Não é novidade – já estamos há quase duas décadas na era da informação e da comunicação. Entretanto, nem todos se alinharam a essas novas estratégias e rotinas empresariais ao mesmo tempo e, desde meados dos anos 1990, muita coisa mudou na comunicação nas empresas modernas.
Os smartphones são, por mais crédito que se dê a eles, apenas a ponta do iceberg no modo com que a comunicação e a informação estão hoje sendo desenvolvidas e exercidas.
A tecnologia e as inúmeras inovações nesse segmento nos últimos anos mudaram algo muito mais profundo do que os nossos telefones: elas mudaram o nosso comportamento.
Escrever uma carta ou memorando, nos moldes tradicionais, é algo visto hoje como uma prática da Idade Média. Fax? Infelizmente muitas empresas retrógradas ainda o exigem, mas em geral pautadas por práticas governamentais que também começam a mudar – o fax está com os dias contados.
Contudo, já sabíamos disso tudo. O problema é que ligações telefônicas comuns e o próprio e-mail, embora não tenham dado sinais de extinção até o momento, estão sendo completamente modificados, para adequar-se a novas realidades de comunicação que podem absorvê-los, mas cobram mudanças e alterações.
A informação, hoje em dia, tem de estar 100% do tempo disponível – ela é usada em paralelo com as novas ferramentas de comunicação que já se difundiram: apps e sistemas de mensagens instantâneas, redes sociais, novos sistemas e paradigmas para o uso de e-mails, e muito mais.
A comunicação na nuvem criou essa possibilidade, e as pessoas já fazem uso dessa nova dinâmica em suas vidas. A comunicação nas empresas modernas? Bem, quando todos os seus clientes, fornecedores e colaboradores usam tais ferramentas, insistir no passado é um erro que pode custar caro… muito caro.
Como adaptar a comunicação nas empresas modernas com a nuvem
A comunicação moderna nas empresas já tomou um caminho sem volta: o Cloud Computing. Confira tudo que você precisa saber para atingir os melhores resultados com esta tecnologia.
A nova comunicação em nuvem nas empresas
Claro, seus funcionários já desenvolveram rotinas de comunicação completamente diferentes – você mesmo as desenvolveu.
Falando com amigos e parentes no Whatsapp, deixando recados através do Facebook, postando algumas notícias sobre trânsito e outras no Twitter, atualizando suas realizações profissionais no LinkedIn.
Dentro da empresa, seus relatórios começam a se tornar completamente digitais, assim como suas apresentações, formulários a preencher, metas e até documentos de apoio, como manuais e bancos de informações.
Mas como isso de fato muda a comunicação nas empresas modernas? O que podemos esperar nos próximos e o que já vem sendo feito, muitas vezes sem nos darmos conta?
Em primeiro lugar, mesmo sem perceber, estamos ampliando monstruosamente nossa demanda por serviços online gerenciados e serviços em geral na nuvem.
Acha que não? Bem, quantos de seus funcionários assinam ou utilizam serviços como Netflix, Dropbox, OneDrive, Gmail?
Muitas empresas também não percebem, mas já estão há algum tempo utilizando e também pagando serviços de comunicação na nuvem para melhorar sua performance.
Ambientes de trabalho colaborativos
Sistemas de mensagens restritos a funcionários, porém na nuvem
Uso corporativo de redes sociais
Serviços de backup na nuvem
Aplicações e bancos de dados na nuvem
Serviços corporativos de e-mail e sistemas de tickets e suporte
CRMs, que gradualmente migram para serviços online
As possibilidades de que sua empresa esteja usufruindo de todos esses serviços e, sem uma organização, se comunicando já pela nuvem, são grandes.
A diferença é que sob o novo paradigma, a comunicação nas empresas precisa da nuvem e essas empresas precisam saber como lidar com ela, independente de ser B2B ou B2C.
O Brasil absorveu de forma tímida a tendência chamada de BYOD, do inglês “bring your own device”, ou “traga seu próprio equipamento”.
Algumas empresas abraçaram a ideia, mas mesmo aquelas que não sabem do que se trata, ou preferem manter distância do conceito, estão sujeitas a ele sem nem perceber.
Funcionários usam hoje seus smartphones não apenas para falar com amigos ou “joguinhos”.
Eles o usam para consultar e-mails corporativos, falar com colegas e superiores, ler relatórios antes de chegar ao trabalho ou depois dele, marcar compromissos e agendá-los… sem querer, empresas estão admitindo esses aparelhos como parte de sua comunicação.
Isso é bom, e faz parte da comunicação moderna nas empresas, mas se elas estivessem cientes e estabelecendo algum controle sobre isso, seria ainda melhor.
Muitos já falam inclusive do conceito de JOC (“Join Our Cloud”), ou junte-se à nossa nuvem. De fato, sob essa visão, funcionários poderiam se comunicar (e já podem fazê-lo) com seus colegas, empresa, clientes e utilizar sistemas e recursos da empresa a partir de qualquer lugar, a qualquer hora.
As empresas terceirizam serviços e usam recursos do chamado “outsourcing” há muitos anos. Mas a comunicação nas empresas modernas agora possui novos paradigmas, associados à rede e também ao modo com o qual trabalhamos.
Nesse cenário, o outsourcing ganha ainda mais espaço e se torna um método ainda mais vantajoso de expandir negócios, otimizar tarefas e até departamentos inteiros e, mais importante de tudo, reduzir custos de forma inteligente.
Algumas áreas que tradicionalmente usam o outsourcing, como serviços de suporte e atendimento ao cliente, poderão ser operados e gerenciados totalmente através da nuvem. A comunicação nas empresas, inclusive com clientes, poderá se dar 24 horas ao dia e 7 dias por semana, sem que necessariamente os custos subam à estratosfera.
Negócios globais de qualquer tamanho
A comunicação nas empresas modernas é um passo importante não apenas sob o ponto de vista interno. A nuvem permite que empresas pequenas, às vezes pequenos negócios de caráter até mesmo caseiro, possam ganhar o mundo inteiro, conquistando clientes de todo e qualquer lugar por meio de sistemas de comunicação online e acessíveis todo o tempo.
Com sistemas online, um atendimento ao cliente profissional e canais de comunicação sempre abertos, a pequena ou micro empresa hoje tem capacidade de competir com grandes corporações, chegando às vezes mais perto do cliente do que qualquer gigante do setor é capaz.
A Safetec já auxiliou dezenas de empresas a migrarem para a nuvem e usufruírem de todos os benefício da computação em nuvem.
Confira o case de sucesso do Grupo Disnove, que além de toda transparência e velocidade de comunicação do G Suite, conta até com um portal integrado de notícias.