Brand Awareness para fintechs: como melhorar a percepção de marca?

Brand Awareness para fintechs

Conhecer estratégias de brand awareness para fintechs é uma ótima forma de aumentar o poder de alcance da sua empresa, ganhar autoridade e otimizar o seu investimento.

Brand awareness, ou percepção de marca, é um indicador importante para saber se o público conhece seu negócio e como ele te vê em meio a tantos concorrentes. 

O mercado das fintechs está em alta, crescendo 155% em 2021, e já começou a ganhar um número razoável de competidores. Isso, claro, é uma tendência natural do mercado, entretanto pede medidas focadas em vantagem competitiva, diferenciais e inovação.

Mas como atrair a atenção em um universo como o das fintechs, que já é extremamente revolucionário, tecnológico e inovador?

As fintechs surgiram como uma alternativa às instituições financeiras, engessadas, burocráticas e arcaicas. Mas, apesar do atraso, possuíam uma alta percepção de marca. Todos sabiam, por exemplo, o logotipo do Bradesco, Santander, Bancos do Brasil…

Para competir nesse mercado, as fintechs precisaram investir em brand awareness. Hoje, por exemplo, se alguém perguntar se você conhece o banco digital do cartão roxinho, a resposta, com certeza, vai ser afirmativa, certo?

Isso porque a Nubank construiu uma boa percepção de marca. 

Vamos entender melhor o que isso significa exatamente e descobrir estratégias de brand awareness para fintechs?

O que é brand awareness para fintechs?

Hoje, muitos termos de marketing, economia e gestão são importados do inglês, o mesmo ocorre com o brand awareness, que, traduzindo para o português, significa “percepção ou consciência de marca”. 

Trata-se de um indicador da consciência ou percepção de marca, com o objetivo de tentar quantificar o reconhecimento do público em relação ao nome, logo, cores e outras características marcantes da empresa. 

Já adiantamos um pouco o que ele significa, mas vamos fazer alguns testes?

Responda a primeira coisa que vier a sua mente:

  • Marca de bebidas com a identidade visual vermelha e branca?
  • Onde a mágica acontece?
  • Qual o produto 1001 utilidades? 
  • Como você chama uma cola extra forte?
  • Marca de uma lâmina de barbear?

Grande parte dos leitores deste artigo vão responder exatamente as mesmas coisas:

  • Coca-cola;
  • Disney;
  • Bombril;
  • Super Bonder e
  • Gillette.

Algumas dessas marcas se tornaram tão fortes que chamamos os produtos pelo nome delas, mesmo que sejam provenientes de concorrentes, como pedir bombril da marca Assolan, por exemplo. 

Por quê? 

Porque são marcas memoráveis, que são facilmente identificadas pelo consumidor. 

Esse potencial, no entanto, não ocorre do dia para a noite. Todas as empresas que citamos começaram devagar, trabalharam a consciência de marca aos poucos e ganharam esse reconhecimento com o tempo.

O importante, portanto, é começar essa construção!

Mas como mensurar o brand awareness?

Essa não é uma missão exatamente fácil. Afinal, estamos falando sobre percepções, informações subjetivas, que dificilmente podem trazer dados exatos, como a taxa de fidelização, faturamento da empresa, ou churn.

A ideia, portanto, é utilizar ferramentas que consigam determinar o desempenho da marca nas redes sociais, sites e buscadores. O número de visualizações e impressões de uma página, do reels e stories, é uma possibilidade. 

Assim como as menções à marca feitas online, que podem ser contabilizadas pelo Google Alerts. Marcações nas redes sociais, compartilhamentos e seguidores também são ótimas estratégias para quantificar esse alcance.

Se a empresa busca por dados ainda mais precisos, ela pode realizar testes e pesquisas de mercado para saber se suas principais características são reconhecidas entre o público-alvo. Nesses casos é sempre interessante realizar comparativos, incluindo concorrentes, por exemplo.

Qual a importância de desenvolver estratégias de brand awareness para fintechs?

Criar estratégias de brand awareness para fintechs é fundamental para entrar em um mercado que possui grandes marcas já consolidadas. Como bancos e instituições financeiras que estão construindo sua marca e conquistando o público-alvo há 100, 200 anos.

Além da proposta disruptiva, os empreendedores precisam, portanto, criar estratégias para quebrar barreiras de desconfianças e desenvolver uma marca forte, desde a sua concepção.

Assim, ela pode entrar no mercado financeiro com muito mais segurança, autoridade e, o melhor, com clientes que conhecem os seus diferenciais.

Não basta ser forte, segura e oferecer serviços de qualidade, é preciso que o cliente saiba disso. Construir, portanto, estratégias de brand awareness é garantir que o público-alvo conheça o seu negócio e considere ele como uma boa solução para a sua demanda. 

Como melhorar a percepção de marca: estratégias de brand awareness para fintechs

1. Conheça profundamente o seu mercado, a sua empresa e, principalmente, o seu cliente

Com essa análise, a empresa pode elencar seus pontos fortes, perceber seu diferencial e as possibilidades do mercado. Como, por exemplo, demandas não atendidas e gargalos financeiros que os concorrentes não atendem.

Além, claro, de descobrir a melhor linguagem, canais mais utilizados e preferências do público-alvo. Assim é possível desenvolver estratégias mais efetivas, que criem identificação e impactem, de fato, o público-alvo.

Como você deve imaginar, toda essa pesquisa e coleta de dados afetam positivamente na brand awareness. 

2. Desenvolva sua identidade 

Com o estudo levantado acima, estabelecimento de metas, objetivos e visões do empreendedor, chegou a hora de desenvolver uma identidade única para a fintech. Quanto mais clara e marcante, melhor. 

Vamos dar o exemplo, novamente, do Nubank, a ideia dessa fintech é ser inovadora, caminhar contra a burocracia e a hierarquização das instituições financeiras tradicionais, certo? 

Para isso é preciso que esses conceitos estejam claros na linguagem, na identidade e em todos os canais da empresa. Na prática, eles possuem um diálogo mais informal, dinâmico, estabelecendo, assim, um relacionamento horizontal, diferente do hierárquico comum às instituições tradicionais.

Vale ressaltar que, mais do que desenvolver uma identidade, é importante que a sua marca tenha uma história que esteja disponível para os seus clientes. Para isso utilize o blog, redes sociais e a aba “Sobre nós” para dividir ela com os usuários. 

Essa ferramenta é extremamente importante para criar uma identidade que converse e aproxime o público-alvo.

3. Seja memorável

O que você sente quando assiste esse comercial da Coca-Cola? Felicidade, esperança, saudade…

É exatamente essa a proposta, que o cliente faça o link entre o refrigerante e as emoções universais, tocando as pessoas com a identificação e é isso que a torna memorável. Estar presente em ocasiões especiais, divertidas e emocionantes.

Isso, no entanto, não é uma tarefa fácil, é preciso conhecer profundamente o cliente e o que de fato o toca. Conhecer suas dores, anseios, necessidades e expectativas é um ótimo facilitador para descobrir estratégias que tornem a marca memorável para os clientes!

4. Seja consistente

Alguns empreendedores, com pressa para colocar suas ideias em prática, acabam pulando etapas e improvisando itens importantes da brand awareness para fintechs. Como, por exemplo, logotipo, cores, identidade visual, linguagem, slogan etc.

A falta de planejamento acaba atrapalhando a consistência das estratégias de marketing, com mudanças frequentes que podem confundir o público-alvo. Além, claro, de retardar a construção e o fortalecimento de brand awareness para fintechs.

5. Invista em marketing

O marketing e brand awareness para fintechs andam unidos. Afinal, são as suas estratégias que solidificam a consciência e percepção da marca. Para aumentar o seu potencial, invista em marketing de conteúdo, de influência e de indicação.

O marketing de conteúdo auxilia na construção da autoridade da marca, além da dispersão dos produtos e soluções. Ensinando e conduzindo o cliente em potencial pelo funil de vendas de uma maneira mais orgânica.

O marketing de influência e o de indicação colaboram para expandir o poder de alcance da empresa, item fundamental para melhorar a percepção de marca. Investir, portanto, em marketing digital é uma ótima estratégia de brand awareness para fintechs.

6. Aposte nas melhores ferramentas digitais

Por fim, a tecnologia! Ferramentas digitais são fundamentais para mensurar a brand awareness para fintechs, além de auxiliar na dispersão dos pontos fortes, identidade e diferenciais da marca.

Um ótimo exemplo é o Google Alerts que citamos acima, mas não é o único. Hoje, existem inúmeras ferramentas que colaboram para construir e melhorar a percepção de marca.

Mas é muito importante analisar se essas ferramentas são personalizáveis para o seu negócio, integráveis com outros sistemas e, principalmente, se elas podem acompanhar o seu crescimento.

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