Existem ferramentas no mercado que ajudam o time a ter mais produtividade, inclusive os recursos do Google Workspace. E, se você ainda não sabe como usar o Google Keep, chegou ao blog certo.
Embora possa parecer complexo à primeira vista, o recurso é simples de usar. Com ele, você pode registrar ideias e tarefas com bastante facilidade, mantendo a máxima organização do seu trabalho e do time.
Para empresas que atuam no formato home office, essa é uma funcionalidade muito útil, pois permite uma maior sincronia com diversos dispositivos conectados à internet.
Neste artigo, vamos mostrar o que é o Google Keep, quais são suas aplicações, as vantagens que proporciona e a integração com o Google Docs.
Boa leitura!
O que é o Google Keep?
O Google Keep é um aplicativo desenvolvido para criação de notas e lembretes, que tem por finalidade ajudar o usuário a não esquecer de tarefas que precisam ser realizadas em determinados projetos ou documentos. Por se tratar de um recurso em nuvem, ele está sempre disponível pelo Google Drive.
Um dos pontos de destaque para essa aplicação é que ela se relaciona diretamente com o Google Docs, sendo possível, inclusive, fazer essa integração entre as aplicações. Ao trabalhar com esses aplicativos conjuntamente, o dia a dia da equipe fica mais produtivo.
Para que serve o Keep do Google?
O Google Keep serve como um armazenador de dados. Dessa forma, o usuário pode arquivar as informações úteis sobre algum projeto ou documento que possa usar posteriormente. Para exemplificar, podem-se criar notas e listas de tarefas, além de mesclar áudios, fotos, desenhos, links e lembretes.
Como a ferramenta possui uma interface bastante intuitiva, ela é fácil de usar. O interessante é que ela exibe as últimas notas que você salvou, possibilitando organizá-las a partir de marcadores.
No topo da sua interface, há uma barra de buscas, agilizando a pesquisa de termos desejados, o que evita ter que sair do aplicativo quando precisar encontrar alguma coisa.
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Qual a vantagem de usar o Google Keep?
Os principais benefícios do Google Keep são:
- atualizar notas a qualquer hora, de qualquer lugar;
- encontrar o que precisa com rapidez;
- não perder prazos em um projeto;
- dar mais vida às suas ideias;
- manter seu trabalho mais organizado e produtivo.
Confira mais detalhes!
Atualizar notas
Com essa ferramenta, você pode acessar, criar e editar notas em qualquer lugar, seja no computador, smartphone ou tablet. Como há a função offline, você não precisa sequer estar conectado à internet.
E, assim que se conecta, as atualizações feitas são salvas automaticamente em todos os dispositivos, facilitando o trabalho em equipe.
Encontrar o que precisa com rapidez
As notas e informações úteis são facilmente organizadas no Keep. É possível filtrá-las por cor, marcador ou atributo. Assim, pode-se encontrar aquilo que você precisa a qualquer momento.
Caso exista alguma nota importante, há a opção de fixá-la no topo da sua lista e, com isso, não deixar nenhuma tarefa urgente para trás.
Não perder prazos
Na vida moderna, nossos dias são regidos por prazos de entrega. Com os lembretes do Keep, você não os perde de vista. Por essa razão, eles ajudam a ter mais produtividade, dado que lembram de tarefas que precisam ser resolvidas.
Dar mais vida às suas ideias
Já teve aquela ideia que parecia fantástica e, depois, ela simplesmente sumiu da sua cabeça? Com o Keep, isso não acontece. É só acessar o smartphone e fixar essa ideia no aplicativo.
Ele tem uma função chamada “Bloco de notas”, que é tipo um brainstorm de ideias, podendo servir de fonte de inspiração e colaboração entre colegas.
Manter o trabalho mais organizado
Quando você começa o dia sabendo exatamente o que precisa fazer, tem mais organização e produção. E é justamente isso que o Google Keep proporciona para sua rotina, uma vez que todos os lembretes estão dispostos nele.
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Como trabalhar com o Keep?
O Google Keep pode ser usado no smartphone, tablet e computador, inclusive fazendo a integração com as soluções Docs e Agenda do Google. Vamos mostrar abaixo como você pode trabalhar com ele em todas essas circunstâncias.
No celular
Para fazer anotações e lembretes no celular, abra o aplicativo, clique no botão “+” e insira o título e o conteúdo do lembrete. As notas são salvas automaticamente, sendo que você pode acessá-las de qualquer dispositivo. A mesma lógica vale para os tablets.
No computador
Para acessar o Keep no computador, você precisa entrar no Google Drive e, no lado direito da tela, sob o ângulo de quem está olhando para ela, há um ícone amarelo, que representa o Google Keep.
Ao clicar nele, aparece uma pequena tela do lado. Clique em “Criar uma nota” e, depois, escolha como quer fazê-la: com texto, áudios, imagens ou desenhos. Além disso, é possível organizá-la com marcadores.
Criando listas no Google Keep
Para criar listas, selecione o ícone de “checklist” no canto superior esquerdo da tela. Adicione o item na lista e, conforme quiser adicionar outros itens, é só clicar em “Adicionar mais”.
Usando o Google Keep com o Google Agenda
Você pode integrar o Google Keep com o Google Agenda por meio da função “lembretes”. Ao criar uma nota, pode-se adicionar um lembrete selecionando o ícone que parece um sino.
A seguir, é só configurar as opções de data, horário ou local e clicar em “salvar”. O lembrete será adicionado na agenda, com o conteúdo registrado no Keep.
Integração do Google Keep ao Google Docs
Na versão web do Google Docs, clique em “ferramentas” e selecione o bloco de notas do Keep. Uma barra lateral vai aparecer do lado direito com todas as entradas que você precisa.
A partir de então, você pode usar as notas feitas no arquivo de Documentos que estiver aberto. Existe também uma alternativa de adicionar a nota ao documento. Para isso, basta arrastá-la. Simples, né?
Agora, você já sabe como funciona o Google Keep e pode usá-lo no seu dia a dia.
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