Como gravar uma reunião no Meet: passo a passo

gravar-reuniao-no-meet

Como gravar uma reunião no Meet? Essa é uma pergunta que muita gente tem, afinal, até alguns anos atrás a maioria das reuniões eram feitas presencialmente.

De alguns anos para cá, principalmente após a chegada da pandemia de Covid-19 isso mudou, e a procura por apps que permitam reunião se intensificou ainda mais.

No entanto, como nem todos os colaboradores podem participar de uma reunião, é preciso gravá-la para que possam acompanhar depois. Ou até mesmo para que os participantes possam avaliar com mais calma o que foi tratado.

Para quem não sabe, o Meet é o aplicativo do Google para fazer videoconferências ou chamadas de voz. Ele é bastante intuitivo e prático. E o melhor de tudo, é gratuito.

Entre os recursos disponíveis existe a opção de gravação da reunião. E neste post, vamos ensinar como gravar uma reunião no Meet. Boa leitura!

Tutorial: como gravar chamadas no Meet

Imagine que você tem uma videochamada agendada com a equipe do seu departamento para repassar as informações sobre um novo projeto.

Para facilitar o desenrolar do trabalho e poder rever tudo que foi combinado, você quer aprender como gravar uma reunião no Meet.

Se a sua empresa usa o Google Workspace, então compartilhar a gravação com a equipe do projeto depois é muito mais fácil.

Antes de ver o passo a passo, é importante destacarmos dois pontos:

– A opção de gravar chamada de vídeo só está disponível na versão do Meet para computador. Não é possível aplicar o tutorial abaixo em dispositivos móveis (smartphones ou tablets);

– A opção de gravação só fica disponível quando o responsável participa da chamada, inicia a apresentação, clicando em ‘Apresentar agora’ para compartilhar a tela com o conteúdo, e depois clica em ‘Gravar a reunião’.

Agora aprenda como gravar uma reunião no Meet:

1. Entre no aplicativo do Meet e clique em iniciar ou participar de uma reunião. 

2. Quando todos estiverem prontos, clique na opção Mais (ícone de três pontinhos no canto inferior direito da tela) e depois em ‘Gravar reunião’.

3. Espere a notificação de início da gravação aparecer na tela para começar a fazer o repasse para sua equipe.

OBS: os participantes da reunião vão receber uma notificação em suas telas avisando que a gravação começou. Eles também receberão uma notificação quando a gravação for interrompida ou finalizada. 

4. Faça toda a reunião e para finalizar a gravação, basta clicar nos três pontinhos novamente para acessar as configurações e clicar em ‘Interromper gravação’.

5. Confirme a operação clicando novamente em ‘Interromper gravação’.

6. Aguarde enquanto o programa salva a reunião. Um arquivo é gerado e salvo automaticamente na seção ‘Meu Drive’ no Drive da conta do organizador da videochamada. 

7. O organizador da reunião no Meet também recebe um link da gravação, assim como o usuário que iniciou a gravação, caso sejam pessoas diferentes.

Pronto! Esse é o passo a passo de como gravar uma reunião no Meet. 

Veja esse passo a passo na prática no vídeo abaixo:

Como gravar reunião no meet pelo celular?

Para gravar uma reunião no meet pelo celular não tem segredo. Os passos são basicamente os mesmos citados acima.

Ou seja, primeiro você precisa iniciar ou participar de uma reunião no Google Meet. Logo no canto inferior direito você tem que clicar em atividades e depois em gravação.

Na sequência você tem que clicar em “Começar a gravar” e logo depois na janela aberta clicar em “Iniciar”. Agora é só aguardar o início da gravação.

Os participantes vão receber uma notificação quando a gravação é iniciada ou interrompida. Caso queira interrompê-la, é só clicar em Gravação e então em Interromper Gravação. Viu como é fácil?

Os recursos de gravar chamadas de vídeo tem alguns detalhes e vamos esclarecer as principais no tópico abaixo.

Perguntas frequentes sobre como gravar reunião no Meet

1. Quem pode gravar uma reunião no Meet?

Por segurança, o Meet limita quem pode gravar uma reunião. As empresas trocam dados sigilosos nas videochamadas, apresentam projetos, produtos e nada disso pode vazar, certo?

Então, primeiro, o Administrador do Google Workspace da empresa precisa ativar a permissão de gravação nas contas dos usuários que podem usar esse recurso.

Dessa forma, pode gravar uma reunião no Meet:

  • o usuário que organiza a reunião;
  • outros usuários da mesma empresa do organizador;
  • professores com acesso a uma conta do Google Workspace (exceto alunos).

Pessoas fora da empresa do organizador, usuários participando via dispositivos móveis e organizadores via telefone apenas visualizam a notificação de gravação quando ela começa ou termina. Nenhuma ação de interferência é permitida.

Aprenda também ‘Como criar uma reunião no Google Meet [passo a passo]’ neste outro post do blog.

2. Quais edições do Google Workspace tem o recurso de gravação?

A opção de gravar uma reunião no Meet está disponível nas seguintes versões do Google Workspace: 

  • Business Standard
  • Business Plus
  • Enterprise Essentials
  • Enterprise Standard
  • Enterprise Plus
  • Education Fundamentals (para usuários com licença de “professor”)
  • Education Plus (para usuários com licença de “professor” ou “aluno”)

3. O que fica salvo na gravação da chamada?

Tudo que quem está conduzindo a reunião fala e apresenta é salvo quando você segue o passo a passo acima de como gravar uma reunião no Meet.

O arquivo de vídeo é enviado direto para uma pasta no Drive do organizador da chamada e fica disponível para compartilhamento depois. 

Se a reunião for criada através da ferramenta de Agenda de compromissos online do Google, o link também fica salvo para os participantes na descrição do evento.

4. Como compartilhar uma gravação?

Você seguiu o passo a passo de como gravar uma reunião no Meet e agora precisa compartilhar com os participantes, certo? 

Abra a pasta do Meet dentro do Drive da sua conta Google Workspace e selecione o arquivo da reunião.

Clique no ícone Add approver no canto direito superior da tela ou clique com o botão direito em cima do arquivo e selecione ‘Compartilhar’. Inclua os e-mails dos participantes e envie.

Outra opção é copiar o link do arquivo e enviar em um e-mail com mais explicações ou no chat da equipe do projeto. 

5. Como fazer o download do vídeo?

Para assistir a gravação da reunião no Meet, o recomendado é baixar o arquivo através do link recebido.

Selecione o arquivo e clique nos três pontinhos no canto direito superior da tela para abrir as opções e clique em ‘Fazer download’ para salvar e assistir no seu computador, tablet ou smartphone. 

Quando gravar reuniões no Meet?

Aprender como gravar uma reunião no Meet é um recurso útil, seguro e fácil de executar. 

Use quando precisar arquivar apresentações de tópicos básicos sobre o trabalho ou orientações fixas para alunos.

As capacitações e aulas também são materiais ótimos para ter gravado. Assim, quem perdeu pode assistir depois.

Até os treinamentos mais complexos podem ser feitos pelo Google Meet e gravados para serem reapresentados sempre que necessário. 

Sua empresa precisa de um upgrade nas ferramentas Google para ter acesso a esse e outros recursos profissionais?

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema de gestão mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores!

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS