Integração de sistemas em nuvem: por que é tão importante?

integração de sistemas (em nuvem)

Ao invés de ler, você pode escolher ouvir o conteúdo! Gostou da ideia? Clique no player abaixo e confira!

A integração de sistema em nuvem é uma etapa muito delicada da migração, se realizada da maneira errada pode impactar negativamente os resultados esperados.

Com a rapidez que as inovações ocorrem, atualizações, novas ferramentas e soluções tecnológicas acabam surgindo a todo momento. A consequência natural disso é que as empresas precisam estar sempre antenadas e abertas às adaptações necessárias.

É exatamente aí que alguns desafios ficam muito evidentes. Além da tomada de decisão em relação ao tipo e valor do investimento, é preciso considerar a integração com outras soluções já utilizadas. Mesmo fora do ambiente da nuvem, essa é uma função muito desafiadora. 

Afinal, garantir que ferramentas de fornecedores distintos, com fontes, linguagens e sistemas diferentes se comuniquem não é exatamente simples. Muito pelo contrário, em alguns casos é preciso contar com a ajuda de intermediadores, como um software de gestão integrada.

Quando trazemos este cenário para a nuvem, os desafios se tornam ainda maiores. Isso porque além de lidar com os embates de recursos cloud, a empresa ainda precisa garantir a integração com sistema próprio e ferramentas físicas.

Apesar de ser uma missão complexa, é possível minimizar os obstáculos e garantir os melhores resultados com a migração para cloud computing. Vamos analisar estas questões e as melhores práticas para realizar o processo de integração de sistemas em nuvem?

Fique até o final para uma dica extra sobre comunicabilidade, fluidez e eficiência em cloud!

Por que a integração de sistemas em nuvem é tão importante no processo de migração

A importância da migração para a nuvem, hoje, é um consenso e grande parte das empresas inovadoras e atualizadas já compreenderam que dificilmente conseguirão manter o potencial competitivo sem realizar a transformação digital.

A questão é: como migrar, mas manter parte da estrutura tecnológica local sem impactar a performance de ambas?

É exatamente aí que está um dos maiores dilemas da cloud computing: saber otimizar recursos e optar por migrar sistemas, atividades e aplicações que terão, de fato, melhor desempenho na nuvem.

Manter a estrutura híbrida, ou seja, mesclar o cloud com o local, é uma das melhores formas de controlar os investimentos destinados à migração. Mas, com isso, é preciso compreender que as chances de incompatibilidade crescem. 

Sem a integração em nuvem, durante o processo de migração, a empresa perderá eficiência nas aplicações legadas, que são importantes para o negócio, e não conseguirá conquistar os melhores resultados com a computação em nuvem.

Podemos dizer, portanto, que a integração de sistemas em nuvem é o conjunto de estratégias e ferramentas capazes de conectar dados e operações de todos os sistemas da empresa. Incluindo, portanto, recursos locais, sejam eles legados ou não, aplicativos em nuvem, híbridos ou multicloud.

Desta forma, usuários autorizados devem operar, de maneira fluida e integrada, dados e funcionalidades em uma plataforma única. Conectando, assim, diferentes fontes, linguagens, aplicações etc.

E, claro, permitindo a troca de dados, informações e a mobilidade dos sistemas com segurança e eficiência, que são algumas das maiores vantagens de cloud computing.

Mas, como adiantamos acima, existem alguns desafios na migração e na integração de sistemas em nuvem, confira abaixo!

Desafios da migração para nuvem e integração de sistemas legados

A migração é um processo complexo e, a depender do nível, pode apresentar obstáculos realmente difíceis de transpor. Como é o caso da migração de um volume alto de dados, que durante o processo pode enfrentar interrupções e indisponibilidades. Além de perdas e alterações durante a transferência. 

Em muitos casos a empresa precisa, como mencionamos, de um sistema de integração de dados para minimizar os riscos.

Outro desafio da migração são as escolhas durante o planejamento. Tanto na seleção dos sistemas, aplicações e dados que serão migrados, quanto na decisão sobre a melhor plataforma em nuvem.

E isso vai impactar, inclusive, nos níveis dos desafios da integração de sistemas em nuvem. Bons parceiros, focados em inovação e tecnologia, devem apresentar soluções robustas para facilitar a integração em nuvem. 

Com as soluções corretas, a integração de sistemas em nuvem pode gerar inúmeros benefícios para todos os tipos de negócios. Veja alguns deles no próximo tópico.

Quais os benefícios de sistemas integrados em nuvem?

A integração entre áreas, processos, sistemas, aplicações, estejam elas na nuvem ou não, é uma tendência que já demonstrou inúmeros ganhos para empresas e clientes.

Estamos falando da comunicabilidade em tempo real, sem quebras ou ruídos, que geram valor exatamente por integrar as diversas engrenagens da empresa. Quando se trata da integração de sistemas em nuvem, os benefícios são ainda maiores. Confira!

  • Minimização de custos e controle de investimentos

Investimento em tecnologia é um planejamento sensível para muitas empresas e a migração faz parte deste contexto. Alguns gestores acreditam que precisam abrir mão de toda a estrutura tecnológica para migrar para a nuvem e desistem por acreditar que não é possível realizar a integração de sistemas legados importantes.

E isso é um mito, afinal, é possível realizar a modernização de aplicações legadas e comunicá-las com outras ferramentas e sistemas em cloud. Desta forma, é viável migrar apenas sistemas e recursos estratégicos e manter parte da estrutura local.

Outro ponto de economia é que a integração de sistemas minimiza inúmeras atividades e operações manuais, que podem ser automatizadas. O que diminui custos com retrabalho, com reparos, suporte e manutenção ocasionados por falhas humanas e falta de sincronismo.

  • Facilidade no gerenciamento de sistemas e ganho de eficiência

Outro fator da nossa lista de benefícios de sistemas integrados em nuvem é relacionado aos ganhos ocasionados pela gestão unificada. Quando a empresa realiza a integração de sistemas em nuvem, todos os processos podem ser monitorados, analisados e atualizados em tempo real, em uma plataforma única.

Aumentando, portanto, o nível de eficiência tanto da gestão, quanto dos próprios processos. Além de facilitar a identificação de gargalos, bugs, falhas e interrupções.

Os benefícios de sistemas integrados em nuvem não param por aí, confira:

  • sincronização de dados e processos – com a integração, os riscos de duplicidade e perdas entre os diferentes pontos caem consideravelmente;
  • conformidade de dados e informações – com a unificação, as empresas podem seguir os diversos padrões e regulamentos, independentemente da origem dos dados;
  • ganho de escalabilidade – com a integração de sistemas em nuvem, e aumento da eficiência de processos, as empresas podem trabalhar com volumes maiores de dados e atividades, sem precisar de investimentos diretamente proporcionais.

Agora que você já sabe a importância da integração de sistemas em nuvem, vamos pontuar algumas das melhores práticas para realizá-la com eficiência?

Melhores práticas de integração em nuvem

Realizar a migração é um processo complexo e deve ser acompanhado de pesquisa, análise e visibilidade dos processos tecnológicos da empresa. 

E o mais importante, é fundamental escolher bons parceiros, que forneçam soluções alinhadas com o objetivo da empresa e, principalmente, tenham a integração como carro chefe.

Ao escolher uma plataforma cloud, portanto, é preciso verificar se ela disponibiliza mecanismos de integração de sistemas. Como é o caso do Google, a plataforma Cloud de uma das líderes do setor possui ferramentas capazes de automatizar a integração de sistemas com segurança e eficiência. 

Segundo a plataforma, o Eventarc, o Scheduler, o Workflows e o Tasks são algumas das opções para integrar serviços de maneira “inerentemente assíncrona e acoplada com flexibilidade, preservando a agilidade de cada serviço e permitindo a inovação rápida”.

Inclusive, a própria plataforma desenvolveu um painel com um resumo sobre essas soluções que pode auxiliar a mensurar quão importante é optar por bons parceiros:

integração de sistemas (em nuvem)

Você pretende migrar para a nuvem, mas ainda tem receio em relação à integração de sistemas? Então, fale com um dos especialistas da Safetec, Google Partner, para realizar um diagnóstico completo e verificar quais as melhores soluções tecnológicas para o seu negócio!

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS