A escalabilidade na nuvem é uma das principais vantagens do cloud computing (computação na nuvem). Essa característica permite que aplicativos e outros serviços consigam ampliar a capacidade de seus servidores para processar mais dados e permitir um aumento no desempenho.
O streaming de música Spotify é um exemplo de serviço que usa a escalabilidade com cloud para crescer.
Com o aumento da popularidade do aplicativo e, consequentemente, do número usuários, foi necessário ter um servidor capaz de manter o streaming funcionando com a mesma agilidade.
Então, em 2016, a solução foi a migração dos servidores para o Google Cloud Platform, onde o Spotify hoje é case de sucesso e ainda consegue gerar mais insights de dados por meio da plataforma para promover inovações.
Escolhendo um bom provedor, é possível aproveitar vários benefícios além da escalabilidade na nuvem, o que por si só já significa bastante.
Quer saber quais são as outras vantagens da escalabilidade na nuvem? Continue a leitura e saiba como a tecnologia cloud pode ajudar o seu negócio.
Mas antes, o que é escalabilidade na nuvem?
A escalabilidade na nuvem é a capacidade de ampliar os recursos tecnológicos de um serviço para que ele corresponda a demanda de acesso.
Na abertura do artigo citamos o Spotify. Em fevereiro de 2021, o serviço de streaming divulgou que alcançou a marca de 158 milhões de assinantes. Contando os usuários gratuitos, o número sobe para 356 milhões de usuários ativos mensais.
Em junho de 2015, o serviço tinha 20 milhões de assinantes e um total de 75 milhões de usuários ativos mensais.
Esse crescimento na demanda de acesso gera uma necessidade de upgrade nos servidores para permitir que o aplicativo continue funcionando com agilidade.
Diante desse cenário, a solução do Spotify foi a migração total dos servidores para o Google Cloud Platform para aproveitar a escalabilidade na nuvem.
Assim, à medida que o serviço escala, a empresa pode ajustar a capacidade do sistema para que ele mantenha um desempenho eficiente.
Quais as vantagens da escalabilidade na nuvem?
Para entender melhor todos os aspectos da escalabilidade na nuvem, reunimos as principais vantagens que os negócios podem aproveitar com a tecnologia cloud. Confira!
1. Otimização de custos com servidor
Uma das vantagens da escalabilidade na nuvem mais imediatas é a otimização de custos com servidor.
Comparado a criação, manutenção e gerenciamento que um data center físico próprio exige, os provedores de serviços na nuvem cobram apenas pelo que é utilizado pelas empresas.
Dessa forma, o custo pode ser previsto na fase de estruturação da arquitetura em nuvem do serviço dentro da plataforma.
Conforme a demanda escala, os gastos também podem ser previstos e gerenciados para não pegar o setor financeiro de surpresa.
2. Autonomia para resolver problemas
Outra vantagem da escalabilidade na nuvem é conseguir fazer ajustes rapidamente no sistema interno ou no que a empresa oferece para os clientes.
Então, enquanto as configurações para manutenção de erros entram em ação, a equipe de TI pode resolver em paralelo o que o sistema não conseguiu corrigir automaticamente.
Até se for preciso ganhar elasticidade no sistema é possível resolver com certa agilidade, dependendo da complexidade, quando é uma estrutura baseada na nuvem.
Leia também >>> Como usar o Google Cloud: 7 tipos de soluções da plataforma
3. Mais produtividade para a equipe de TI
Agregada a vantagem #2, o aumento da produtividade da equipe de TI também está relacionado a escalabilidade na nuvem.
Conseguir resolver problemas rápido, assim como expandir o sistema sem precisar se preocupar com upgrade de equipamentos, poupa muito tempo.
Dessa forma, sua equipe pode se dedicar a novos projetos e melhorias inovadoras para atrair mais clientes e ainda manter a gestão interna do negócio organizada.
4. Manter uma operação mais sustentável
Um ponto importante quando se trata de tecnologia é em relação a quantidade de recursos necessários para manter um data center.
Só a energia elétrica e a climatização do ambiente 24 horas geram um gasto mensal bastante grande.
Então, além de aproveitar a capacidade de escalabilidade na nuvem, usar um provedor cloud elimina esses custos, ajudando a manter uma operação sustentável financeiramente.
Leia também: Como fazer um planejamento financeiro de forma rápida e prática.
5. Maior capacidade de armazenamento
As ações dos usuários dentro de um aplicativo, software, site, entre outras geram a necessidade de se armazenar dados para que, depois, seja possível extrair insights sobre o comportamento do usuário e prever tendências.
Com a escalabilidade na nuvem, é possível aumentar a capacidade de armazenamento do servidor para conseguir mantê-lo funcionando.
As próprias soluções internas de gestão também podem ser melhoradas para manter os arquivos salvos por quanto tempo for necessário.
6. Aprimorar o desempenho dos serviços
Oferecer um serviço ágil para os usuários é estratégico, afinal, ninguém paga por uma solução, que por melhor que seja, não funciona bem na prática.
Muitas vezes com um ajuste no desempenho do servidor isso é resolvido e a escalabilidade na nuvem também agrega essa vantagem para as empresas.
Então, se a equipe acompanha o crescimento do serviço, pode prever quando será necessário fazer os ajustes e conseguir se antecipar.
7. Garantir a segurança dos dados armazenados
Por fim, outra vantagem da escalabilidade na nuvem é manter a segurança dos dados armazenados.
Além disso, a privacidade das informações também é um requisito básico e deve ficar claro para o usuário como as suas informações são utilizadas.
Um provedor de computação em nuvem tem todos esses protocolos estruturados para garantir a conformidade com a lei de cada país.
Curtiu as vantagens da escalabilidade com cloud?
Se o seu negócio precisa das vantagens descritas acima, é hora de começar a planejar uma migração para a nuvem.
A Safetec pode ajudar o seu negócio a fazer a transição para o Google Cloud Platform, um sistema na nuvem mais integrado, produtivo e que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar.
Fale com nossos consultores e modernize sua forma de trabalhar.