Transformação Digital: entenda este conceito definitivamente

transformacao digital

Nos últimos anos a transformação digital tem sido o foco de muitas discussões nas empresas, é vista como o futuro da tecnologia da Informação nos negócios corporativos.

Segundo dados do IDC, 60% dos investimentos nas empresas, até o ano de 2020, estarão direcionados para se transformarem digitalmente.

E o motivo pode ser explicado por uma constatação interessante, divulgada pelo MIT: empresas que realmente entendem de transformação digital são em média 26% mais lucrativas que suas concorrentes.

Mas do que se trata, afinal, essa tal transformação digital?

Como ela é implementada e transforma as empresas digitalmente, quais suas vantagens?

São estas e outras perguntas que pretendemos responder nesta postagem.

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Tudo que você precisa saber sobre transformação digital

Antes de falarmos dos estágios necessários para transformação digital, é fundamental definir seu conceito.

Conceito de transformação digital

O conceito mais comum de transformação digital, segundo artigo de Gerald C. Kane publicado pelo MIT, envolve um entendimento de que ela se baseia na implementação das mais modernas tecnologias na empresa.

Na opinião desse autor, está não é a definição correta, pois muitas empresas fazem isso sem realmente promoverem verdadeiras transformações competitivas em seu negócio.

Outro entendimento sobre transformação digital que Kane considera incompleto diz que ela deve ser usada para modificar a maneira que a empresa faz seus negócios e gerencia seus processos.

Isso é apenas parte da real definição, que o autor apresenta assim:

Transformação digital é a adoção de práticas e processos de negócios com o objetivo de ajudar a organização a competir de maneira efetiva em um mundo cada vez mais digital.

Portanto, as implicações para as organizações são as seguintes:

  • Transformação digital á a maneira como sua empresa responde às novas tendências tecnológicas, para se manter competitiva.
  • Não basta seguir, conhecer e adotar as novas tecnologias, essa é apenas um aparte da transformação digital, que deve envolver as definições estratégicas da empresa, treinamento de pessoal, liderança e muito mais.

Segundo outro artigo publicado na mesma revista, em que foram  entrevistados executivos das mais diversas áreas de negócios, descobriu-se que:

  • 78% dos entrevistados acreditam que a transformação digital se tornará crítica para suas organizações nos próximos anos.
  • 63% disseram que o ritmo da mudança tecnológica em sua organização é muito lento.
  • O obstáculo mais frequentemente citado à transformação digital foi a “falta de urgência“.
  • Apenas 38% dos entrevistados disseram que a transformação digital era um elemento permanente na agenda de seus CEOs.
  • Quando os CEOs têm compartilhado sua visão para a transformação digital, 93% dos funcionários sentem que é a coisa certa para a organização.
  • Mas apenas 36% dos CEOs têm compartilhado tal visão.

Portanto, mais do que vontade, o comprometimento da alta gestão da empresa e um senso geral de urgência são determinantes para levar à transformação digital.

Vamos ver, a seguir, os estágios desta transformação.

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Maturidade digital para a transformação

Theodore Kinni, em um artigo na MIT Sloan Management Review definiu três estágios rumo ao que ele chama de maturidade digital, quesito fundamental para que uma empresa possa implementar a transformação digital.

Fase inicial:

  • Normalmente parte da iniciativa individual de um integrante da empresa
  •  Os líderes da alta direção não estão envolvidos
  • A maioria das decisões é tomada de forma centralizada
  • O trabalho ocorre principalmente em canais já estabelecidos

Fase de desenvolvimento:

  • Ocorre uma mobilização na organização
  • Surge uma visão convincente sobre a necessidade da transformação digital
  • Os gestores sêniores assumem um papel de liderança
  • A maioria das funções e níveis da empresa se envolve nas iniciativas digitais

Fase de Maturidade:

  • Desenvolve-se uma confiança na transformação digital
  • O aspecto digital passa a ser considerado um ativo estratégico
  • O digital Já está inserido nas práticas de trabalho
  • A tomada de decisão é descentralizada
  • A informação e colaboração estão difundidas por toda a organização e inclui clientes, fornecedores e parceiros externos

Como você viu, sem o comprometimento dos níveis estratégicos da empresa, dificilmente a transformação digital ocorrerá.

Isso porque ela vai muito além da adoção de novas tecnologias ou de transformar os processos de negócios: ela deve permear todo o desenvolvimento de uma cultura organizacional, em que o digital é um meio (e não um fim) para atender melhor aos clientes.

Sem isso, a tão desejável vantagem competitiva não será alcançada. O segredo dessa mudança ou evolução digital está apoiado em três elementos com os quais quem conhece TI já está bem familiarizado: Pessoas (tanto colaboradores quanto clientes e parceiros), Tecnologia e Estratégia, focada em novos processos de negócios.

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