As empresas têm um papel fundamental quando se trata da sustentabilidade ambiental, já que suas operações impactam diretamente o planeta. Assim, mudanças de atitudes e processos na organização já geram resultados positivos para o meio ambiente.
Por isso, é importante entender como desenvolver a consciência ambiental na empresa e é justamente esse o tema deste artigo, já que a ação de cada colaborador tem o poder de provocar uma mudança significativa em toda a cadeia produtiva.
Explicaremos o que é consciência ambiental e também mostraremos dicas para começar a implementá-la no seu negócio.
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O que é consciência ambiental?
Consciência ambiental é o entendimento sobre como o meio ambiente funciona e qual o impacto das nossas atitudes em relação a ele, seja a curto, médio ou longo prazo. E mais: é buscar ativamente por soluções para contribuir para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável.
Ou seja, é reconhecer como afetamos o planeta e fazer mudanças para reduzir o impacto negativo sobre ele. Porém, consciência ambiental é muito mais do que separar o lixo reciclado do orgânico: é compreender como o mundo realmente funciona, qual a importância dos recursos naturais para a nossa existência e encontrar soluções para resolver os problemas socioambientais.
Gestão ambiental nas empresas
A gestão ambiental (ou gestão sustentável) tem como foco a sustentabilidade do negócio e determina o escopo para a adoção de uma política ambiental na empresa. Para isso, é necessário entender quais ações impactam o meio ambiente e definir as soluções sustentáveis para cada uma.
A ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, por exemplo, pode ser usada como um recurso para implementar a gestão sustentável na empresa, pois determina o que uma organização precisa fazer para proteger o meio ambiente e quais práticas adotar.
Dentre os benefícios de ter uma gestão ambiental, destaque para a vantagem competitiva, já que o tema tem grande relevância para os consumidores — um estudo realizado pela Union + Webster mostra que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Outras vantagens são a redução de custos, diminuição do desperdício de matéria-prima, aumento da produtividade e maior eficiência energética.
Saiba mais: Como aumentar a produtividade da equipe que já é enxuta?
Veja no vídeo do Sebrae como implementar a gestão ambiental:
Como desenvolver a consciência ambiental na empresa? 4 dicas essenciais
- Oriente os colaboradores a respeito da importância do tema
- Defina quais ações serão implementadas e planeje a infraestrutura
- Tenha uma pessoa ou um comitê focado em sustentabilidade
- Invista na divulgação interna e externa
Confira os detalhes de cada uma das dicas a seguir.
1. Oriente os colaboradores a respeito da importância do tema
O primeiro passo sobre como desenvolver a consciência ambiental na empresa é oferecer as informações necessárias para as pessoas que fazem parte dela. É a partir das ações de cada colaborador que será possível transformar a relação da organização com o planeta e, para isso, é preciso que todos estejam engajados com a causa.
Então, ofereça palestras, treinamentos, cursos, seminários, vídeos, tudo o que for possível para fomentar a cultura da responsabilidade ambiental na empresa. E mais: as pessoas precisam ter clareza sobre qual o propósito da mudança e entender o impacto de suas atitudes para o planeta.
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2. Defina quais ações serão implementadas e planeje a infraestrutura
A prática é parte fundamental do processo de conscientização de colaboradores. Dessa forma, mapeie como a companhia opera hoje e defina quais ações serão implementadas. Alguns exemplos são:
- uso consciente dos recursos naturais para evitar o desperdício
- reuso de matéria-prima no processo produtivo
- redução do consumo de água e uso mais eficiente do recurso
- utilização de fontes renováveis de energia
- diminuição do uso de produtos descartáveis
- adoção de sistema de reciclagem para a coleta e descarte adequado dos resíduos
- contratação de fornecedores sustentáveis
Para que tudo isso (e muito mais) seja colocado em prática, é imprescindível que exista uma infraestrutura adequada. Faça um planejamento e estabeleça como cada uma das ideias passarão a fazer parte dos processos da empresa.
3. Tenha uma pessoa ou um comitê focado em sustentabilidade
Para conseguir colocar os ensinamentos em prática e tornar a consciência ambiental uma pauta perene na empresa, é preciso ter uma pessoa ou um comitê responsável por isso. Tal pessoa ou grupo deverá traçar estratégias para viabilizar as mudanças na organização, assim como acompanhar de perto o que de fato está sendo feito.
Sem ter colaboradores voltados especificamente para essa tarefa, a tendência é que as ideias sejam esquecidas com o passar do tempo e, no fim, não será possível ver transformações significativas acontecendo.
4. Invista na divulgação interna e externa
Para engajar funcionários, é preciso divulgar as ideias e ações na empresa por meio do marketing interno, enfatizar o propósito e os benefícios do que está sendo feito, e mostrar a importância do envolvimento de cada um com a causa.
Depois, ao começar a colocar mudanças em prática, faça divulgações para o público externo também.
Reforçamos que isso deve ser feito apenas após as implementações para que o discurso não seja vazio. Os consumidores prezam por marcas que se mostram verdadeiramente preocupadas com o meio ambiente, não que apenas investem em propaganda, mas, na verdade, não fazem nada para contribuir para a sustentabilidade.
Deu para entender como desenvolver a consciência ambiental na empresa e o que fazer a partir de agora? Tenha em mente que o mais importante é provocar uma mudança estrutural e cultural na organização, de modo que os impactos para o meio ambiente sejam verdadeiramente significativos.
Lembre-se também de que grandes ações demandam o engajamento de muitas pessoas. Então invista na conscientização e mostre como ser uma empresa mais sustentável é fundamental tanto para o planeta quanto para a economia, a sociedade e para as gerações futuras.
Esse artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre.