O que é e como desenvolver a consciência ambiental na empresa?

Dicas sobre como desenvolver a consciência ambiental na empresa

As empresas têm um papel fundamental quando se trata da sustentabilidade ambiental, já que suas operações impactam diretamente o planeta. Assim, mudanças de atitudes e processos na organização já geram resultados positivos para o meio ambiente.

Por isso, é importante entender como desenvolver a consciência ambiental na empresa e é justamente esse o tema deste artigo, já que a ação de cada colaborador tem o poder de provocar uma mudança significativa em toda a cadeia produtiva.

Explicaremos o que é consciência ambiental e também mostraremos dicas para começar a implementá-la no seu negócio. 

Continue lendo e saiba mais!

O que é consciência ambiental?

Consciência ambiental é o entendimento sobre como o meio ambiente funciona e qual o impacto das nossas atitudes em relação a ele, seja a curto, médio ou longo prazo. E mais: é buscar ativamente por soluções para contribuir para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável. 

Ou seja, é reconhecer como afetamos o planeta e fazer mudanças para reduzir o impacto negativo sobre ele. Porém, consciência ambiental é muito mais do que separar o lixo reciclado do orgânico: é compreender como o mundo realmente funciona, qual a importância dos recursos naturais para a nossa existência e encontrar soluções para resolver os problemas socioambientais. 

Gestão ambiental nas empresas

A gestão ambiental (ou gestão sustentável) tem como foco a sustentabilidade do negócio e determina o escopo para a adoção de uma política ambiental na empresa. Para isso, é necessário entender quais ações impactam o meio ambiente e definir as soluções sustentáveis para cada uma.

A ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, por exemplo, pode ser usada como um recurso para implementar a gestão sustentável na empresa, pois determina o que uma organização precisa fazer para proteger o meio ambiente e quais práticas adotar. 

Dentre os benefícios de ter uma gestão ambiental, destaque para a vantagem competitiva, já que o tema tem grande relevância para os consumidores — um estudo realizado pela Union + Webster mostra que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Outras vantagens são a redução de custos, diminuição do desperdício de matéria-prima, aumento da produtividade e maior eficiência energética.

Saiba mais: Como aumentar a produtividade da equipe que já é enxuta?

Veja no vídeo do Sebrae como implementar a gestão ambiental:

 

Como desenvolver a consciência ambiental na empresa? 4 dicas essenciais 

  1. Oriente os colaboradores a respeito da importância do tema
  2. Defina quais ações serão implementadas e planeje a infraestrutura
  3. Tenha uma pessoa ou um comitê focado em sustentabilidade
  4. Invista na divulgação interna e externa

Confira os detalhes de cada uma das dicas a seguir.

1. Oriente os colaboradores a respeito da importância do tema 

O primeiro passo sobre como desenvolver a consciência ambiental na empresa é oferecer as informações necessárias para as pessoas que fazem parte dela. É a partir das ações de cada colaborador que será possível transformar a relação da organização com o planeta e, para isso, é preciso que todos estejam engajados com a causa. 

Então, ofereça palestras, treinamentos, cursos, seminários, vídeos, tudo o que for possível para fomentar a cultura da responsabilidade ambiental na empresa. E mais: as pessoas precisam ter clareza sobre qual o propósito da mudança e entender o impacto de suas atitudes para o planeta.

Leia também: O que é trabalho colaborativo: conheça as 7 vantagens

2. Defina quais ações serão implementadas e planeje a infraestrutura

A prática é parte fundamental do processo de conscientização de colaboradores. Dessa forma, mapeie como a companhia opera hoje e defina quais ações serão implementadas. Alguns exemplos são:

  • uso consciente dos recursos naturais para evitar o desperdício
  • reuso de matéria-prima no processo produtivo
  • redução do consumo de água e uso mais eficiente do recurso
  • utilização de fontes renováveis de energia
  • diminuição do uso de produtos descartáveis
  • adoção de sistema de reciclagem para a coleta e descarte adequado dos resíduos 
  • contratação de fornecedores sustentáveis

Para que tudo isso (e muito mais) seja colocado em prática, é imprescindível que exista uma infraestrutura adequada. Faça um planejamento e estabeleça como cada uma das ideias passarão a fazer parte dos processos da empresa.

3. Tenha uma pessoa ou um comitê focado em sustentabilidade

Para conseguir colocar os ensinamentos em prática e tornar a consciência ambiental uma pauta perene na empresa, é preciso ter uma pessoa ou um comitê responsável por isso. Tal pessoa ou grupo deverá traçar estratégias para viabilizar as mudanças na organização, assim como acompanhar de perto o que de fato está sendo feito. 

Sem ter colaboradores voltados especificamente para essa tarefa, a tendência é que as ideias sejam esquecidas com o passar do tempo e, no fim, não será possível ver transformações significativas acontecendo. 

4. Invista na divulgação interna e externa

Para engajar funcionários, é preciso divulgar as ideias e ações na empresa por meio do marketing interno, enfatizar o propósito e os benefícios do que está sendo feito, e mostrar a importância do envolvimento de cada um com a causa. 

Depois, ao começar a colocar mudanças em prática, faça divulgações para o público externo também. 

Reforçamos que isso deve ser feito apenas após as implementações para que o discurso não seja vazio. Os consumidores prezam por marcas  que se mostram verdadeiramente preocupadas com o meio ambiente, não que apenas investem em propaganda, mas, na verdade, não fazem nada para contribuir para a sustentabilidade. 

Deu para entender como desenvolver a consciência ambiental na empresa e o que fazer a partir de agora? Tenha em mente que o mais importante é provocar uma mudança estrutural e cultural na organização, de modo que os impactos para o meio ambiente sejam verdadeiramente significativos.

Lembre-se também de que grandes ações demandam o engajamento de muitas pessoas. Então invista na conscientização e mostre como ser uma empresa mais sustentável é fundamental tanto para o planeta quanto para a economia, a sociedade e para as gerações futuras.

Esse artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre.

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS