O selo Google Partner é um ótimo indicador para escolher com quais fornecedores e parceiros trabalhar. A sinalização garante a credibilidade da empresa que a apresenta e mostra que, ali, há profissionais capacitados para oferecer produtos e serviços com os padrões Google.
E contar com especialistas treinados e com autoridade em inovação é uma arma muito poderosa para se manter competitivo no mercado, concorda?
Sabemos que a tecnologia, hoje, é um elemento indispensável para garantir eficiência, produtividade, otimização de processos e automação.
O fato é que as decisões a respeito de fornecedores e a escolha das melhores ferramentas precisam ser muito criteriosas, principalmente ao considerar a capacidade de inovação, a flexibilidade e a expertise em tecnologia.
Optar por um parceiro Google aumenta as chances de alinhamento com a demanda, afinal, trata-se de um dos líderes globais em tecnologia e inovação.
Mas o que significa o selo Google Partner? E quais as vantagens reais de contar com especialistas em tecnologia com o selo de parceiro Google? Como conquistar o selo Google Partner?
Abordaremos todos estes temas no artigo!
Boa leitura!
O que significa o selo Google Partner?
O Google Partner, ou parceiro Google, em português, é um selo de qualidade da própria plataforma para empresas que trabalham com Google Ads. Na prática, é uma certificação que mostra que os negócios são confiáveis e capacitados para gerenciar anúncios com eficácia e, assim, trazer resultados.
O programa se volta para agências de publicidade e outros tipos de negócios que gerenciam anúncios para terceiros e dá acesso a diversas vantagens para os inscritos.
Por exemplo, uma das políticas do Google, além de oferecer ferramentas com tecnologia de ponta, segurança e disponibilidade, é preparar e capacitar seus usuários para obter os melhores resultados.
Essa é a visão de sucesso do cliente que vemos em diversos serviços e produtos oferecidos pela gigante do Vale do Silício. O selo, badge ou status de Google Partner normatiza e carimba esse sucesso para que as empresas parceiras tenham seus esforços reconhecidos e divulgados.
O processo para atingir o status de Google Partner, no entanto, não é simples — muito pelo contrário. Os parceiros Google precisam comprovar investimento, performance, conhecimento, práticas e desempenho mínimo exigido pelo programa.
Na prática, significa que apenas empresas capacitadas e empenhadas conseguem conquistar o selo de Google Partner. E mais: não basta que a companhia atinja as metas estabelecidas, pois existem certificações individuais dos funcionários, testes e análise de resultados.
Desta forma, um parceiro Google ratifica a aplicação das melhores práticas e o conhecimento alinhado às diretrizes da plataforma.
Vale ressaltar que os requisitos e os benefícios de ser parceiro Google variam de acordo com o nível da parceria conquistado pela empresa.
Quais os níveis de parceria Google?
Antes de listarmos os níveis de parceria Google, é importante compreender que a categorização do parceiro Google é um elemento com alto peso na hora de escolher os melhores parceiros e fornecedores.
Ou seja, a diferença no selo não é apenas uma questão estética. As empresas verificam esse status antes de escolher seu próximo prestador de serviço, uma vez que o nível da parceria é um dos sinalizadores da expertise do fornecedor.
Entenda melhor!
1. Membro
O selo de Membro disponibiliza diversos benefícios básicos, que possibilitam aperfeiçoamento e desenvolvimento de conhecimento e habilidades. A ideia do Google é promover educação, suporte, insights e muito mais para que a empresa cresça e se torne expert.
Entre os benefícios, estão:
- treinamentos e certificações em produtos;
- competições e recompensas;
- suporte técnico;
- relatórios de insights dos consumidores.
A classificação, portanto, é a mais básica, mas ainda garante alguns benefícios para a empresa e é um bom sinal de que se preocupa e investe em tecnologia, inovação e capacitação.
2. Parceiro
O selo Google Partner é a concretização de uma parceria mais estratégica entre a empresa e o Google.
Para isso, além dos benefícios básicos, comuns ao nível Membro, o Google Partner tem acesso a dados valiosos para melhorar a performance dos anúncios e potencializar os resultados das campanhas, como recomendações personalizadas e tendências do segmento dos clientes.
A ideia é oferecer ao parceiro Google informações quantitativas para embasar sua tomada de decisões e construir relacionamentos mais efetivos com os clientes.
Diferentemente do nível anterior, neste, a empresa já pode utilizar o selo de Google Partner para se destacar e comprovar sua competência.
Outros diferenciais se relacionam à publicidade, já que o Google Partner tem acesso a ofertas para auxiliar na divulgação e no alcance da marca no mercado.
Vale lembrar que, para se tornar um Google Partner e receber o selo equivalente, deve-se atender aos requisitos de desempenho, gastos e certificações, sobre os quais falamos mais à frente.
Antes, vamos ao último nível de classificação do selo!
3. Partner Premier
Por fim, existe o nível de Google Partner Premier, o mais elevado e com grau de exigência maior do que os anteriores. Segundo o Google, o selo ou status de Google Partner Premier é reservado às companhias com o melhor desempenho todo ano.
A exclusividade é de apenas 3% das empresas com o melhor desempenho. Ou seja, é preciso estar muito acima da média nos quesitos expertise, autoridade e manutenção.
No fim das contas, quem tem o selo de Google Partner Premier passa por verificações constantes e deve estar entre as empresas com melhor desempenho no país.
Muito mais do que autoridade no assunto, a empresa Google Partner Premier tem um selo que comprova a qualidade dos seus serviços.
Em relação aos benefícios, o status de Premier viabiliza todos os citados anteriormente e mais:
- suporte avançado aos serviços, recursos e ferramentas;
- relatórios exclusivos sobre as próximas versões Beta dos produtos Google;
- experiência e vivências;
- permissão para acessar conteúdos exclusivos para aprofundar os conhecimentos da equipe em anúncios do Google;
- marketplace para encontrar novos parceiros de negócios, com a grande vantagem de todos os presentes também serem parceiros Google;
- programa de especialização exclusivo para membros.
Como saber se uma empresa é Google Partner?
Como o selo de empresa Google Partner comprova a excelência da empresa em diversos quesitos, não é incomum a utilização desse status de maneira não-oficial. Isto é, alguns gestores e empreendedores usam o selo Google Partner sem, de fato, o terem conquistado.
Antes de escolher um fornecedor ou parceiro com base na informação, é fundamental verificar sua autenticidade. As empresas Google Partner oficiais têm um link do Google com todas as suas informações e qualificações no programa.
É um dever do parceiro Google fornecer esse link de direcionamento para garantir a autenticidade da qualificação.
Outro método para saber se a empresa é Google Partner é pesquisar seu nome na página “encontre um parceiro” do Google. Se a empresa for realmente parceira, a ficha com as informações e especializações estará logo abaixo. Dessa forma:
Quais as vantagens do programa de parceria do Google para os clientes?
Como vimos acima, a empresa com o selo Google Partner tem uma série de benefícios e responsabilidades. Mas você deve ter notado que o badge não é interessante apenas para quem é parceiro, visto que pode ser um fator decisivo na hora de escolher com quais empresas você quer se relacionar.
Afinal, nossos fornecedores devem seguir o padrão de qualidade e ter o domínio que consideramos ideal para os clientes, certo? Por isso, é extremamente importante escolher quem se alinha às nossas expectativas e, de fato, colabora na entrega dos melhores resultados.
Se sua empresa investe em tecnologia, segurança e inovação, naturalmente, precisa encontrar fornecedores que tenham conhecimento e prática nesses itens.
Com o selo de Google Partner, você tem a segurança de contar com um expert treinado, capaz de fornecer suporte e ter acesso a recursos valiosos.
O Google fornece algumas informações sobre cases de sucesso de Google Partners e, entre os resultados, elenca as principais vantagens do programa. Conheça as principais!
1. Economia
Por ter acesso a funcionalidades e insights exclusivos, as empresas com selo Google Partner apresentam um melhor custo-benefício na hora da contratação. Ou seja, os clientes têm acesso a serviços de mais qualidade por preços menores.
Além disso, há a garantia de resultados, o que, por sua vez, reflete em lucros mais elevados.
2. Eficiência
Também é preciso citar o aumento da eficiência das ações executadas por um parceiro Google. O aumento da performance acontece em decorrência das qualificações e requisitos da plataforma, que melhora a atuação das companhias.
Por exemplo, temos o caso do HSBC, que executa simulações de risco 16 vezes mais rápido com o Google Cloud — ou seja, produz mais e em menos tempo.
3. Atualização
Os parceiros Google também têm acesso a atualizações constantes da plataforma de anúncios. Desse modo, evitam bugs (falhas), paralisações e indisponibilidade dos sistemas para não comprometer o andamento das campanhas dos seus clientes.
4. Inovação
Para finalizar, temos a garantia de inovação. Desse modo, você tem a certeza de que seu parceiro se empenha em oferecer a estrutura mais moderna, segura e eficiente, ao mesmo tempo em que acompanha todas as novidades do mercado e está pronto para ofertá-las.
O selo de Google Partner, sobretudo o Premier, sinaliza que seu fornecedor ou parceiro é mais qualificado e capacitado.
Quais os requisitos para se tornar um parceiro Google?
1. Bom desempenho nas campanhas
Um dos requisitos para se tornar um parceiro Google é ter um bom desempenho nas campanhas de anúncios. Segundo a própria plataforma, é preciso que a conta registrada como administrador (que gerencia o selo) tenha uma pontuação mínima de 70% no quesito otimização.
Em outras palavras, ao criar um anúncio, a plataforma deve entender que há 70% de chances de alcançar os objetivos com base nos dados fornecidos.
2. Gasto mínimo
Também há um requisito mínimo para os gastos com campanhas. O parceiro Google deve ter um gasto a partir de 10 mil dólares a cada três meses (90 dias) na soma de todas as contas que gerencia.
Ou seja, o conjunto de clientes deve gastar mais do que esse total com publicidade para se qualificar para o selo de parceiro.
3. Certificações
Os colaboradores da empresa que busca se tornar Google Partner também precisam “suar a camisa”, uma vez que devem ter as certificações necessárias para atender às expectativas da plataforma.
Por exemplo, 50% dos estrategistas de campanhas precisam ser certificados no Google Ads. Além disso, é preciso ter aprovação nas avaliações de publicidade para mobile, vídeo, em pesquisa e em display, apenas para citar as mais importantes.
4. Conquistar e reter novos clientes
Na lista de como conquistar o selo Google Partner, há, ainda, a comprovação da capacidade de conquistar e reter clientes.
Neste caso, a empresa deve demonstrar que teve um crescimento nos seus gastos com publicidade (e, como consequência, na sua carteira de consumidores) ao longo dos anos.
Ao mesmo tempo, deve assegurar à plataforma que pode manter seus clientes atuais satisfeitos com uma parceria contínua e duradoura. Por fim, também precisa mostrar que consegue vender mais para os consumidores atuais.
Como se tornar um Google Partner?
O passo a passo de como se tornar um Google Partner envolve:
- cadastrar-se no site Google Partner;
- conectar-se (ou criar) a uma conta no Google Ads como administrador;
- preencher as informações solicitadas;
- aceitar os termos de uso da plataforma;
- cadastrar seus colaboradores;
- garantir que todos os inscritos passem nos testes para conseguir os certificados.
Caso sua empresa cumpra todos os requisitos que apresentamos no tópico anterior, se torna um parceiro Google sem quaisquer problemas!
Como o selo Google Partner pode ser exibido?
Após se tornar um parceiro Google, vem outra dúvida: afinal, onde e como exibir o selo de classificação? A própria plataforma informa que é possível exibir o símbolo de parceria em formato HTML nos sites dos parceiros, desde que as páginas não violem as políticas editoriais do Google (como promover conteúdo sexual e jogos de azar).
Fora isso, a empresa pode divulgá-lo em materiais de marketing, como e-mails. Os selos também podem ser redimensionados para se ajustar aos formatos dos conteúdos, mas não podem passar por nenhum tipo de alteração, tampouco serem incorporados ao logo da empresa.
A Safetec é um parceiro Google!
Hoje, a Safetec faz parte dos 3% de empresas com o selo de Google Partner Premier. Somos um parceiro revendedor e de serviço Google, com mais de 1200 clientes, 2000 projetos enviados e 100.000 usuários.
Por falar nisso, elencamos abaixo as certificações e os destaques da Safetec para atestar a nossa credibilidade:
- Google Cloud Partner;
- Especialista em Transformação do Trabalho nível Enterprise;
- Especialista em Educação;
- Especializações em Google Workspace (Gmail, Drive, Docs, Planilhas, Apresentações, Chat, Meet Agenda, Forms, Sites, Vault e DLP);
- Customização da plataforma para adequação a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
- Automação de processos com AppSheet;
- Migração de VMs e redimensionamento de discos com Google Cloud Platform.
E aí, quer modernizar sua infraestrutura tecnológica com uma empresa que tem o selo de Google Partner Premier? Então, entre em contato com nossos especialistas e comece a parceria agora mesmo!