Qual a melhor rede social empresarial: saiba como escolher!

rede social empresarial

Saber qual a melhor rede social empresarial é uma questão fundamental para empresas que se preocupam com a comunicação interna, com o engajamento dos funcionários e com a integração entre setores.

Não há como negar que as redes sociais se tornaram extremamente importantes na rotina de todos os indivíduos, das mais diversas idades, localidades, profissões e personalidades. Elas atuam como entretenimento, canal de comunicação e até mesmo para conquistar objetivos profissionais.

Não à toa, a expectativa para 2023, é que existam mais de 145 milhões de usuários das redes sociais só no Brasil. País que, inclusive, ocupa a segunda posição do ranking de usuários que passam mais tempo nas redes.

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Fonte: https://gente.globo.com/infografico-o-brasileiro-ama-redes-sociais/

Se este é um hábito presente em grande parte da população e há uma grande expectativa para que o uso dessas ferramentas continue crescendo nos próximos anos, é natural imaginar que elas também estão no radar das empresas, certo?

No dia a dia, para contatos pessoais e profissionais, existem inúmeras redes, como Facebook, TikTok, Instagram, Youtube, BeReal e tantas outras. E, sim, as empresas inovadoras e antenadas no comportamento de consumo dos seus clientes, estão presentes nestas redes.

Seja para conversar de maneira mais informal com seu público, para realizar estratégias de marketing e vendas ou para oferecer um canal de suporte 24/7. Mas e para contatos internos, isso também é possível?

Sim! Por meio da rede social corporativa, os gestores conseguem incentivar as trocas e contatos utilizando a ferramenta internamente. Mas, claro, não são as mesmas redes sociais acessadas no cenário pessoal.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é e por que usar uma rede social empresarial!

Boa leitura!

O que é uma rede social empresarial?

Redes sociais, de modo geral, são estruturas responsáveis por conectar pessoas com interesses, objetivos e valores em comum.  Normalmente atreladas ao cenário virtual, as redes também ocorrem fora do ambiente online, em organizações, assembléias e movimentos.

Mas não há como negar que as redes sociais digitais são as primeiras a surgirem no nosso pensamento quando utilizamos este termo. Isso porque nos últimos anos elas invadiram o cotidiano de mais de 170 milhões de brasileiros, quase 80% da população do país são usuários ativos das redes.

Nelas os usuários podem trocar mensagens, fazer ligações, enviar fotos, vídeos e áudios. Além de acessar notícias, encontrar pessoas e oportunidades. Alguns exemplos comuns no nosso dia a dia são o Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, BeReal, TikTok etc.

A rede social empresarial funciona tal qual as redes normais, mas mais nichada e restrita a um determinado público. Ou seja, o conteúdo disponível, postado, acessado e compartilhado é voltado para o universo corporativo.

Inclusive, a empresa pode restringir ainda mais as trocas, tornando as interações exclusivas a determinadas pessoas, como colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes. Assim, o nível de publicidade das informações é muito menor que em redes sociais não corporativas.

Qual a melhor rede social corporativa?

A rede social corporativa ainda está em desenvolvimento no Brasil. Apesar de existirem algumas opções, a expectativa é que mais marcas desenvolvam suas próprias redes empresariais nos próximos anos.

Assim como grande parte das ferramentas tecnológicas corporativas, escolher qual a melhor rede social a ser utilizada na corporação depende de inúmeros fatores. Afinal, não existe uma solução que atenda com louvor todos os tipos de negócios.

Para escolher uma rede social empresarial, portanto, é preciso conhecer a sua empresa e identificar quais as demandas, urgências e possibilidades dela. Isso significa que a melhor rede para o seu time talvez não seja a ideal para a empresa vizinha.

Mas, claro, existem alguns elementos que podem guiar esta escolha e diminuir as chances de erro.

Veja no tópico a seguir quais requisitos, independentemente da empresa, precisam ser considerados antes de escolher a melhor rede social corporativa. Confira.

Como escolher uma rede social empresarial?

Saber como escolher uma rede social empresarial, como mencionado acima, inclui a análise de alguns fatores muito importantes. Afinal, você está a procura de uma solução que facilite a comunicação, as trocas e a interação dos usuários, de acordo com o objetivo da empresa.

Para isso, é fundamental se atentar para:

  • segurança – Este é um fator ainda mais importante se a empresa utiliza a rede social para trocar informações e dados sensíveis, sigilosos ou confidenciais. Além de limitar o acesso, é fundamental verificar as barreiras e soluções de segurança utilizadas pela rede.
  • integração – Algumas redes sociais permitem a integração com outras ferramentas de vendas, CRM, marketing ou soluções de produtividade como o Docs, sheets etc. Esse pode ser um ótimo facilitador e potencializador para as estratégias da empresa.
  • ferramentas e funcionalidades – Para escolher a melhor rede social empresarial é preciso, claro, verificar o que ela tem a oferecer. Isso inclui ferramentas gratuitas, pagas, funcionalidades e soluções.
  • facilidade de uso – Outro requisito muito importante é a estabilidade e o quão simples é navegar na rede social empresarial. Ela precisa ser prática, intuitiva e simples para atender a demanda por agilidade comum às redes.
  • custo – Por fim, claro, o custo é um requisito fundamental no momento de escolher qual a melhor rede social corporativa. Ele deve estar dentro do budget determinado para ação e o plano escolhido precisa estar de acordo com a demanda do time.

Agora que você já sabe o que é e como escolher, vamos ver por que usar uma rede social corporativa pode trazer mais valor para a sua empresa?

Por que usar uma rede social corporativa?

Algumas das maiores vantagens da rede social empresarial são a facilidade, a agilidade e o dinamismo da comunicação entre os usuários. Ela também funciona como um canal informativo, para compartilhar novidades, avisos, dados, performance do time, conquistas e muito mais!

Além disso, a rede social empresarial é uma ótima maneira de melhorar e estreitar o relacionamento entre todos os membros da equipe, que podem, inclusive, trocar conhecimentos, descobertas e vivências.

Isso impacta diretamente no clima organizacional, melhorando o bem-estar dos colaboradores, a produtividade, o engajamento e a integração. Sem contar o ganho ocasionado pelas trocas.

Como se trata de uma rede social empresarial, a comunicação pode ser guiada e monitorada para que a equipe atinja os objetivos da corporação. Tornando-se extremamente estratégica para o endomarketing, vendas, atendimento e todas as demais áreas.

Quando clientes externos, fornecedores e parceiros são incluídos na rede, ela também oferece essas vantagens para fora das paredes do escritório. Melhoram o relacionamento, facilitam a comunicação e estimulam o contato com novos parceiros e clientes.

Além de auxiliar na identificação de demandas, gargalos e pontos que podem ser potencializados, ao colher feedbacks e acompanhar os compartilhamentos.

Exemplos de rede social corporativa

rede social empresarial exemplos

Assim como outras ferramentas digitais, os exemplos de rede social corporativa se alteram com o tempo e novas surgem a todo momento. O Google, por exemplo, disponibilizou o Google +, de 2011 a 2019, com o intuito dos usuários compartilharem suas vidas.

Ela, no entanto, não era uma rede social empresarial, e suas funcionalidades, com o tempo, foram agregadas a outras ferramentas ou descartadas.

Hoje, existem outras empresas que apostaram no modelo voltado para empresas, mas que também podem ser utilizadas pelo usuário comum. Veja alguns exemplos abaixo!

1. Slack

O Slack, assim como o Whatsapp, é uma rede majoritariamente para comunicação. Nela os usuários podem trocar mensagens de texto, vídeo ou áudio, além de compartilharem links, fotos e documentos.

Com a funcionalidade de criação de canais, a equipe pode formar grupos específicos para determinados projetos ou interesses. Como, por exemplo, um canal de música, filmes ou esportes. Quem tem interesse nestes temas, pode ser adicionado e participar das trocas.

No âmbito mais formal, podem criar canais para determinado cliente, uma entrega específica ou projeto.

2. Trello

O Trello é uma ferramenta muito interessante para o gerenciamento de projetos, fluxo de trabalho ou tarefas do dia a dia. Assim como no Slack, os usuários podem compartilhar experiências, informações e o andamento de determinadas ações.

E o mais interessante: a ferramenta conta com diversas soluções de colaboratividade. Permitindo que diversos membros participem das atividades, sem que haja duplicidade ou quebra de fluidez nos processos.

Basta criar um quadro, nomeá-lo e enviar o link para os participantes. A ferramenta é muito simples e intuitiva.

3. Workplace

O Workplace é, talvez, uma das únicas ferramentas da lista que nasceu realmente como uma rede social empresarial. Ela é um braço do Facebook voltado para o universo corporativo, no qual os colaboradores podem se relacionar e compartilhar informações profissionais.

Mas isso ocorre de uma maneira mais controlada, particular e segura. E o melhor, a ferramenta permite a integração com a estrutura de TI da empresa, facilitando o gerenciamento de indicadores, o desenvolvimento de dashboards e o monitoramento de performance.

E, assim como nos demais citados, os usuários podem participar de grupos específicos para determinados objetivos, compartilhar mensagens, vídeos e fotos. Além de acessar notícias, trending topics, tendências etc.

4. Google Workspace

O Google Workspace, na verdade, não foi desenvolvido na categoria de rede social empresarial. Ele é, em essência, um conjunto completo de soluções de automação, armazenamento, criação, compartilhamento e produtividade.

Mas, na prática, ele oferece ferramentas de comunicação e colaboratividade que melhoram a fluidez do diálogo com usuários autorizados. Assim como a possibilidade de compartilhar experiências, estratégias e apresentações.

Sem contar, claro, soluções como o Google Meet e o Google Chat que são específicas para reuniões, conversas e até bate-papos mais informais entre membros da equipe.

Muitas redes sociais empresariais, assim como o Workspace, possuem planos gratuitos, com determinado limite, como espaço de armazenamento, funcionalidades e número de usuários. E, para demandas maiores, as empresas podem investir em planos pagos.

No caso do Google Workspace, o modelo de pagamento é pay to use, ou pague o quanto usar. O que auxilia na otimização dos recursos e permite que empresas com orçamento menor consigam ter acesso a ferramentas de produtividade, comunicação e criação muito mais robustas.

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