CRM na captação de clientes para advocacia dá resultados?

A captação de clientes de advocacia é uma atividade bastante delicada e cercada de cuidados para que se respeite o decoro desta profissão e se atue comercialmente de forma ética.

Na verdade, outras profissões com características semelhantes, em que a confiança dos clientes e o sigilo é fundamental, como a medicina e a psicologia, por exemplo, também fazem sérias restrições a maneira de se divulgar seus serviços e captar clientes.

Nesse contexto, a gestão do relacionamento com os clientes, o chamado CRM (Customer Relationship Management, em inglês), se mostra uma excelente alternativa para a captação de clientes de advocacia, pois seu foco é exatamente a confiança e a excelência nos serviços prestados.

Confira nossas dicas e as vantagens do CRM para captar clientes de advocacia. 

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Saiba mais: Afinal, o que é o sistema CRM mesmo?

Usando o CRM na captação de clientes de advocacia

As rígidas normas de publicidade para escritórios de direito restringem a atuação nesse sentido praticamente a pequenos anúncios em linguagem não publicitária em jornais e revistas e, eventualmente, em publicações especializadas.

Alem disso, o uso de placas na porta dos escritórios e cartões de visita para advogados são as maneiras mais comuns de se divulgar o trabalho de um profissional ou de uma empresa de direito.

Antes de entrarmos mais a fundo na captação de clientes de advogacia com CRM, vamos listar outras forma inteligentes de um advogado conseguir divulgar seu negócio:

  • Participar de convenções e e eventos
  • Fazer parte de associações
  • Escrever artigos e divulgar por meios digitais ou impressos
  • Manter uma perfil profissional no LinkedIn
  • Dar palestras
  • Ter um bom site de sua empresa
  • Usar um blog para escrever textos e dar dicas de interesse de seus clientes

Esta última forma de divulgar escritórios de advocacia está relaciona ao chamado marketing de conteúdo, em que se usam blogs tratando de assuntos bastante procurados no Google para atrair clientes que podem se cadastrar por meio de formulários eletrônicos para receber newsletters ou outros materiais, como e-books, por exemplo.

Como os dados captados nesses formulários em mãos, o escritório pode enviar mais conteúdos úteis e relevantes para esses possíveis clientes, através de e-mails, conquistando sua confiança e mostrando que dominam o assunto.

Em determinado momento, essas pessoas podem precisar de serviços de advocacia e entrar em contato com o escritório que os mantem sempre bem informados sobre as leis e o direito.

Veja também: 6 vantagens de ter um email corporativo Google

Como usar o CRM em escritórios de advocacia

O CRM é uma técnica de marketing focada em atender os interesses, desejos e necessidades dos clientes da melhor maneira possível, encantando-os com a excelência de seus serviços, o que acaba por torná-los fieis e leais. Como se vê, são conceitos bastante relacionados com a prática do direito.

Clientes fiéis são aqueles que usam uma marca, produto ou serviço com muita frequência, pois é sua preferida.

Clientes leais são aqueles que não substituem a marca, serviço ou produto que escolheram como o melhor por outro, mesmo que esteja em falta.

Para alcançar esse objetivo de fidelização, o CRM tenta reunir o máximo de informações possíveis sobre os clientes, para entender exatamente o que precisam e desejam e, assim, conseguir atender a essas necessidades dos clientes.

Sem informações completas e confiáveis para conhecer profundamente o público-alvo, não há como fazer um bom trabalho de CRM e a captação de clientes de advocacia.

Para isso, foram desenvolvidos softwares especiais que ajudam a colher e organizar essas informações, usando funcionalidades como estas:

  • Cadastro unificado com informações de contato dos clientes, evitando erros e duplicidades
  • Histórico de todos os contatos com os clientes, sejam telefônicos, e-mails, troca de documentos, reuniões pessoais ou quaisquer outros
  • Acesso remoto a esses e outros dados, proporcionando consultas ágeis, de onde se estiver, via smartphone, tablet ou desktop
  • Atualizações em tempo real, permitindo que todos na empresa saibam tudo que está ocorrendo com o cliente, providenciando o melhor atendimento possível
  • Dados do perfil e hábitos dos clientes que podem ser usados para entender problemas comuns com outros clientes semelhantes, prevendo maneiras de atender suas necessidades e agindo antecipadamente
  • Ao definir esse tipo de perfil de público, é possível também procurar clientes semelhantes, que se encaixam perfeitamente nas especialidades do escritório

Dessa forma, um escritório de advocacia tem muito mais chances de fazer uma captação de clientes assertiva e ética.

Além de soluções de CRM, a Safetec auxilia empresas de diversos segmentos a usar outras tecnologias em nuvem para tornar sua troca de informações mais ágil e eficiente.

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