Cloud Computing: guia completo com tudo o que você precisa saber!

Uma pesquisa organizada pela consultoria norte-americana Kelton Research revelou que 75% das empresas brasileiras já utilizam algum serviço de Cloud Computing.

Esse é um percentual acima da média mundial, que gira em torno de 74%, conforme mostra a mesma pesquisa. Mas você sabe ao certo o que significa Cloud Computing e tudo o que esse termo abriga?

Traduzido ao português, Cloud Computing significa Computação em Nuvem e compreende a possibilidade de gestores e colaboradores acessarem arquivos remotamente, de qualquer lugar. 

Esse modelo traz inúmeras vantagens para uma empresa, como: escalabilidade, otimização e até mesmo segurança. E, neste guia completo, vamos falar mais a fundo sobre o assunto.

Você vai entender o que é Cloud Computing, para que serve, como funciona, suas vantagens e quais são os principais tipos. Boa leitura!

 O que é Cloud Computing?

Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, é um modelo tecnológico que propicia acesso remoto a softwares, processamento de dados e armazenamento de arquivos via internet, sem necessidade de instalação local. Com escalabilidade e flexibilidade, possibilita que usuários e empresas economizem em infraestrutura de TI, adaptando-se conforme suas demandas.

Esse conceito pode ser explicado de forma didática pelo exemplo dos provedores de conta de e-mail.

Empresas como Yahoo, Google e Hotmail utilizam aplicativos para gerenciar o fluxo de mensagens enviadas e recebidas, armazenando-as em um servidor sem que seja necessário baixá-las no seu computador, certo? Com isso, é possível acessar suas mensagens a partir de qualquer ponto de acesso com conexão à internet.

O Cloud Computing segue o mesmo raciocínio, possibilitando que você tenha acesso aos dados da sua empresa a qualquer momento e de qualquer lugar, desde que possa se conectar à internet.

Para que serve Cloud Computing?

Cloud Computing serve para fornecer acesso remoto e on-demand a recursos de TI, incluindo software, armazenamento e poder de processamento, via internet. Em vez de investir em infraestrutura física, servidores e software, pode-se simplesmente contratar esses serviços de um provedor.

Com a infraestrutura baseada na nuvem, uma empresa pode facilmente escalar para cima ou para baixo sua capacidade de armazenamento e processamento, conforme necessário, sem ter que investir em hardware adicional.

Essa flexibilidade proporciona uma maior economia de custos, além de agilizar a adaptação às mudanças nas demandas do mercado ou necessidades dos negócios.

Vale destacar que muitos provedores de serviços em nuvem têm soluções robustas de backup e recuperação de dados, ajudando a proteger as informações críticas em caso de falha de hardware ou desastre natural.

Como funciona o Cloud Computing?

A Computação em Nuvem funciona armazenando dados e aplicações em servidores remotos, que são acessados via internet. Os usuários “alugam” esses recursos de provedores, que gerenciam a infraestrutura, manutenção e segurança, viabilizando o acesso a distância.

Para atender à demanda crescente, empresas do porte da Microsoft e do Google construíram e distribuíram imensas e seguras instalações provindas dos mais modernos servidores do mundo.

Contando com todo profissionalismo e experiência dessas organizações, qualquer empresa pode guardar arquivos e acessar aplicativos por lá, mesmo que a centenas de quilômetros de distância.

Um bom exemplo de funcionalidade em nuvem é o Google Workspace, no qual é possível armazenar arquivos, criar planilhas e promover reuniões, tudo isso sem a necessidade de ter uma infraestrutura local.

Essa é uma forma de contar com toda a praticidade que já dispõe ao operar um computador, arrastando e soltando ícones, usando buscas simples e editando seus documentos normalmente. E com a vantagem de ser muito mais barato, seguro e acessível de qualquer lugar, pelos mais diversos dispositivos.

Quais são as vantagens do Cloud Computing?

Há inúmeras vantagens em usar a Computação em Nuvem. Por exemplo, a possibilidade de acessar arquivos a qualquer hora, otimizar os equipamentos, ter ganhos de mobilidade e escalabilidade, fomentar a sustentabilidade e, ainda, reduzir os custos. 

Vamos falar sobre essas vantagens.

1. Acesso seguro a qualquer hora

Hospedar informações na rede traz uma série de benefícios, sobretudo viabilizar o acesso de qualquer lugar, de forma segura e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, seja ele smartphone, tablet ou computador.

2. Otimização de equipamento

Algumas empresas têm grande variação de demanda ao longo do tempo. E isso pode fazer com que o investimento em uma máquina poderosa não seja justificável, já que ela ficará ociosa em alguns períodos.

Por outro lado, a empresa também não pode trabalhar com máquinas com capacidade menor do que a necessária durante os picos.

Essa é uma das vantagens do Cloud Computing: o processo de upgrade e downgrade é feito automaticamente.

3. Segurança

Informações mantidas em servidores locais ou discos rígidos podem ser perdidas na eventualidade de algum pane ou erro físico, mesmo com a realização de constantes backups.

Já a possibilidade de perda de informações armazenadas em nuvem é muito menor, pois os dados são administrados por especialistas em servidores, com assertividade na manutenção e no gerenciamento.

4. Redução de custos

Para muitas empresas, a vantagem da Computação na Nuvem já poderia ser recomendada apenas levando em consideração o ponto de vista da redução de despesas, sem nem mencionar as outras vantagens, tamanha a economia que pode ser feita.

Afinal, não é necessária a contratação de serviços de suporte técnico (os chamados helpdesks), nem a aquisição e manutenção de servidores.

5. Mobilidade

A flexibilidade trazida pelos serviços que utilizam Cloud Computing faz com que o gestor se liberte do tradicional desktop. Sabemos que a rotina nos dias de hoje é movimentada e a tecnologia deve, evidentemente, acompanhar o gestor.

Imagine, por exemplo, que durante uma negociação feita em um almoço, o diretor de uma empresa precisa consultar informações antes de fechar o negócio.

É importante que essas informações estejam online e possam ser acessadas pelo smartphone, por exemplo.

6. Sustentabilidade

Outra vantagem da Cloud Computing é a promoção da sustentabilidade, outro valor que tem adquirido especial relevância no mundo corporativo.

A virtualização dos arquivos naturalmente leva a empresa a poupar energia, espaço, refrigeração e dióxido de carbono. A facilidade de acesso à informação, por sua vez, reduz significativamente a necessidade de utilização de papel.

7. Escalabilidade

Como os softwares baseados na nuvem são oferecidos na forma de assinaturas mensais, é muito fácil cadastrar ou remover usuários rapidamente, pagando só pelo uso efetivo.

Como você pode ver, são muitas as vantagens proporcionadas pelo uso da Computação em Nuvem. Agora, vamos entender quais são seus principais tipos.

Quais são os tipos de Cloud Computing?

A Computação em Nuvem pode ser classificada em três tipos principais: IaaS (Infrastructure as a Service), PaaS (Platform as a Service) e SaaS (Software as a Service). Esses modelos diferem em termos do que cada um disponibiliza ao usuário e o que ele precisa gerenciar.

Vamos nos aprofundar em cada um deles.

IaaS (Infrastructure as a Service)

Neste modelo, o provedor de nuvem dispõe da infraestrutura básica de TI, como servidores, armazenamento e redes.

Os usuários são responsáveis por gerenciar o sistema operacional, os dados e as aplicações. Isto proporciona um alto grau de flexibilidade e controle. 

Exemplos de IaaS incluem Amazon Web Services (AWS) e Google Cloud Platform.

PaaS (Platform as a Service)

Esse é um modelo que abrange uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos, que inclui infraestrutura, sistema operacional, ambiente de desenvolvimento, base de dados e outras ferramentas.

O PaaS permite aos usuários focar no desenvolvimento de seus aplicativos sem se preocupar com a administração da infraestrutura subjacente. 

Exemplos de PaaS incluem Heroku e Google App Engine.

SaaS (Software as a Service)

No modelo SaaS, o provedor de nuvem oferece software como um serviço que os usuários podem acessar diretamente via internet, geralmente por meio de um navegador web.

O provedor é responsável por gerenciar toda a infraestrutura, incluindo aplicações, dados, servidores etc.

Os usuários não precisam se preocupar com a instalação ou manutenção do software. 

Exemplos de SaaS incluem Google Workspace, Microsoft Office 365 e Zendesk.

Cloud Computing para pequenas empresas: vale a pena?

Se as empresas de grande porte estão ganhando vantagem competitiva ao trocar recursos físicos de TI por uma estrutura virtualizada, para as startups, pequenas e médias empresas (PME), a vantagem competitiva que se pode alcançar por meio dessa estratégia é fundamental para a consolidação do seu sucesso no mercado.

Alguns benefícios a serem conquistados pela PME que adota essa tecnologia são:

  • maior celeridade na tomada de decisões e, por consequência, respostas mais rápidas às mudanças de mercado;
  • possibilidade de trabalhar home office;
  • maior proteção aos arquivos, contando com modernos sistemas de segurança da informação da nuvem privada;
  • facilidade de usar softwares colaborativos;
  • aumento na produtividade devido à rapidez no acesso aos dados, bem como pela liberação da equipe de TI para se concentrar no core business;
  • possibilidade de intersecção de diversas tecnologias.

Nesse ponto, vale lembrar que o sucesso efetivo da virtualização nas PMEs está intrinsecamente ligado à escolha de uma empresa de excelência em tecnologia em nuvem, capaz de realizar um diagnóstico exato das necessidades e definir as melhores estratégias para ganhar competitividade com os recursos de TI.

5 grandes corporações que usam Cloud Computing

Agora que citamos como as pequenas empresas podem se favorecer dessa tecnologia, vamos mostrar também como as grandes corporações estão se beneficiando dela. Veja 5 organizações que fazem uso do Cloud Computing.

1. Coca-Cola

A Coca-Cola é exemplo de muitos dos empreendimentos de sucesso ao redor do mundo que usa Cloud Computing.

Foi com auxílio dessa tecnologia que a organização conseguiu lidar com o volume de trabalho de gerenciamento de dados — como milhões de imagens via Twitter, Facebook e Instagram para construir a Bandeira de Todo Mundo, mostrada na abertura da Copa do Mundo de 2014.

Para isso, a gigante precisou de uma plataforma com diferentes capacidades de poder computacional e decidiu usar a nuvem para criar um símbolo do espírito dos jogos.

2. SulAmérica

A SulAmérica Seguros, com seus mais de 7 milhões de clientes, usa um sistema de cadastro eletrônico para movimentar e atualizar dados de beneficiários integrados na nuvem.

Entre as vantagens desse sistema estão: o tráfego de arquivos on-line e a consulta ao banco de dados a partir de qualquer lugar. 

3. The Hartford

Os benefícios já citados justificam a adesão à computação na nuvem de empresas do porte da The Hartford — a 12ª maior corretora de seguros e investimentos dos Estados Unidos e uma das 500 maiores empresas do mundo, segundo a revista Forbes.

A companhia assinou um contrato de US$ 500 milhões para o fornecimento de serviços como os de mainframe (estrutura principal), armazenamento e backup em nuvem. 

4. Pearson

A Pearson está presente em 80 países ao redor do mundo, soma 150 anos de mercado e tem aproximadamente 40.000 funcionários. Esses são os números da líder mundial em educação.

A empresa estabeleceu uma infraestrutura híbrida global através da Cloud Computing, mais flexível e com sistemas e processos comuns.

Graças a isso, liberou investimentos em produtos novos e mais orientados para a internet, oferecendo resultados mensuráveis para seus alunos.

5. Delhaize América

Esse grupo controlador de mercearias e supermercados nos Estados Unidos usou o sistema de Cloud Computing para um fim inusitado e criativo: estudar o impacto do clima na venda dos seus produtos.

Otimizados pela análise de dados na nuvem, a empresa descobriu que a venda de carnes grelhadas caía em situações de clima mais quente, enquanto aumentava a venda de revistas.

Em vez de vários meses de pesquisa que seriam gastos em processos tradicionais, eles chegaram a esse resultado em apenas 2 semanas graças à tecnologia de Cloud Computing.

Afinal, como adotar o Cloud Computing?

Como você pode ver ao longo desse texto, o Cloud Computing é uma tecnologia que permite arquivar todos os dados da sua empresa em um servidor seguro, sem a necessidade de fazer investimentos maciços em infraestrutura de TI.

Em vista de tantos benefícios, você pode se perguntar: como adotar essa tecnologia no seu negócio? Para isso, a palavra de ordem é planejamento. 

Isso quer dizer que deve-se avaliar minuciosamente a estratégia que precisa ser adotada para subir seus arquivos em nuvem, contando com o apoio de uma empresa de consultoria com experiência na área.

Assim, você pode se beneficiar de inúmeras vantagens que já elencamos, como:

  • redução de custos;
  • compartilhamento de infraestrutura avançada em TI com baixo investimento;
  • acessibilidade para colaboradores, a qualquer momento, de qualquer lugar, de dispositivos conectados à internet;
  • flexibilidade e expansão dos negócios sem altos custos;
  • alta tecnologia e eficiência em armazenamento e recuperação de arquivos.

E, para desfrutar de todos esses benefícios, você pode contar com o apoio e a consultoria da Safetec. Somos uma empresa especializada em migração de nuvem, ajudando a definir toda a estratégia para seu negócio.

Basta entrar em contato com nosso time de especialistas para avaliar sua maturidade em nuvem e obter um planejamento personalizado. Solicite hoje mesmo uma análise.

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS