Conheça um software para organização de sala de aula usado por 30 milhões de pessoas

organização de sala de aula

Quando se fala na organização de sala de aula com uso de softwares, muitos pensam em plataformas de EAD.

Mas, na verdade, o ensino presencial também se beneficia, e muito, de ferramentas colaborativas online para organização de sala de aula.

Com elas, além de trazer conteúdos interessante e desafiadores para seus alunos, os professores e professoras ainda podem estender a interação com a classe para o mundo virtual. Isso amplia muito sus perspectiva de entendimento do mundo.

E as vantagens desse tipo de abordagem multimídia e conectada são inúmeras!

Um dos softwares para organização de sala de aula que tem alcançado grande sucesso, seja em escolas ou universidades, é o Google Sala de Aula.

Em conjunto com outros softwares e dispositivos do Google,  alguns milhões de alunos têm se beneficiados amplamente dessas tecnologias em salas de aula ao redor de todo o mundo.

Veja alguns números bastante significativos sobre tecnologia para educação:

  • 30 milhões de estudantes usam o Google Sala de Aula, um dos melhores softwares para organizar classes e metodologias de estudo.
  • 80 milhões de alunos se beneficiam do G Suite para Educação, um conjunto de aplicativos Google especialmente desenvolvidos para o ensino, seja fundamental, médio ou superior.
  • 25 milhões de estudantes têm acesso a tudo isso por meio dos Dispositvos Chrome, hardwares como notebooks e descktops especialmente desenvolvidos para serem totalmente compatíveis com os aplicativos Google.

Confira todos os detalhes sobre como organizar a sua sala de aula e levar mais qualidade de ensino para seus alunos usando as tecnologias baseadas na nuvem do Google para educação.

botao-ebook-computacao-na-nuvem-01.png

Saiba mais: Tecnologias na comunicação: 5 avanços que impulsionam a transformação digital

Vantagens de contar com um bom software para organização de sala de aula

Quem é professor sabe muito bem! Ensinar é muito mais que apresentar conteúdos, passar execícios e aplicar provas para, depois, corrigir e dar notas.

Saber ensinar é um arte que demanda diversas outras habilidades:

  • Definir os melhores materiais ilustrativos para os alunos, inclusive mapas, esquemas, vídeos, apresentações etc.
  • Motivar a turma com conteúdos interessantes e desafiadores.
  • Programar um calendário de atividades que incluem tarefas, apresentações, trabalhos em grupo, passeios, visitas, depoimentos etc.
  • Criar provas e exercícios e distribuí-los para a classe.
  • Providenciar a correção de todas essas provas e exercícios com precisão e cuidado.
  • Dar feedback individual e coletivo aos alunos.
  • Promover o trabalho colaborativo e participativo dentro e fora da sala de aula.

Como se vê, a organização de sala de aula é uma atividade que exige muito dos profissionais de ensino.

Mas como as tecnologias Google e o uso de aplicativos na sala de aula podem ajudar você, sua escola ou sua universidade e seus alunos a tirarem o melhor proveito de tudo isso?

É exatamente o que varemos agora!

Veja também: Uso de aplicativos em sala de aula: confira 5 dicas incríveis!

1- Google Suite para educação

O Google Suite é uma conjunto de aplicativos destinados a auxiliar empresas a usarem a nuvem para atingir mais produtividade no trabalho em equipe.

Mas e se você pudesse usar um G Suite totalmente adaptado para fins educacionais?

Essa é exatamente a proposta do G Suite para Educação.

Calendários, formulários, ferramentas de videoconferência, apresentações de slides e muito mais são feitos sob medida para atender às necessidades reais de professores e alunos.

E sabe por quê?

Porque o Google Suite para Educação foi desenvolvido por professores para professores.

Veja mais: Google Educacional: tecnologia potencializando o aprendizado ao máximo

2- Google Sala de Aula

E se ao invés de criar provas e exercícios, depois, digitar tudo em um documento de texto, para, em seguida, imprimir e distribuir aos alunos, você pudesse usar um formulário online para isso?

Tudo não seria muito mais rápido e prático na hora de organizar a sala de aula, as tarefas e as provas?

E mais: dependendo do tipo de prova (teste, por exemplo) a correção é muito mais rápida. Isso, sem falar em problemas de ortografia. Chega de decifrar garranchos: todas as resposta são digitadas!

Com a possibilidade de conectar seus alunos ao vasto mundo da internet, você pode convidar uma palestrante de uma cidade distante. Basta acionar o programa de videoconferência e todos podem interagir com ele, a centenas de quilômetros de distância!

E esse é apenas um exemplo!

Calendários organizados eletronicamente, inclusive com lembretes de datas, vão fazer seus alunos se organizarem melhor. Nada de perder apresentações ou deixar de entregar trabalhos!

E o uso da nuvem simultânea e em tempo real na edição de textos e de apresentações incentivará o trabalho em equipe e a resolução colaborativa dos problemas.

Confira em nosso blog: Como implantar a tecnologia em sala de aula gratuitamente

3- Dispositivos Google

Talvez você esteja se perguntando: mas como dar acesso a tudo isso para meus alunos? Que dispositivos irão usar para se conectar?

Os Dispositivos Chrome são a solução que o Google desenvolveu para isso.

Uma série de hardwares fáceis de configurar, já com os programas instalados e com a performance ideal para trabalha com os aplicativos Google.

Leia mais e veja como eles podem ser úteis em sua escola ou universidade: Google para professor: da sala de aula virtual aos computadores

Dê uma olhada, também, neste vídeo que mostra ainda mais vantagens do Google Educação para fazer a organização de sala de aula ou mesmo de uma escola: