Imaginando o Futuro dos Negócios Conectados

Caminhando pelo escritório de 2030, é justo presumir que a tecnologia terá um papel ainda maior, mas pode não ser hora de substituir os trabalhadores humanos ainda.

Este artigo, escrito por Marina Gerner na Raconteur, nos traz uma perspectiva de como será o futuro do trabalho com a evolução da automação. Veja abaixo a tradução da matéria:

Se pudéssemos dar uma volta pelo futuro local de trabalho, o que veríamos? Na última década, a globalização e as novas tecnologias trouxeram mudanças tremendas à maneira como trabalhamos. Sem dúvida, a forma como as empresas se comunicam, colaboram e envolvem sua força de trabalho está definida para evoluir, se o progresso tecnológico e as tendências atuais continuarem. Como poderia ser o futuro negócio conectado de 2030?

Quem trabalha no futuro local de trabalho?

A automação está mudando a forma como trabalhamos. Então, a força de trabalho futura ainda será em sua maioria humana ou será composta por robôs e trabalhadores digitais?

“A velocidade da nova tecnologia é tão rápida que muitas vezes não percebemos que muito da tecnologia que já usamos é a ‘automação’ no local de trabalho”, diz Sanna Ojanperä, aluna de doutorado Alan Turing no Instituto de Internet da Universidade de Oxford. Não sabemos até que ponto a automação já é fundamental para o nosso trabalho.

Ojanperä diz que contamos com análise computacional, maquinário e robótica, bem como inteligência artificial (IA), que sustenta grande parte do hardware e software que usamos. “As máquinas vêm substituindo trabalhadores há séculos e os robôs os substituem há décadas”, diz ela.

Quase um século atrás, o economista britânico John Maynard Keynes fez algumas previsões sobre o local de trabalho de 2030. Ele argumentou que a capacidade das máquinas de assumir empregos humanos superou a capacidade da economia de criar empregos novos e valiosos para as pessoas . O resultado seria que em breve não teríamos mais que nos preocupar com o trabalho.

Keynes pensava que no ano de 2030 o progresso tecnológico teria libertado os humanos da “luta pela subsistência” e nos levado ao “nosso destino de felicidade econômica”. As máquinas fariam todo o trabalho, enquanto nós viveríamos em uma sociedade de abundância e desfrutaríamos nosso tempo livre. Mas, até agora, isso não se materializou.

Enquanto as máquinas nos substituem, passamos para novos empregos. Estima-se que 75 milhões de empregos podem ser substituídos por uma mudança na divisão do trabalho entre humanos e máquinas, enquanto 133 milhões de novos papéis podem surgir, de acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial. Portanto, é mais provável que robôs e pessoas trabalhem lado a lado.

Isso tornará nosso trabalho melhor ou pior? Em seu polêmico ensaio On the Phenomenon of Bullshit Jobs e livro homônimo, o antropólogo David Graeber mapeou o surgimento dos chamados empregos bullshit. Ele os definiu como “uma forma de trabalho remunerado tão completamente sem sentido, desnecessário ou pernicioso que nem mesmo o empregado pode justificar sua existência”.

Gaeber argumentou que as pessoas com empregos produtivos, digamos, motoristas de ambulância, enfermeiras e professores, estão cada vez mais sobrecarregadas, enquanto “lacaios, capangas, canalizadores, marcadores de caixa e capatazes” se multiplicaram. Os robôs assumirão nossos empregos de merda? Eles podem, mas não se os humanos ainda precisarem monitorá-los e atendê-los.

Como é uma reunião?

Em nossas vidas profissionais, todos nós tivemos uma reunião que poderia ter sido acompanhada por um e-mail. Assim como a maldição do presenteísmo – a prática de estar em uma mesa apenas para ser visto como presente – reuniões demoradas são cada vez mais desaprovadas.

Ainda teremos reuniões +enfadonhas e face a face no futuro local de trabalho? Ou vamos interagir com nossos colegas e clientes virtualmente? 

As circunstâncias excepcionais provocadas pelo coronavírus podem ser um momento decisivo para a forma como nos comunicamos no trabalho. Desde o surto do vírus, o preço das ações da plataforma de conferência remota Zoom Video Communications aumentou 65 por cento. Mesmo uma empresa que foi confundida com a Zoom, por ter um nome semelhante, viu o preço de suas ações subir várias vezes.

A demanda atual por reuniões virtuais não tem precedentes, mas as implicações de longo prazo da tecnologia colaborativa são igualmente poderosas.

A realidade virtual já está em uso para treinar equipes médicas em situações de baixa frequência e alto risco. Sempre haverá reuniões presenciais convenientes. Mas o aumento do trabalho autônomo reforça ainda mais o fato de que o trabalho virtual se tornará comum.

No Reino Unido, o trabalho autônomo aumentou 11% nos últimos cinco anos: 8% para homens e 18% para mulheres, de acordo com a IPSE, a associação de profissionais independentes e trabalhadores autônomos. Na ausência de licença parental bem financiada ou acordos de trabalho flexíveis, alguns pais optam por trabalhar por conta própria, por exemplo.

“Se os trabalhadores autônomos do Reino Unido continuarem a crescer nas taxas atuais – houve um aumento de 40% desde 2008 – poderia haver cerca de sete milhões de trabalhadores autônomos até 2030”, disse Ryan Barnett, consultor de política econômica da IPSE. A ascensão dos autônomos continua a tornar nosso trabalho mais flexível e virtual.

Como é o nosso escritório?

Existem muitos fatores que influenciarão nosso futuro local de trabalho, além da tecnologia; a globalização, por exemplo, significa que nosso trabalho está cada vez mais conectado. Teremos um escritório daqui a dez anos ou todos os nossos colegas trabalharão remotamente, espalhados pelo mundo?

“Em nosso relatório sobre trabalho remoto, descobrimos que 93% dos freelancers pesquisados ​​pensavam que trabalhar fora do escritório melhorava sua experiência de trabalho”, disse Barnett da IPSE. “Trabalhar em casa está se tornando cada vez mais popular à medida que as pessoas tentam encaixar melhor seu trabalho em sua vida doméstica. Talvez seja melhor para o meio ambiente, pois as pessoas também viajarão menos. ”

O aumento dos preços dos imóveis nas grandes cidades aumenta a atração do trabalho remoto. Se o trabalho remoto é possível depende da indústria, é claro. No setor de saúde ou cuidados, é menos viável, mas mesmo lá, as tecnologias virtuais ajudam os cirurgiões a treinar uns aos outros em todo o mundo e os GPs já conduzem consultas por meio de aplicativos.

Podemos ver algumas empresas mudando para um escritório central menor e trabalhadores mais flexíveis

“Nossa pesquisa mostrou que 97% do trabalho remoto é feito em casa e 87% dos freelancers trabalharam em casa”, diz Barnett. Dado o aumento do trabalho remoto, podemos ver algumas empresas passando a ter um escritório central menor e trabalhadores mais flexíveis, sejam autônomos ou funcionários trabalhando remotamente.

Algumas empresas já dispensaram o escritório. Outros se instalaram na WeWork ou em outros escritórios com serviços, o que pode ter sido uma história de arrogância empresarial, mas também mostra que ansiamos por um local de trabalho mais criativo, moderno, flexível e interconectado.

As desvantagens do trabalho remoto incluem uma sensação de solidão e desconexão. Barnett diz: “A solidão e a saúde mental são questões fundamentais para os autônomos e esperamos que, à medida que mais pessoas começarem a trabalhar remotamente nos próximos meses, o governo comece a dar as devidas considerações a essas questões”.

Uma solução é os freelancers trabalharem lado a lado em pequenos grupos. Isso já está acontecendo em cafés, bibliotecas, espaços locais de co-working e hubs para nômades globais.

Como podemos nos preparar para o futuro local de trabalho?

Qual é o resultado dessas mudanças? Habilidades que são inerentemente humanas ganharão aceitação. “Tarefas não rotineiras e mais complexas que tendem a exigir habilidades cognitivas ou qualidades emocionais são provavelmente menos afetadas pela automação”, diz Ojanperä, do Instituto de Internet da Universidade de Oxford.

De acordo com uma pesquisa de 2019 realizada pelo CareerBuilder, 80% dos empregadores disseram que as soft skills, como inteligência interpessoal, pensamento crítico e boa comunicação, são tão ou mais importantes do que as  hard skills ao decidir se contrata um candidato.

Como consequência da automação, os setores “com um aumento líquido previsto de empregos podem incluir serviços de saúde, profissionais, científicos, técnicos e educação, enquanto aqueles que provavelmente enfrentam perdas líquidas de empregos podem incluir manufatura, transporte, armazenamento e administração pública”, diz Ojanperä.

Portanto, embora o futuro local de trabalho seja mais conectado tecnologicamente, é fundamental fortalecer e investir nos elementos humanos do nosso trabalho.

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