma grande aliada neste momento. 

A Safetec é uma parceira do Google no Brasil. Isto significa que nós somos certificados e altamente qualificados para te apoiar nessa missão de explorar as potencialidades dos serviços em nuvem do Google para o seu negócio. 

Leia também: “Cloud advisor: o que é e como ele pode facilitar sua migração?

Vamos te acompanhar do início ao fim do projeto para garantir que não ocorram erros de configuração. Assim, seu time estará pronto e bem informado para produzir mais e melhor, com o apoio dos recursos do Google. 

5 dicas extras para usar o Google Drive 

Como vimos, usar o Google Drive para empresas é interessante por vários motivos. A integração com demais soluções do Google é um deles e saber como maximizar essa união pode ser essencial para que o seu negócio avance mais. 

Confira abaixo 5 dicas extras para usufruir ao máximo do Google Drive para empresas. 

1 – Faça uso do chat no próprio documento

Você sabia que, ao editar um documento compartilhável com seus colegas, é possível trocar mensagens instantâneas sobre o projeto?

Basta clicar na foto das pessoas que estão com acesso ao mesmo documento no momento em que você realiza suas edições e iniciar a conversa. É uma ótima forma de trocar impressões e validar ideias antes mesmo de inserir mudanças no arquivo. 

Desta forma, o trabalho fica mais leve, rápido e bem-sucedido. 

2 – Utilize o “arrastar e soltar” para fazer  uploads

Se você quiser fazer o upload de pastas e arquivos do seu computador, pode simplesmente arrastar esses itens e soltá-los dentro do local de destino no Google Drive. Assim, você economiza seu tempo.

3 – Encontre arquivos e pastas compartilhados

Para facilitar sua organização, o Google Drive conta com uma página para a qual o sistema direciona automaticamente todos os arquivos e pastas compartilhados. Essa funcionalidade ajuda a separar os itens que você criou daqueles que outros usuários enviaram para você. 

Para encontrar algum item específico, digite na barra de pesquisa o nome da pessoa que o compartilhou com você.

Também dá para fazer essa busca por título e trechos do documento. Muito mais simples de encontrar aquela informação importante e antiga para atualizar um projeto. 

4 – Defina os níveis de acesso de arquivos e pastas

Quando você compartilhar um arquivo ou uma pasta, é possível definir os níveis de acesso que cada pessoa terá a esses itens. Basta clicar no botão com símbolo de lápis ao lado da caixa destinada ao preenchimento do e-mail do destinatário e escolher entre:

  • pode editar;
  • pode comentar;
  • pode ver.

 

Segregar as funções de Leitor ou Editor é útil para documentos que a empresa envia para clientes ou parceiros para simples conferência, por exemplo. 

Vale lembrar que é possível gerar links compartilháveis de arquivos específicos sem quebrar o sigilo das suas demais pastas. 

5 – Edite arquivos em modo offline

Caso esteja sem acesso à internet, fique tranquilo. Ainda assim, será possível usar o modo offline do Google Drive para editar seus arquivos. Todas as alterações ficarão salvas. 

Implementar o Google Drive para empresas é uma excelente forma de aprimorar o armazenamento e a segurança de dados da organização. 

Se você quer dar este próximo passo e aproveitar tudo que as soluções do Google têm a oferecer, entre em contato com a Safetec

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