Uma boa equipe de TI sempre foi importante para empresas se manterem competitivas e eficientes. Porém, à medida que surgem novas tecnologias e modelos de atuação, o impacto desses profissionais é cada vez mais significativo.
Por exemplo, desde a pandemia, houve um aumento no número de organizações que optaram pelo home office. Para você ter uma ideia, dados da JLL mostram que, no final de 2023, 72% das empresas da América Latina ainda ofereciam dias remotos de trabalho, no chamado “modelo híbrido”.
Simultaneamente, tecnologias como ferramentas em nuvem e baseadas em inteligência artificial também evoluíram bastante nos últimos anos. Segundo pesquisa da FGVcia, em 2023, 42% das empresas brasileiras aderiram ao uso da nuvem para processamento de informações.
Em geral, essa nova fase da transformação digital corporativa traz muitos desafios, por conta de sua complexidade e velocidade com que os parâmetros mudam.
Assim, saber como coordenar uma equipe de trabalho de TI com uma ferramenta de colaboração na nuvem, IA e plataformas remotas, já se tornou uma responsabilidade central para quem ocupa papéis de liderança e gerência em uma organização.
Cada vez mais, o time de TI assume responsabilidades que dizem respeito às decisões nos negócios.
Deixa de ser um departamento formado apenas por profissionais com conhecimento técnico, que criam condições para a operação acontecer, e assume um papel mais consultivo, especialmente frente às inúmeras possibilidades que a tecnologia oferece.
Assim, além de cuidar da infraestrutura, o gestor de TI e seus colaboradores precisam propor novas abordagens tecnológicas e participar das deliberações do negócio — e não apenas atender às demandas.
Para otimizar os processos de formação, gestão e coordenação de equipes de TI, este artigo explica os principais cargos e funções do time, o seu papel estratégico nas ações da companhia e as vantagens de contar com bons profissionais na área.
Aproveite a leitura!
Cargos e funções em uma equipe de TI
Com tantas responsabilidades, não demora muito para concluir que uma equipe de alta performance no setor de TI precisa ser multidisciplinar. A soma de habilidades que se complementam e uma boa liderança fazem toda a diferença para coordenar os serviços e demandas do dia a dia.
Em relação aos cargos da equipe de TI, dividimos os colaboradores em quatro segmentos principais. São eles:
- gestores;
- profissionais de suporte;
- consultores;
- programadores.
1. Gestores
Os líderes responsáveis pela gestão de TI são, geralmente, profissionais com conhecimento técnico e visão analítica aguçada. No dia a dia, lidam com contratos, custos, manutenção estrutural, definição de políticas e organização de prioridades, entre outras tarefas.
Além disso, monitoram o comportamento dos clientes e concorrentes, o lançamento de inovações tecnológicas, acompanham indicadores de desempenho e pontos-chave da operação, especialmente quando necessitam de melhorias pontuais.
2. Profissionais de suporte
Os profissionais de suporte são responsáveis por atender aos chamados e oferecer atendimento para os clientes internos ou externos. Costumam enfrentar problemas bastante diversificados, que demandam uma vasta amplitude de conhecimento técnico.
Consultores
Focados em otimização e estratégia, consultores da equipe de TI atuam junto aos demais líderes para levantar e antecipar demandas. Assim, planejam soluções personalizadas e eficientes, antes mesmo que complicações se tornem frequentes.
Programadores
Os programadores são desenvolvedores de software, com habilidades para construir códigos, criar sistemas e implementar soluções pertinentes para a operação da empresa. Nesse contexto, incluímos:
- sistemas de controle interno;
- sites;
- integração de ferramentas;
- gestão integrada de projetos.
Quais são as principais funções da equipe de TI na empresa?
As principais funções executadas pelos profissionais de uma equipe de TI no dia a dia são:
- suporte técnico;
- manutenção de hardware;
- desenvolvimento de software;
- segurança de dados;
- análise de dados;
- criação e manutenção de sites;
- configuração e gestão de redes;
- treinamentos;
- pesquisa e inovação.
Suporte técnico
Como todo sistema está sujeito a sofrer falhas, bugs e outros conflitos, principalmente durante as interações com os usuários, cabe ao time de TI identificar as causas e implementar soluções para os eventos.
Geralmente, os chamados de suporte se organizam em sistemas dedicados, como um help desk interno, para definir os tickets mais urgentes e relevantes, que demandam prioridade.
Manutenção para hardware e software
Periodicamente, dispositivos e programas necessitam de manutenção, seja para troca de componentes defeituosos ou para atualizar os sistemas. Nesses casos, a gestão de TI pode definir a frequência das intervenções conforme as necessidades de cada empresa.
Desenvolvimento de software
Assim como o suporte técnico, o desenvolvimento de software é bastante comum na rotina da equipe de TI. Esses projetos são organizados, em sua maioria, em ciclos de planejamento, programação, teste e feedback.
O processo varia conforme a linguagem de código utilizada e a complexidade da tarefa. É possível trabalhar múltiplos produtos ao mesmo tempo, a depender do caso, muitas vezes com um gestor de projeto à frente dos programadores.
Segurança de dados
A rotina corporativa lida constantemente com informações sigilosas, de clientes, fornecedores ou do próprio negócio. Por isso, uma das funções da equipe de TI consiste em desenvolver ou adquirir sistemas de proteção, que visam garantir a segurança dos dados, da armazenagem à análise.
Análise de dados
A função analítica surgiu com a necessidade de coletar, armazenar e processar grandes volumes de informações, com relação ao conceito de Big Data.
Nesse caso, a equipe de TI atua na integração de dados, que coleta, transforma e disponibiliza essa base de conhecimento para que as demais áreas internas embasem suas decisões.
Criação e manutenção de sites
Especialmente com o crescimento do e-commerce, os desenvolvedores do time de TI podem atuar na criação e manutenção dos sites de uma empresa.
Nesse caso, é comum parear o programador com um designer responsável pelo layout, além do gerente do projeto, que define as funcionalidades essenciais para as páginas publicadas.
Configuração e gestão de rede
A gestão de rede também é tarefa da equipe de TI. Além de pesquisar e definir o provedor ideal para atender a demanda interna, podem ficar responsáveis pela configuração de redes locais, redes virtuais privadas (VPN) e até sistemas em nuvem.
Treinamentos
Como parte do serviço de suporte técnico, a área de TI promove treinamentos, atualizações e capacitações, especialmente durante o onboarding de colaboradores ou após a contratação de novas ferramentas.
Dessa forma, cabe aos profissionais mostrar aos demais funcionários como utilizar um software ou recurso implementado recentemente. Além disso, devem definir políticas de uso, diretrizes e métodos de controle para promover eficiência operacional e proteção de dados.
Pesquisa e inovação
A equipe de TI precisa estar antenada ao que é tendência no mercado, procurar tecnologias e inovações capazes de melhorar aspectos internos, como produtividade, redução de custos e taxas de resolução.
Papel estratégico da equipe de TI
A equipe de TI tem um papel estratégico para a qualidade operacional e o crescimento de uma organização. Não só é responsável por manter, implementar e solucionar problemas em sistemas e ferramentas diversas; o desenvolvimento de novas soluções também passa pelo time.
De tecnologias simples, como rede de internet e sistemas de gestão, até as mais complexas, como ferramentas em nuvem e inteligências artificiais (como o Bard, do Google), tudo passa por eles, antes mesmo de se pensar em criar um código ou contratar um serviço.
Entre os exemplos citados, há recursos indispensáveis para o funcionamento básico de uma organização.
Assim, afirmamos que a gestão de TI está diretamente ligada ao planejamento de objetivos de um negócio.
Antes, durante e após qualquer tomada de decisão, a tecnologia da informação fornece um suporte essencial para se alcançar bons resultados.
Vantagens da nuvem para gestão de equipes de TI
Um conceito-chave para criar operações escaláveis é a integração de ferramentas em nuvem. A sinergia aumenta a versatilidade das ações e ajuda cortar custos, o que aumenta o alcance de uma empresa.
Contudo, a implementação das tecnologias depende do desenvolvimento da autonomia dos colaboradores.
Nesse contexto, a descentralização da operação de TI se torna necessária, uma vez que todos membros da equipe podem colaborar para a resolução dos desafios, o que permite a flexibilidade necessária para respostas rápidas e soluções criativas, baratas e eficazes.
Com a popularização da Cloud Computing, surgiu uma grande oportunidade de comandar uma equipe de trabalho e conseguir esta descentralização de uma maneira acessível.
Com uma boa ferramenta de colaboração na nuvem, por exemplo, é possível que o time de TI consiga trabalhar remotamente.
Além disso, membros da equipe em locais diferentes, por meio de dispositivos diferentes, colaboram entre si, agilizam a resolução de problemas e a criação de soluções.
Uma equipe de desenvolvimento, por exemplo, ao invés de demorar dias para finalizar o código de um aplicativo — pois cada etapa requer o olhar de um especialista — pode trabalhar paralelamente com vários profissionais.
Esse cenário permite realizar testes simultâneos e propor melhorias com agilidade e eficiência. A produtividade aumenta, os resultados são mais expressivos e, consequentemente, os custos operacionais diminuem.
Procurando maneiras de reduzir despesas com a equipe de TI? Assista ao vídeo:
10 dicas para gestão de TI usando a nuvem
Ferramentas de colaboração na nuvem, como o Google Workspace, são excelentes para a comunicação e o planejamento em equipe.
Seu acesso, uso e compartilhamento pelo time ocorrem simultaneamente, de qualquer local, em qualquer horário e por qualquer dispositivo autorizado.
Veja como essas soluções melhoram a gestão da equipe de TI e o desempenho dos colaboradores, independentemente de cargos ou funções.
1. Melhora a comunicação interna
O time de TI se torna mais produtivo quando está bem informado de tudo o que acontece. Com uma ferramenta de colaboração na nuvem, todos os colaboradores têm uma visão panorâmica da operação e se comunicam entre si de uma forma rápida e dinâmica.
Além de facilitar o diálogo entre a equipe, a ferramenta de colaboração na nuvem diminui os custos com comunicação.
Em vez de precisar fazer campanhas na intranet ou enviar e-mail marketing, ou ainda, reunir todo o time para fazer comunicados, os gestores alimentam a ferramenta e tornam tudo mais real time. Os próprios membros da equipe se encarregam de facilitar o acesso às informações.
2. Deixa a equipe mais alinhada
Ao agrupar e-mail, chat, agenda e outros recursos utilizados frequentemente, centralizados em uma única ferramenta de colaboração na nuvem, é possível tornar a equipe muito mais alinhada.
Os ruídos e falhas de comunicação diminuem consideravelmente, pois, em poucos cliques, os membros do time verificam as informações e resolvem conflitos em um único ambiente.
3. Diminui as despesas com o trabalho remoto
Os custos para acomodar equipes e fornecer todas as ferramentas de trabalho necessárias é reduzido a zero com a mudança para o modelo remoto.
Porém, ao ir além e adquirir ferramentas de colaboração em nuvem, é possível contornar uma série de problemas e diminuir ainda mais as suas despesas.
Isso porque fica mais fácil superar limitações de hardware, implementar medidas de proteção de dados, estabelecer conexões autorizadas e seguras e controlar o nível de manipulação humana.
Tais fatores representam ameaças pertinentes ao trabalho remoto, facilmente superáveis com os recursos certos.
4. Garante a segurança dos documentos
Existem níveis de confidencialidade ou sensibilidades de documentos corporativos. Acessá-los e enviá-los deliberadamente pode colocar toda a operação de TI, assim como o negócio, em risco.
Ao concentrar o acesso aos documentos da área numa única ferramenta de colaboração na nuvem, diminuem os riscos de fraudes e danos aos dados, pois o tráfego não ocorre via e-mail, por exemplo.
5. Aumenta a capacidade de armazenamento
O transporte e a alocação de dados podem ser problemas se o time não tiver espaço disponível para o armazenamento dos arquivos.
Com uma boa ferramenta na nuvem, o desafio se resolve facilmente, sem comprometer a infraestrutura interna ou exigir mudanças de grande porte. As informações estão sempre disponíveis, atualizadas e seguras.
6. Promove a cultura colaborativa
A integração de ferramentas em nuvem e uma boa gestão de TI estimula a colaboratividade entre os membros da equipe e com outros setores. Isso porque a comunicação se torna simples e todos os fatores relevantes se tornam acessíveis, organizados no mesmo ambiente.
7. Possibilita a customização de soluções
Uma solução na nuvem também permite a personalização das ferramentas de trabalho, tanto no visual quanto nas especificidades de cada demanda.
Isso faz toda a diferença para aumentar fatores como identificação, engajamento e produtividade.
8. Facilita a distribuição de tarefas
Para o gestor de TI, delegar tarefas com uma ferramenta de colaboração na nuvem torna um trabalho mais rápido e eficiente.
Como não é preciso interromper, acomodar e reunir sempre a equipe para passar as funções, o tempo disponível para executar as tarefas é priorizado.
Além disso, acompanhar o trabalho pela ferramenta tende a ser mais fácil e auxiliar na hora de tomar decisões.
9. Compartilha o conhecimento
Os níveis de experiência no time de TI podem ser diferentes. Alguns colaboradores são profundos conhecedores da técnica, outros conhecem melhor o negócio, por estarem mais tempo na empresa.
Assim, ao incentivar a colaboração e dar ferramentas para facilitar a troca de conhecimento, o desenvolvimento individual e coletivo só têm a ganhar.
10. Melhora o monitoramento de performance
Com um sistema de gestão em nuvem, principalmente com tarefas automatizadas para alimentar os indicadores, fica mais fácil acompanhar o desempenho dos colaboradores, bem como os resultados do time.
Assim, é possível otimizar o monitoramento em tempo real e identificar falhas, propor soluções e realizar ajustes maiores com muito mais confiança e transparência.
Se você quer saber se está na hora de migrar sua empresa para a nuvem, assista ao vídeo abaixo:
E por aí, como está o desempenho de sua equipe de TI? Gostou destas dicas? Tem dúvidas sobre ferramentas de gestão em nuvem?
Não se preocupe: a consultoria da Safetec pode te ajudar nessas questões e em muitas outras. Fale conosco ou deixe um comentário!
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