5G e IoT: entenda a relação benéfica entre essas duas tecnologias!

5G e IoT

5G e IoT formam, sem dúvida, uma dupla que promete agilizar ainda mais as transformações digitais dessa era. E, claro, impactar diretamente na eficiência de processos gerenciais, produtivos etc.

Apesar de já existir, em algumas capitais, uma estrutura preparada para receber o 5G, essa tecnologia ainda é uma expectativa para muitos. Mas, de acordo com o Ministério da Economia, existe uma perspectiva extremamente positiva, tanto em relação aos prazos, quanto aos benefícios da dupla 5G e IoT.

Segundo o Ministério, o potencial de implantação do 5G no Brasil pode gerar mais de R$ 100 bilhões na economia brasileira, logo nos primeiros anos, considerando a queda de custos e o aumento da produtividade devido a essa inovação em conectividade.

 Diferente do que muitos imaginam, o calendário para disponibilização do 5G é otimista, com a perspectiva de abranger, até a metade de 2025, todas as cidades com mais de 500 mil habitantes. Os prazos devem se encerrar em 2028, na última etapa, com a cobertura de municípios com mais de 30 mil moradores.

Ou seja, o 5G é uma realidade muito próxima e deve ser incluído em planejamentos e, principalmente, no investimento em ferramentas pensando na alavancagem da disseminação do uso da Internet das Coisas com o 5G.

Vamos entender melhor essa ligação entre as duas tecnologias e quais os benefícios esperados para as empresas?

Como o 5G impacta o funcionamento da IoT?

Antes de entendermos como essas duas tecnologias se relacionam, vamos conhecer um pouco mais delas separadamente?

O que é IoT?

Você, com certeza, já ouviu falar de IoT, certo? Trata-se da sigla para o termo Internet of Things, ou, traduzindo, Internet das Coisas, criado em setembro de 1999 por Kevin Ashton. Mas a ideia de coisas se conectarem à internet só se popularizou alguns bons anos depois.

O primeiro equipamento foi uma torradeira inteligente apresentada na INTEROP ’89 Conference, por Simon Hackett e John Romkey. Ela podia ser ligada e desligada utilizando a internet, dando início a uma revolução na automação de processos, captura e volume de dados.

Bom, de lá para cá você deve ter acompanhado que a internet das coisas foi implementada em inúmeras funções, atividades e equipamentos. E não estamos falando apenas de eletrodomésticos, relógios e objetos caseiros. Essa tecnologia, hoje, é capaz de auxiliar em procedimentos cirúrgicos, atividades de grandes indústrias, logística e automobilismo.

Resumidamente, IoT é a tecnologia capaz de conectar objetos comuns, transformando-os em equipamentos inteligentes. Como, por exemplo, automóveis automáticos, assistentes virtuais e tantos outros.

E 5G? O que é?

5G é a quinta geração de conexão móvel. Se você olhar o seu celular um minuto e desabilitar a rede wi-fi, vai notar que ele utiliza dados móveis para desempenhar as funções de rede. Em grande parte do Brasil as gerações de conexão móveis disponíveis são 3G e 4G.

Mas, como já adiantamos anteriormente, as previsões para a popularização do 5G no país são extremamente otimistas. E com isso, a maneira de utilizarmos dados móveis em nossos dispositivos deve se alterar completamente.

Talvez você não se recorde, mas o mundo antes do 4G era ilustrado por imagens de baixa definição, carregamentos demorados e seria inimaginável assistir filmes e séries em uma plataforma de streaming, não é mesmo? 

Acessar informações, sistemas e ferramentas “pesadas” no smartphone, então, não era uma possibilidade. Mas, diferente do que muitos imaginam, a frequência do 3 e do 4G são muito semelhantes, 2.1 GHz e 2.5 GHz.

O 5G, no entanto, funciona a uma frequência de até 95 GHz. Além da maior velocidade, o 5G demanda estruturas razoavelmente menores e tende a se “alastrar” com muito mais facilidade que o 4G, por exemplo. 

A sua utilização, portanto, promete revolucionar muito do que conhecemos atualmente sobre internet das coisas, automação, etc.

Mas, vale ressaltar, que essa nova geração de conexão móvel demanda uma estrutura específica, tanto dos dispositivos, quanto de torres. 

Por isso, apesar das previsões otimistas, a tecnologia deve levar um tempo para se popularizar no Brasil.

Mas o fato é que alguns países pelo mundo já visualizam algumas das inúmeras possibilidades da junção 5G e IoT. Vamos ver um pouco mais sobre esse combo revolucionário?

5G e IoT: muito mais inovação!

Com o uso do 5G, mais equipamentos podem ser conectados em simultâneo, sem perder qualidade e eficiência. Estamos falando, portanto, que a relação 5G e IoT proporciona mais escalabilidade para o uso da conectividade.

Tornando as interações muito mais ágeis, confiáveis e eficientes, mesmo com inúmeros dispositivos conectados. Isso, claro, é fundamental principalmente em situações críticas que demandem comunicação ágil. Como uma cirurgia, por exemplo, ou a locomoção de um carro automático, que precisa de respostas extremamente rápidas.

Benefícios da união 5G e IoT

Você deve ter notado que a união 5G e IoT podem trazer inúmeros benefícios para o cotidiano, processos industriais, serviços, gerenciamento, etc. Afinal, o seu potencial responsivo é muito maior. 

Vamos entender como esse combo pode gerar outros benefícios?

  • Automação

A automação, hoje, move o mundo. Grande parte das nossas funções pessoais e profissionais são automatizadas. Com a união do 5G e IoT isso deve se tornar cada vez mais abrangente, impactando mais áreas, etapas e processos.

Agilizando, portanto, inúmeras funções repetitivas e simplificando processos mais robustos. Além, claro, da possibilidade de maior padronização de produtos e serviços.

  • Produtividade

Quanto menor o tempo de resposta, menores as chances de erros, desatualizações e perdas de informações. Com o 5G e IoT atuando em tempo real na conectividade de equipamentos, conseguimos identificar mais rapidamente falhas, evitando retrabalho, paralisações e processos ineficientes.

Aumentando assim a produtividade e eficiência de todas as etapas envolvidas.

  • Desempenho

A maior estabilidade e confiabilidade na conexão, proporcionada pelo 5G, permite que a IoT atue na sua máxima potência. E, como mencionamos, mesmo em cenários que contem com inúmeros dispositivos conectados ao mesmo tempo.

Mas será que essas vantagens também podem ser úteis para empresas comuns? Sim! Veja só:

Aplicações do 5G e IoT nas empresas

  • Cibersegurança

Uma das aplicações mais esperadas é a cibersegurança. Apesar do aparecimento de algumas notícias e ocorrências ligadas a ataques em equipamentos IoT, a expectativa é que a tecnologia 5G consiga atuar na estabilidade da conexão e disponibilidade da informação.

Afinal, estamos falando de uma conexão mais ágil e muito mais segura. Mas um alerta: ela não deve vir para substituir outras estratégias de segurança e sim colaborar com elas!

  • Experiência e satisfação do cliente

Empresas que pensam em utilizar o 5G e IoT já perceberam o quanto esse combo impacta na experiência e satisfação do cliente. Hoje, com rotinas cada vez mais agitadas, os usuários de tecnologia exigem muito mais agilidade nas suas interações.

Com o 5G é possível atender a essa demanda pelo imediatismo do consumidor, sem afetar a eficiência ou experiência de uso dele. 

  • Business Intelligence

Por fim, uma das melhores aplicações do 5G e IoT é na Inteligência do Negócio. Afinal, conseguimos capturar, armazenar e analisar um volume muito maior de dados e informações em tempo real.

Isso melhora a efetividade na tomada de decisões baseadas em dados, aumentando a integração entre processos e ferramentas físicas e o cenário virtual, de Business Intelligence, Cloud Computing, etc.

Não deixe de ler – O futuro do trabalho: mais produtividade, menos estresse.

Você pensa em modernizar sua estrutura tecnológica, quer estar preparado para o combo 5G e IoT, mas não sabe muito bem por onde começar? 

Modernize a estrutura de análise da sua empresa

Como você deve ter notado, as tendências e inovações tecnológicas podem trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Mas é preciso estar preparado!

Independentemente do tamanho da empresa, é possível criar uma estrutura própria de análise com recursos otimizados, total segurança das informações e com um custo gerenciável.

A Safetec pode te auxiliar na transformação digital da sua empresa e na implementação de máquinas virtuais e servidores na nuvem. 

Fale com nossos consultores e comece hoje a modernizar sua infraestrutura de trabalho.

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS