Qual a diferença entre plataforma de CRM e plataforma de Inbound Marketing? Saiba tudo sobre os dois

Gerenciar processos dentro de uma empresa é sempre algo desafiador. Fazer com que os setores tenham rendimento esperado muitas vezes demanda o uso de algumas ferramentas. Neste artigo falaremos sobre dois sistemas que vão te ajudar nisso: a plataforma de CRM e a plataforma de Inbound Marketing. Além disso, vamos apresentar quais suas diferenças e como escolher a melhor opção para seu negócio. Confira!

O que é uma plataforma de CRM?

O termo CRM se refere à expressão em inglês Customer Relationship Management, que traduzida é: Gestão de Relacionamento com o Cliente e se refere a um conjunto de boas práticas que tem como objetivo gerenciar a sua relação com seus clientes através de um software.

O software de CRM é a plataforma que engloba todo processo que envolve:

  • o cadastro de clientes 
  • registro de atendimentos 
  • suporte técnico 
  • vendas 
  • marketing, entre outras funcionalidades em um mesmo lugar

Esse sistema é indispensável para a boa gestão do setor de vendas e pós-venda, afinal, com ele é possível organizar e acompanhar o avanço dos consumidores pelas etapas do funil de vendas, em um único local, com acesso remoto e atualizado em tempo real.

A plataforma de CRM armazena todos os dados e todas as interações do cliente ou lead com sua empresa, em cima desses dados é possível:

  • acompanhar os movimentos dos leads
  • agir em cima do registro de movimento dos leads
  • gerir o cadastro de contatos
  • criar lembretes para acionamento de clientes
  • conhecer melhor suas personas
  • segmentar clientes
  • centralizar todo o atendimento
  • gerenciar o suporte técnico e mais

O acesso a todos os dados, atividades e características dos leads, serão muito úteis na hora de bolar as estratégias de marketing com mais chances de sucesso de acordo com a segmentação feita, personas escolhidas, etapa do funil de compras e muito mais. 

O que é plataforma de Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia que busca atrair a atenção dos clientes para uma marca através da produção de conteúdo relevante e da gestão da jornada do cliente.

A ideia é acompanhar o consumidor, criando ações para cada etapa do processo de decisão de compra, sendo elas: 

  • atração 
  • consideração
  • conversão

O conceito de Inbound é baseado em 5 pilares:

  1. Criação e distribuição de conteúdo
  2. Ciclo de vida do marketing
  3. Personalização
  4. Multicanais
  5. Integração

Em cima desses pilares, e levando em conta a jornada do cliente, é produzido uma série de conteúdos em busca de trazer o cliente até você. Para isso são criadas campanhas usando algumas ferramentas como:

  • Blog
  • Redes Sociais
  • Landing Pages
  • E-mail marketing

Já a plataforma de Inbound Marketing é um tipo de software SaaS que permite que você aplique as estratégias baseadas nos conceitos do Inbound de atração e engajamento, gestão de leads e monitoramento de resultados.

Qual a diferença entre plataforma de CRM e plataforma de Inbound Marketing?

A grande diferença entre a plataforma de CRM e a plataforma de Inbound Marketing está, justamente, no uso de cada uma. O CRM é uma ferramenta usada para registro, acompanhamento de clientes e análise de dados durante o processo de vendas e pós-venda

a plataforma de Inbound é um sistema usado pelo setor de marketing para atrair o potencial cliente e realizar ações que vão segmentar e qualificar o contato, até que esteja pronto para comprar. 

Na prática, o CRM é uma das ferramentas mais importantes dentro do Inbound Marketing e quase todas as plataformas de Inbound possuem a ferramenta do CRM integrada porque ela é muito útil na hora criar, aplicar e acompanhar as estratégias utilizadas nas campanhas.

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo: imagine que você é dono de uma escola técnica e está querendo lançar cursos novos para atrair mais alunos. Se você já tem um CRM pode usar os dados dele para planejar suas estratégias para atrair os clientes.

Depois que suas campanhas foram lançadas e os contatos e leads começaram a surgir, o CRM irá registrar todos os contatos, essa ferramenta irá mostrar como está a prospecção de alunos, o que faz com eles se matriculem, o que atrapalha e etc.

Percebe como um vai alimentando o outro? As estratégias são aplicadas e o CRM registra as reações a elas que são usadas para aprimorar, mudar ou investir mais em uma ação. 

Como escolher uma boa plataforma de Inbound Marketing?

Se você quer aplicar com mais eficácia as estratégias de Inbound Marketing precisa de uma plataforma de qualidade que tenha, além de um bom software de CRM, outras funcionalidades que serão fundamentais para o sucesso das suas campanhas.

As principais ferramentas e funcionalidades que uma boa plataforma de Inbound Marketing precisa te entregar são:

  • Painel de palavras-chave: essa ferramenta será muito útil para criação de blog post e outras campanhas baseadas nos termos que mais forem favoráveis ao seu negócio;
  • Gestão de mídias sociais: as redes sociais são meios essenciais nas estratégias de inbound, logo uma boa plataforma precisa ter uma funcionalidade que permita o agendamento de publicações e a avaliação dos resultados das mesmas;
  • Landing Pages e formulários: duas ferramentas importantes para geração de leads e que devem estar presente em uma boa plataforma;
  • E-mail marketing: outro integrante de qualquer estratégia de inbound, os e-mails são canais que precisam ser automatizados para serem funcionais, algumas plataformas também conseguem enviar SMS;
  • Segmentação de contatos: só será possível aplicar as estratégias em cima de um público se a plataforma te permitir segmentar os clientes de maneira fácil e clara;
  • Opções de personalização: cada negócio tem suas particularidades, logo será necessário editar alguns campos de modo que faça sentido para você;
  • Automação: a criação de fluxos automatizados é o que faz do inbound uma estratégia com tanto potencial, por isso, quanto mais opções de processos que possam ser automatizados melhor;
  • Geração de relatórios: uma boa plataforma permite com que você gere relatórios em tempo real e com opções de comparativos para analisar a real eficácia das suas estratégias

Agora sim, você está pronto para escolher sua plataforma de CRM e plataforma de Inbound Marketing. Fique atento aos principais recursos e à facilidade para implementar na sua empresa. Boas vendas! 

Este artigo foi escrito pela equipe da Lahar, um software de automação de marketing, que oferece funcionalidades como painel de palavras-chave, gestão de redes sociais, fluxo de automação de e-mail marketing e mais. 

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS