Dois fatores, atualmente, têm se mostrado extremamente desafiadores para aqueles líderes que buscam ideais para melhorar o ambiente de trabalho:
- A crise, que pode desmotivar e gerar atrito
- O novo perfil da força de trabalho e suas motivações
Quanto ao primeiro ponto, mostrar segurança, serenidade e competência na liderança, além de combater aquele ambiente de desânimo, pessimismos e até medo de cortes, é fundamental.
Mostre claramente o que a empresa está fazendo para superar a crise e que quanto mais competente for a equipe, menor será a possibilidade de alguma medida drástica ser tomada.
Quanto ao segundo ponto, o que motiva os trabalhadores em seu local de trabalho, um artigo publicado pala da universidade de Harvard constatou que nada menos 4 em cada 10 empregados não se sente motivados no trabalho.
Mas a pesquisa não se contentou com essa constatação alarmante. Foi buscar soluções para o problema e, durante 4 anos, entrevistou funcionário de diversas empresas e chegou a uma série de características que podem ser excelentes ideias para melhorar o ambiente de trabalho.
Na verdade, essas ideias foram resumidas em um acrônimo em inglês que objetiva criar o ambiente de trabalho dos sonhos: DREAMS (sonhos em inglês).
Confira nessa postagem o significado de cada uma dessas letras e como implementar essas ideias para melhorar o ambiente de trabalho em seu negócio e desenvolver uma nova maneira de trabalhar.
Veja também: Google Apps for Work agora é G Suite: a nova maneira de trabalhar e liderar
DREAMS: Ideais para melhorar o ambiente de trabalho
Um ambiente de trabalho produtivo limpo, agradável e espaçoso, assim como equipamentos e softwares adequados para a realização das tarefas, preferencialmente colaborativos, são um primeiro passo importante.
Sem estes fatores mínimos de conforto e bem-estar, nem pensem em tentar empregar as 6 ideias para melhorar o ambiente de trabalho da metodologia DREAMS.
Que aliás tem o seguinte significado:
- Difference = Diferença
- Radical honesty = Radicalmente Honesto
- Extra value = Valor extra
- Authenticity = Autenticidade
- Meaning = Significado
- Simple rules = Regras simples
Para cada uma dessas características, os autores definiram uma frase. Vamos analisar cada uma delas a seguir.
1- Diferença
“Eu quero trabalhar em um lugar onde eu possa ser eu mesmo”.
A diferença aqui está no sentido de incluir as diferenças, sem preconceitos dos mais diversos tipos, seja do colaborador que usa um piercing, por exemplo, ou questões relacionadas à sua origem étnica, orientação de gênero e até preferências de hobbies e atitudes.
Poder ser você mesmo, sem ter que usar “máscaras” para mostrar seu valor, traz grandes vantagens para o ambiente de trabalho.
2- Honestidade radical
“Quero saber o que está acontecendo”.
Sem mistérios nem segredos, um ambiente de trabalho franco e onde a informações fluem de forma transparente e com feedbacks constantes é outro das ideias para melhorar o ambiente de trabalho divulgadas pelo artigo.
Veja mais: A dinâmica de colaboração potencializada pela tecnologia
3- Valor extra
“Eu quero trabalhar em uma organização que me torne mais valioso”.
Trabalhar também significa evoluir e se desenvolver. Nada melhor, tanto para empresa como para empregado, por isso, práticas de capacitação, coaching e mentoria são muito bem vindas.
4- Autenticidade
“Eu quero trabalhar em uma organização que realmente representa algo”.
Cada vez mais os colaboradores querem sentir que pertencem a algo maior, uma cuasa verdadeira.
Assim, não querem trabalhar em uma empresa que “vende softwares”, por exemplo, mas querem enxergar isso de outra formar, como “uma organização que se dedica a espalhar conhecimento com ajuda da tecnologia da informação”.
É muito importante definir os valores de sua empresa de uma forma ampla e demonstrar a todos como ela traz benefícios para a sociedade.
5- Significado
“Quero que o meu trabalho do dia-a-dia seja significativo”.
Estar bem informado sobre como suas tarefas contribuem para o atingimento das metas da empresa dá muito mais significado às atividades dos empregados.
Uma boa ideia para melhorar o ambiente trabalho nesse sentido é criar canais de comunicação no estilo de redes sociais, onde cada departamento ou time pode divulgar o que fez e compartilhar com os demais.
Uma ótima ferramenta para isso é o G+ Corporativo.
6- Regras simples
“Eu não quero ser prejudicado por regras estúpidas”.
Clareza de propósitos e regras que fazem sentido. Todo funcionário quer saber quais os critérios de promoção, por exemplo. E tome cuidado: regras que parecem autoritárias ou que não trazem produtividade para o negócio podem ser contestadas, prejudicando o clima na empresa.
Além disso, Ninguém quer ser pego de surpresa por uma regra que desconhecia: tudo precisa ser bem divulgado.
Todas essas ideias para melhorar o ambiente de trabalho podem parecer “um sonho”, como o nome diz, mas as novas gerações, principalmente as chamadas gerações Y e Z, se sentem bem mais à vontade com este tipo de ambiente do que com um que valorize somente a busca constante de recompensas monetárias.
São essas novas gerações que estão determinando novas maneiras de trabalhar, com mais tempo livre para si mesmo, mediante o auxílio da tecnologia em nuvem e de plataformas colaborativas na integração de equipes de trabalho.
Veja um caso real de como o cloud computing pode melhorar as relações e a comunicação de uma empresa.
Afinal, comunicação ágil e integração entre departamentos é outra ótima ideia para melhorar o ambiente de trabalho.
Foi o que percebeu a Martorelli Advogados, com mais de 200 colaboradores e diversos departamentos jurídicos, tais como Ambiental, Contencioso, Empresarial, Trabalhista, Tributário e Tecnologia da Informação.
Com ajuda da Safetec, esta empresa pode usar o G Suite não apenas para fazer a informações fluírem e serem compartilhadas, como também usando o Google Forms para fazer avaliações 360 graus com muito mais rapidez e engajamento de todos.
Confira mais detalhes: CASE Martorelli Advogados