Principais ferramentas de segurança da informação: auditorias, Google Vault e informação!

ferramentas de segurança da informação

Com a crescente participação da tecnologia nas atividades diárias, muitas empresas se preocupam em investir em mecanismos e ferramentas de segurança da informação.

Afinal, segundo pesquisa recente da Febraban-Ipespe, 86% dos brasileiros temem ser vítimas de fraudes ou golpes com dados pessoais. E mais, 91% deles acredita que houve um aumento dessas ações durante a pandemia.

Do outro lado, temos as empresas com receio de processos, devido à LGDP, pagamento de multas e até mesmo suspensão das atividades. Além, da quebra de confiabilidade com a publicização do vazamento.

Dessa forma, os dois lados do relacionamento comercial possuem grande interesse em mitigar os riscos e implantar estratégias, mecanismos e ferramentas de segurança da informação.

E esse movimento deve se intensificar ainda mais no período pós-pandêmico, com o crescimento da utilização de ferramentas e processos digitais. 

Cabe às empresas, portanto, modernizarem sua estrutura tecnológica para não prejudicar a vantagem competitiva no mercado, a experiência do cliente e evitar prejuízos financeiros.

Mas como? Por onde começar?

É exatamente sobre esses tópicos que falaremos a seguir! 

Quais ações e estratégias da sua empresa podem estar prejudicando a adequação às normas de segurança da informação?

Antes de listarmos as principais ferramentas de segurança da informação, é fundamental garantir a visibilidade dos processos do seu negócio. Afinal, só com o conhecimento sobre eles que a empresa poderá identificar gargalos, aberturas e fraquezas.

Podendo, assim, determinar quais as melhores soluções para cada etapa ou processo de manipulação de dados. 

Fique atento, portanto, às seguintes etapas:

  • captura de dados;
  • processamento;
  • categorização;
  • análise;
  • armazenamento;
  • descarte

Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, a empresa é responsável pela manipulação correta das informações, da sua captura até o descarte. Qualquer tipo de invasão, roubo ou perda durante esse percurso, ela pode ser responsabilizada, com possibilidade de multas e sanções.

Mas o que é preciso fazer para garantir segurança de dados?

Primeiramente, precisamos entender o que é segurança da informação, ou de dados. A segurança da informação é um conjunto de práticas, estratégias e ferramentas com o foco em impedir ou minimizar as chances de roubo de dados, invasões e ataques cibernéticos.

Dessa forma, a ideia é impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso a dados e informações capturadas, armazenadas ou descartadas pela empresa. Para isso, é fundamental conhecer e trabalhar em conformidade com as etapas de segurança da informação;

São elas:

  • Prevenção – passo que demanda proatividade da empresa para antecipar riscos e evitar que eles tenham consequências;
  • Mitigação – nessa etapa, a empresa opera para mitigar, ou diminuir, os riscos de invasões, roubos de dados e ataques;
  • Recuperação – aqui, a empresa está enfrentando uma situação de perigo, ou já enfrentou e precisa minimizar as consequências dela. Garantindo o rápido restabelecimento das atividades, com o mínimo de danos aos usuários.

É impossível blindar a empresa por completo. Afinal, as tecnologias se alteram diariamente, e também são acessadas por hackers e crackers, que estão cada vez mais preparados para quebrar barreiras de proteção.

Mas isso, claro, não quer dizer que a sua empresa precise contar com a sorte. Muito pelo contrário, a ideia é trabalhar para minimizar os riscos e o poder de destruição de possíveis ataques.

Para isso, é fundamental contar com mecanismos e ferramentas de segurança da informação. Com proatividade, conhecimento e tecnologia, conseguimos equilibrar os pilares da segurança da informação, criando barreiras poderosas.

Quais são os 3 pilares da segurança da informação?

O pilares da segurança da informação, também chamados de tríade (CID), são: 

  • confidencialidade – proteger a privacidade dos dados, de forma a garantir o acesso e manipulação apenas de pessoas autorizadas;
  • disponibilidade – assegura que as informações estarão disponíveis para as pessoas autorizadas, na hora que precisarem ser acessadas e
  • integridade – garantia de autenticidade da informação, ou seja, que nenhum dado será modificado, corrompido, danificado ou editado.

Como você deve notar, as etapas da segurança da informação e seus pilares sinalizam pontos importantes para proteger a sua empresa. Dessa forma, o ideal é investir em itens, mecanismos e ferramentas que atuem nas etapas citadas a fim de garantir a sustentação dos pilares acima.

Quais os melhores mecanismos e ferramentas de segurança da informação?

Como mencionamos, os itens de segurança da informação devem atuar em possíveis falhas nos processos de captura, manipulação, armazenamento e descarte de dados de clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.

E não estamos falando apenas de informações sensíveis, todos os dados devem ser protegidos e preservados. Pensando nisso, vamos listar alguns mecanismos e ferramentas que atuem diretamente em cada etapa da segurança da informação:

  • Prevenção

Como a ideia aqui é trabalhar de maneira proativa, o ideal é investir em ferramentas de segurança da informação que auxiliem no treinamento e controle de acesso. Ou seja, a empresa deve garantir que todos os colaboradores conheçam e sigam todas as diretrizes de segurança.

Além, claro, de inserir ferramentas que exijam a identificação e autenticação do usuário para acesso a dados e informações. Dessa forma, é possível limitar o acesso a determinados bancos e identificar o autor caso haja uma invasão.

Além, claro, dos já conhecidos antivírus e firewalls.

  • Mitigação

Aqui, nossa ideia é minimizar as chances de ataques e ações maliciosas, certo? Para isso, as estratégias e ações devem ocorrer de maneira contínua. Com o intuito, portanto, de acompanhar, notificar e categorizar as ameaças existentes ou esperadas.

Ferramentas de segurança da informação muito úteis nesta etapa são: auditorias internas e externas, scanner de vulnerabilidades, protocolos SSL e TLS. 

E uma ótima dica é o Google Vault, por exemplo, que atua como aliado de auditorias, buscando e localizando dados e informações nos e-mails dos usuários. Inclusive, aqueles que foram deletados!

A ideia nessa etapa é criar barreiras para redes, sistemas, processos e ferramentas, segundo a sua vulnerabilidade.

  • Recuperação

Nessa etapa, a empresa já enfrentou ou está vivenciando uma situação perigosa, ou desastrosa. Tais como ataques, indisponibilidade de informações e alertas. 

A atuação precisa ser, portanto, no sentido de recuperação e restabelecimento dos serviços no menor tempo possível. E, claro, minimizando possíveis perdas e consequências.

Dessa forma, as ferramentas de segurança da informação mais indicadas são: backup em HD externo, cloud computing, disaster recovery, etc.

Como você deve ter notado, com o uso tecnológico cada vez maior e a expertise de cibercriminosos, é preciso criar uma política robusta de segurança da informação. Protegendo seus clientes, a imagem da empresa e evitando, assim, prejuízos financeiros e de imagem.

Não sabe como começar a investir em ferramentas de segurança da informação?

Que tal um sistema de gestão seguro com funcionalidades que auxiliam na proteção de dados do seu negócio?

Além das ferramentas de segurança da informação, como o Google Vault, a empresa deve estar atenta aos fornecedores e empresas parceiras sobre o seu comprometimento com o tema. 

Afinal, se adequar às diretrizes e regulamentos da segurança da informação, mas contratar empresas de cloud computing, sistemas, softwares e ferramentas tecnológicas que não possuam essa preocupação como parte integrante da cultura organizacional pode ser extremamente prejudicial.

Quando o assunto é segurança da informação, as ferramentas do Google são a melhor opção para implementar no seu negócio.

Com o Google Workspace, sua empresa consegue criar uma gestão dos arquivos 100% na nuvem com todos os protocolos de segurança necessários para garantir o sigilo e o uso correto dos funcionários.

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição da sua infraestrutura de trabalho para a nuvem e transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores!

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS