Google Storage: o que é e as vantagens do armazenamento

google-storage

Sua empresa usa um servidor físico, mas sempre entra em conflito em relação aos custos de infraestrutura necessários para manter o espaço ativo e disponível? A solução pode estar em serviços como o Google Storage, que serve para guardar arquivos a partir da arquitetura de nuvem.

A digitalização dos processos de negócio gera inúmeros documentos que precisam ser arquivados. Alguns são acessados diariamente, já outros, apenas em momentos específicos ou raramente.

Manter todos esses dados seguros e acessíveis com um servidor próprio e gerenciado pela empresa exige um orçamento especial para manter os equipamentos e o espaço onde eles ficam posicionados.

Porém, mesmo com um bom sistema, corre-se o risco de falhas ou corrupção dos dados, resultando em perdas definitivas de informações importantes.

Com a transformação digital nas empresas, soluções como o Google Cloud Storage são cada vez mais usadas para criar bancos de dados na nuvem por um preço bem menor.

Quer entender melhor o que é e como funciona o Cloud Storage? Continue a leitura e conheça melhor esse produto do Google.

Google Storage: o que é?

O Google Storage é um produto da Google Cloud Platform que reúne vários serviços baseados em cloud computing para empresas. O Cloud Storage permite criar e organizar conjuntos de arquivos armazenados conforme a necessidade de acesso e o espaço demandado.

Assim sendo, ao invés de manter um servidor físico, sua empresa pode usar o Google Cloud Storage para criar um sistema de backup baseado em arquitetura em nuvem mais organizado e acessível para toda equipe.

O Drive é outra solução de armazenamento do Google, mas com uma estrutura mais simples e limitada em relação a espaço e estruturação dos dados. 

Se o objetivo do seu negócio é digitalizar ou transferir o conteúdo do servidor físico para um servidor na nuvem, a solução mais adequada é contratar o Google Storage.

Para que serve o Google Cloud Storage?

O Google Storage pode hospedar arquivos por tanto tempo quanto for necessário — e muito mais. Dados hospedados no Storage podem ser conectados a um software, por exemplo, respondendo aos comandos de um programa. A plataforma também pode hospedar elementos de um site, respondendo quando a cadeia de acesso for acionada. 

Também podem ser armazenados no Cloud Storage arquivos que a empresa quiser disponibilizar como fonte de consulta pública.

O fato é que o armazenamento na nuvem tem diversas aplicações, o que permite que as empresas inovem em seus processos, dando mais liberdade para os colaboradores e também para os clientes e outros públicos de interesse. 

Como funciona o Cloud Storage?

O Google Storage funciona como um grande HD (hard disk) com espaço ilimitado. O objetivo principal da ferramenta é armazenar diversos tipos de arquivo e torná-los acessíveis para quem tiver permissão ou para responder a um programa, aplicativo, software, etc.

Para que uma empresa mantenha seus arquivos organizados corretamente e para os fins adequados, existem quatro classes de armazenamento diferentes que atendem a diferentes cargas de trabalho. A seguir, falamos sobre cada uma. 

1- Standard Storage

A classe de armazenamento Standard é indicada para o armazenamento de objetos que são acessados com muita frequência como sites, aplicativos mobile, streaming de música e vídeos. Consequentemente, o custo dessa solução é mais elevado que os demais, pois o sistema do Cloud Storage cobra de acordo com o uso.

2- Nearline Storage 

Já a classe Nearline é considerada uma opção de baixo custo, indicada para dados que ficam armazenados por, no mínimo, 30 dias sem uso — como backups de informações de relatórios. 

3- Coldline Storage 

A terceira classe é a Coldline, uma alternativa de custo ainda mais baixo, pois é recomendada para armazenar arquivos que ficam, no mínimo, 90 dias sem acesso.

4- Archive Storage 

A última classe de armazenamento é a Archive que tem o menor custo de todas as opções disponíveis, pois os arquivos salvos ficam armazenados por 1 ano ou mais sem acesso, como arquivos de contas e notas fiscais que precisam ser guardados por cinco anos.

Quando se trata de documentos internos, é possível perceber que é natural que haja uma migração entre as classes com o passar do tempo.

Para que o usuário otimize seus custos, o sistema do Cloud Storage permite programar a migração dos arquivos de acordo com o tempo que ficam armazenados.

Dessa forma, a gestão de gastos é otimizada e os arquivos permanecem salvos pelo tempo necessário.

Como usar o Google Storage

Após escolher a classe de armazenamento desejada, é preciso criar um espaço de armazenamento (chamado de “bucket”) para inserir seus dados no Cloud Storage.

Em seguida, basta fazer o upload de objetos para esse bucket, e, em seguida, compartilhar e gerenciar os objetos.

Quais são as vantagens do Google Storage?

As principais vantagens de implementar o Google Storage são:

  1. escalabilidade;
  2. preço gerenciável;
  3. segurança;
  4. sincronização entre aparelhos;
  5. mais produtividade para o time;
  6. vantagem competitiva para o negócio.

Continue a leitura para entender como cada aspecto mencionado na lista acima contribui para tornar o Google Storage uma opção considerável para armazenamento de dados na sua empresa. 

Escalabilidade

O armazenamento físico de arquivos tem uma limitação de espaço, pois, se um HD enche, é preciso comprar outro e o custo muitas vezes é alto, principalmente se a empresa é grande.

Com o Google Cloud Storage, o armazenamento aumenta automaticamente à medida que novos arquivos são inseridos, acompanhando a necessidade do seu negócio.

Preço gerenciável

Pagar por algo que não é aproveitado 100% é um desperdício de investimento, não é mesmo? Usando o Google Storage, sua empresa paga exatamente pelo que usa na plataforma, sem taxas ou surpresas na hora de pegar a fatura.

Mais segurança

A segurança em cloud computing é um benefício importante, e, no Cloud Storage, as informações do usuário são protegidas por várias camadas de segurança e  criptografia. Além disso, o sistema só fica disponível para quem tem acesso habilitado.

Sincronização entre aparelhos

Com o Google Storage, arquivos podem ser inseridos a partir de diferentes aparelhos em um só local de armazenamento. Na prática, a sincronização entre múltiplos dispositivos significa que várias pessoas autorizadas podem acessar e modificar o ambiente simultaneamente (e todas elas verão o local de arquivo em sua versão atualizada). 

Dessa forma, problemas como atraso na transmissão de informações e conflito de versões enviadas e recebidas são drasticamente minimizados.

Mais produtividade para o time 

Ao trabalhar com um ambiente de armazenamento de dados integrado e atualizado em tempo real, seu time deixa de perder tempo com tarefas burocráticas relacionadas à gestão de documentos (processo que inclui organização, arquivamento, nomenclatura, etc). 

Em contrapartida, pode se dedicar a aspectos mais estratégicos do trabalho, o que reflete em produtividade e resultados.

Vantagem competitiva para o negócio

É claro que, ao contar com uma solução confiável de armazenamento e segurança de dados, seu negócio se destaca da concorrência. Os critérios de gestão da informação adotados pelas empresas são, cada dia mais, fatores de diferenciação no mercado. 

Sendo assim, estruture um modelo de armazenamento de dados modelo, que possa ser elencado como um dos diferenciais da sua empresa, e que transmita aos clientes a sensação de proteção e respeito à integridade das informações compartilhadas. 

Como acessar o Google Storage?

Para acessar o Google Storage, basta encontrar “Storage” na barra lateral esquerda do Developers Console e seguir o caminho: Storage > Google Cloud Storage > Navegador. Já para realizar a configuração rápida do Google Storage e começar o armazenamento em nuvem, é recomendado seguir os seguintes passos: 

1- Clique em Storage > Google Cloud Storage > Navegador do Storage no Developers Console.

2- Ative o faturamento, se necessário. Você pagará somente pelo que usar.

3- Clique em “Criar intervalo” e comece a armazenar os seus dados.

4- Use os botões de upload em seu intervalo para adicionar arquivos ou pastas.

5- Vá até o ícone “Mais” e defina as permissões e os metadados para intervalos, pastas ou arquivos.

6- Se necessário, use as caixas de seleção na coluna Compartilhar publicamente para compartilhar seus dados com links públicos.

Quanto custa o Google Storage? 

O preço do serviço do Google Storage varia de acordo com as características do uso pela empresa, bem como a modalidade escolhida. Para você ter uma ideia, o armazenamento padrão por GB mensal custa US$0,035.

Como o Storage trabalha em diferentes modalidades de armazenamento — Standard, Nearline, Coldline e Archive (como mostramos anteriormente) —, por isso, a tabela pode variar. Em outubro de 2023, estes eram os valores praticados para cada tipo de serviço oferecido: 

Fonte: Google Cloud

Implemente o Storage na sua empresa

Gostou de saber o que é e como funciona o Google Storage? Agora, o próximo passo é levar essa inovação para o seu negócio.

Quer ajuda para começar e fazer uma adaptação amigável e inclusiva para toda a equipe? A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para o Google Cloud Platform. Assista ao nosso Safetalk e confira mais motivos para adotar a plataforma:

Fale com nossos consultores e comece hoje a modernizar sua estrutura de trabalho.

 

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS