Interrupção de serviços: o que o seu negócio pode perder com a paralisação e o que fazer para minimizá-la

Interrupção de serviços

A interrupção de serviços, queda de rede, sistemas e ferramentas pode acarretar uma série de consequências para as empresas. Principalmente para aquelas que utilizam o meio digital como principal canal de contato e vendas.

Segundo estudos, a indisponibilidade de rede e sistemas pode gerar prejuízos de milhões de reais. Afinal,  essa instabilidade, hoje, atinge todos os ativos de TI, como roteadores, servidores, coisas e ferramentas conectadas.

O que, naturalmente, reflete nos setores de compras, vendas, marketing, financeiro e todos os outros que precisam de tecnologia para operar com eficiência.

Apesar das sérias consequências, muitas empresas assumem que a indisponibilidade é algo natural. Segundo estudos da empresa Forrester, com profissionais de TI, mais de 30% afirmam enfrentar problemas de indisponibilidade diariamente. 

E pior, mais de 40% disseram ter dificuldades para descobrir a causa desses problemas em TI, demorando de uma hora a uma semana para encontrá-la. 

Ou seja, além da alta frequência na paralisação dos serviços, ainda existe uma demora considerável em solucionar a raiz desses problemas. 

Vamos entender melhor como a interrupção de serviços pode impactar o seu negócio e quais as melhores soluções para minimizar esses incidentes?

O que pode causar a interrupção de serviços?

A interrupção de serviços pode ser ocasionada por diversos fatores, sejam eles programados, eventuais ou inesperados. Você, como usuário, com certeza, já se deparou com uma página não encontrada, site em manutenção, erros no carregamento de blogs e app, certo?

Isso é comum. Na realidade, a paralisação de serviços de rede é esperada e até mesmo aceita. Apesar dos transtornos, dificilmente as empresas conseguem extingui-la por completo. Mas isso não pode se tornar um evento recorrente e, principalmente, o tempo de interrupção de serviços não pode ser alto.

Para evitar que isso se torne uma rotina, as empresas precisam trabalhar no gerenciamento de indisponibilidade de serviços e identificar as causas o mais rápido possível. Para isso, é fundamental conhecer os possíveis motivos da paralisação de serviços.

Vamos ver quais as causas mais comuns? 

  • Problemas de atualização ou programação

É muito comum que a queda de rede e a interrupção de serviços seja ocasionada por erros de programação. Principalmente quando ocorrem atualizações, alterações no código-fonte, implantação de plugins e extensões

O mesmo pode ocorrer com as plataformas de hospedagem e, nesses casos, a página pode apresentar o erro que causou a indisponibilidade de acesso. 

  • Picos de acesso

Essa é, sem dúvidas, uma das causas mais conhecidas da interrupção de serviços. Estamos falando sobre os picos de acesso ou atividades em sites, app e demais ferramentas digitais.

Os picos de acesso podem ocorrer esporadicamente, devido a uma situação não programada. Mas também pode ser um erro de gerenciamento e previsão de demanda, gerando, assim, uma sobrecarga constante e eventos de interrupção reiterados.

Esse cenário é muito comum em empresas que não migraram para a nuvem e não possuem uma estrutura tecnológica que suporte os acessos. 

Com o cloud computing é possível investir em estruturas menos robustas e ainda assim garantir a eficiência e disponibilidade de informações e serviços. 

  • Manutenções

Outro cenário muito comum é a  interrupção de serviços por conta de manutenções mal planejadas. Esse pode ser um erro da equipe interna de TI ou externa, devido à falta de organização, gerenciamento e controle de parceiros.

Quando não há a programação adequada, as manutenções levarão mais tempo para serem concluídas. Ou, em casos mais graves, ela precisará ser realizada em caráter de urgência, quando já existem problemas devido à desatualização.

  • Problemas de segurança

A interrupção de serviços também pode ocorrer devido a ações maliciosas e ataques cibernéticos, ocasionando, assim, o downtime. Quanto menos a empresa estiver preparada para esse ocorrido, mais tempo o site ou app ficará fora do ar.

E, como você já deve imaginar, os prejuízos serão crescentes. 

Quais as principais consequências da paralisação de serviços?

  • Impacto na experiência do usuário

Hoje, muitas empresas têm como principal canal de comunicação e vendas o ambiente digital, ou seja, blogs, sites e apps. A interrupção de serviços pode tirar esses canais do ar, impossibilitando que o usuário realize consultas, faça reclamações e se comunique com a empresa.

Isso, em um cenário tão ágil e dinâmico, afeta a experiência do consumidor ou potencial cliente. E ele pode, inclusive, decidir interagir com um concorrente. Diminuindo, assim, as chances de conversão e a taxa de fidelização do seu negócio.

  • Riscos de compliance

Essa é uma consequência da interrupção de serviços que afeta diretamente a imagem da empresa. Afinal, a paralisação pode estar ligada a ataques cibernéticos e falhas na segurança do site e aplicativos.

O que pode comprometer a estratégia de conformidade com a LGPD e a segurança do usuário. 

  • Interrupção da comunicação com outras ferramentas

Existem interrupções de serviços que afetam ferramentas e sistemas internos da empresa. E nesses casos, podem gerar uma quebra na comunicabilidade entre processos, diminuindo a eficiência e o fluxo entre etapas e setores.

Em casos mais graves, em áreas sensíveis do negócio, a paralisação pode afetar a produção e, inclusive, ocasionar erros de resposta e continuidade.

  • Perdas financeiras

Por fim, uma das consequências da interrupção de serviços é o prejuízo financeiro. Como mencionamos anteriormente, um potencial cliente, ao se deparar com uma página ou app fora do ar, pode optar por consumir de uma outra empresa.

Impactando, assim, na taxa de conversão e no faturamento do seu negócio.

Outro ponto, são as multas e possíveis sanções se a paralisação do serviço ocasionar perdas aos usuários, ou estiver ligada a ataques.

Além, é claro, de quebras de contrato, quando a interrupção se estende por tempo a mais que o previsto em contrato, comuns em empresas que prestam serviços. 

O que fazer para minimizar a queda de rede e a interrupção de serviços?

  • Atenção à área de TI

O primeiro passo para minimizar a interrupção de serviços é investir em uma boa área de TI. Estamos incluindo aqui tanto o capital físico, quanto o tecnológico do seu negócio. Afinal, é preciso ter ferramentas que atendam à demanda da empresa, mas também uma equipe que realize os processos com eficiência.

Apesar da paralisação de serviços estar ligada, comumente, a falhas na rede, garantir as condições e o local adequado para máquinas e demais ferramentas também é um passo importante.

Afinal, poeira, alocação incorreta, redes mal projetadas e outros descuidos afetam a vida útil da estrutura tecnológica e podem comprometer o seu desempenho.

Ou seja, a atenção à área de TI é um importante passo para minimizar grande parte das causas que geram a interrupção de serviços.

  • Programe a manutenção

Algumas empresas acabam negligenciando as manutenções de equipamentos e tecnologias. Dessa forma, não conseguem se programar adequadamente para que a interrupção dos serviços ocorra em horários mais adequados.

Afinal, nesses casos, a manutenção é realizada em caráter de urgência, impossibilitando o planejamento adequado. 

  • Invista em ferramentas estáveis, atualize e modernize a estrutura tecnológica da sua empresa!

Como vimos, a alta frequência de interrupção de serviços, queda da rede e sistema fora do ar não impacta apenas na experiência do usuário, mas também na imagem da empresa e pode, inclusive, gerar prejuízos financeiros.

Modernizar e atualizar a estrutura tecnológica da sua empresa é uma das ações mais emergenciais para evitar esses problemas. Uma ótima solução nesse sentido é a migração para a nuvem.

Dessa forma, a empresa não sobrecarrega sua rede, sistemas e provedores. Além de ter acesso a funcionalidades de backup e manutenção programada. Minimizando, assim, a paralisação de serviços durante a manutenção.

Mas lembre-se: é extremamente importante contar com parceiros que auxiliem na segurança da informação e não apenas minimizem a interrupção de serviços Como as ferramentas de cloud computing do Google.

Elas são projetadas para oferecer alta disponibilidade, com uma estrutura de rede e data centers construída para gerar o máximo de confiabilidade, estabilidade e tempo de atividade. 

Isso é possível, pois suas cargas de trabalho são distribuídas estrategicamente, em diversas regiões e zonas de disponibilidade. E o melhor, com o sistema de segurança estruturado pelo Google.

Saiba mais – Cloud computing Google: o que precisar, sempre perto de você!

Como o Tribunal de Contas de Pernambuco implementou soluções de Cloud Computing com total segurança?

Com a grande responsabilidade do Tribunal de Contas de Pernambuco, este órgão é admirado pela grandiosidade da sua função e responsabilidade perante a população. 

O TCE precisava reduzir custos, mas sem deixar de lado a segurança em Cloud Computing. Para isso, seguiu a orientação dos consultores da Safetec. Confira em detalhes: CASE TCE.

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