Os riscos do uso de software pirata em empresas são bastante sérios. Esse tipo de manobra coloca em jogo a segurança das instituições, assim como pode comprometer as companhias juridicamente.
Softwares piratas são produtos não licenciados, ou seja, programas que são vendidos, mas usa-se de artifícios para liberar seu funcionamento sem pagar.
Se um software pirata estiver sendo usado em uma empresa, independentemente do porte — micro, pequena, média ou grande — e esta for pega, as consequências vão doer no bolso.
A punição será muito maior do que adquirir o produto legalmente, pagando uma parcela mensal.
Quer entender os riscos do uso de software pirata em empresas, qual o valor da multa e quem é responsável por pagá-la?
Continue lendo este post e saiba tudo!
7 riscos do uso de software pirata em empresas
O principais riscos do uso de software pirata em empresas são:
1. Deixar os computadores vulneráveis a vírus e malwares
Um dos maiores riscos do uso de software pirata em empresas é deixar os computadores vulneráveis a vírus e malwares.
O vírus é um tipo de programa malicioso que é acionado ao clicar em um link ou instalar um programa suspeito no computador. Ele se propaga instantaneamente no sistema, prejudicando o funcionamento do computador e comprometendo o sigilo dos dados.
O malware quando infecta um computador pode danificar as máquinas, roubar dados e instalar um verdadeiro caos se os PCs estiverem interligados por uma rede, por exemplo.
Em muitas empresas, essa é a realidade e corrigir o problema por causa do uso de um software pirata pode gerar prejuízos enormes como a perda do maquinário e vazamento de dados.
Leia também >>> Segurança em cloud computing: 7 erros a evitar.
2. Maior chance de vazamento de informações e dados confidenciais
Esse risco é uma continuação do item #1. Entre os riscos do uso de software pirata em empresas está também a maior chance de vazamento de informações e dados confidenciais do negócio.
Isso porque os vírus e malwares deixam os computadores vulneráveis a ataques externos que podem comprometer todo o trabalho.
Dependendo da dimensão do problema, ele pode até inviabilizar o funcionamento da empresa.
Por isso, o uso de qualquer tipo de software pirata é desaconselhável, pois o investimento para corrigir o problema que ele pode gerar é muito maior que o de comprar o produto legalmente.
3. Ter a rede da empresa hackeada
É comum as empresas operarem com os computadores em rede para facilitar o acesso entre as máquinas, a conexão com a impressora e com o computador de backup.
Ao instalar um programa de forma ilegal, não há como ter certeza que a pessoa que disponibilizou aquele arquivo não o modificou de alguma forma.
Geralmente, é necessário desativar internet e antivírus para instalar o software pirata. Isso deixa o computador sem nenhuma barreira.
Então, caso haja um vírus, ao estabelecer a conexão com a internet, ele pode infectar e alterar o funcionamento de toda rede de computadores.
4. Ausência de suporte técnico
Outro dos riscos do uso de software pirata em empresas é não ter acesso ao suporte técnico da empresa para resolução de problemas ou para tirar uma dúvida sobre o funcionamento da ferramenta.
Por ser um produto não licenciado, alguns recursos podem ficar indisponíveis e não há como recorrer.
Qualquer programa digital está suscetível a falhas e erros e as empresas sérias possuem equipes de atendimento prontas para assessorar os clientes.
Por isso, o investimento compensa, pois além de suporte, os clientes têm acesso a atualizações, melhorias e estão sempre com os recursos em dia.
Leia também: 6 sinais de quando e como modernizar sua empresa.
5. Ser acusado de prática de pirataria
Esse é um dos riscos do uso de software pirata em empresas mais temidas: a descoberta e, consequentemente, a acusação de prática de parataria.
Segundo a lei brasileira, a pirataria é crime e se uma empresa é acusada formalmente, pode responder a um processo.
A Lei Nº 10.695 publicada em julho de 2003 trata dos direitos de autor e alterou tanto o Código Penal quanto o Código de Processo Penal, editando os artigos 184 e 186.
O resultado de uma denúncia é um processo público que pode ocasionar prisão e pagamento de multa.
6. Desperdício de tempo
O desperdício de tempo também é um dos riscos do uso de software pirata em empresas.
Imagine que encontrar um arquivo de download e algo que quebre a barreira de registro não é algo tão rápido.
Mesmo que se consiga o arquivo com alguém, nunca é um processo linear. Agora, imagine ter que repetir o mesmo passo a passo e passar pelo mesmo problema em todos os computadores da empresa.
É uma perda de tempo considerável que sua equipe poderia investir em melhorias para o negócio.
Leia também: 5 dicas de como aumentar a produtividade da empresa.
7. Perda de credibilidade da empresa
Como citamos no item #5, o processo de pirataria é público, ou seja, está acessível para o conhecimento de todos.
Então, esse é outro dos riscos do uso de software pirata em empresas graves: perder a credibilidade no mercado.
Uma empresa séria deve recorrer aos meios legais para funcionar. Essa conduta assegura ao cliente que o serviço prestado também acontece sem atalhos.
Credibilidade é algo muito difícil de conquistar. Então não arrisque a construção da sua marca. Pesquise preços e veja se a empresa do software oferece descontos para empresas micro e pequenas ou para a aquisição de muitas licenças simultâneas. #ficaadica
Qual o valor da multa por usar software pirata?
De acordo com o artigo 109 da Lei nº 9.610, o valor da multa por usar software pirata chega a “vinte vezes o valor que deveria ser originalmente pago” ao detentor dos direitos do programa.
Quem é responsabilizado quando se pratica pirataria de software em uma empresa?
Ao ser feita uma denúncia de pirataria de software em uma empresa, a pessoa que praticou, ou seja, que fez a instalação é responsabilizada.
Porém, a empresa, como empregadora, também arca com parte da responsabilidade, pois a pirataria aconteceu na rede e no sistema da empresa.
Fique atento ao uso de software pirata em empresas
Os riscos do uso de software pirata em empresas não compensam e seu negócio deve sempre procurar alternativas como recursos gratuitos, períodos de teste grátis, promoções de assinatura, descontos para empresa, entre outros benefícios.
A aquisição legal de softwares e programas vai garantir a segurança e evitar prejuízos para o caixa financeiro e para a imagem da sua marca.
Sua empresa precisa de um sistema seguro, integrado e altamente produtivo para gerenciar a gestão do negócio?
A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema de gestão mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores!