História

INCRÍVEL

|

LE BISCUIT

A migração para o Google Workspace aconteceu em 45 dias, foram 1.200 contas de usuários e 299 TB de dados migrados com segurança e eficiência

50 anos

de tradição no varejo digitalizados pela Safetec em parceria com o Google.

Há 50 anos, a primeira filial da Le Biscuit foi inaugurada em Salvador, destacando-se por ser pioneira no conceito de rede de variedades. Progressivamente, a empresa expandiu seus negócios, oferecendo uma ampla diversidade de produtos e se tornou uma das maiores varejistas do Brasil. Em 2022, passou por uma transformação digital e decidiu investir em um time próprio com cerca de 90 pessoas que atuavam com metodologias ágeis e desenvolvimento de softwares.

Hoje, a Le Biscuit se consolidou como uma referência no setor do varejo, com 400 lojas e 5 mil colaboradores em todo o país, e vivencia um crescimento exponencial com a ajuda dos processos digitais e a implementação de novas tecnologias, alcançando um rendimento anual de aproximadamente R$3 bilhões.

DESA

FIOS

A necessidade de investir em um setor de tecnologia era imediata. Isso porque em meados de 2020 as vendas presenciais caíram consideravelmente, enquanto os consumidores passaram a procurar mais soluções online. Assim, a mudança exigiu desafios quanto à agilidade de integrar novos processos. Em relação às ferramentas colaborativas utilizadas antes da mudança para o Google, na prática existiam diversas limitações, o que resultava em dificuldades como múltiplas versões de um mesmo arquivo, interferindo na organização dos dados e das equipes, além da necessidade de manter a cultura fortificada em meio a uma estrutura geograficamente extensa. Um outro obstáculo diante da decisão de mudar para o Google Workspace é que apesar da perceptível necessidade de uma mudança, ainda existia uma certa resistência interna por conta de uma cultura engessada durante décadas. E ainda que houvesse identificado o Google como a solução, um novo desafio surgiu: encontrar um parceiro, com disposição imediata, para migrar milhões de dados em até 45 dias.

|

Necessidade de uma transformação digital para atender à tendência digital dos consumidores e das vendas

|

Agilidade na migração e na integração dos novos processos

|

Limitações das ferramentas colaborativas usadas no quesito organização das equipes e estrutura geográfica

|

Resistência cultural interna para aceitação da mudança

RESUL

TADOS

Hoje, as 400 lojas espalhadas pelo Brasil mantêm uma rede de comunicação centralizada através unicamente do Google Workspace, o que simplificou a rotina dos colaboradores e gestores com todos os processos digitalizados. No dia a dia, os mesmos arquivos são atualizados e compartilhados entre os colaboradores, que trabalham com pastas compartilhadas por toda a rede Le Biscuit, checklists são compartilhados por gestores para poderem acompanhar o funcionamento dos setores e mensurar as metas. Por conta dos processos que hoje são digitais e a possibilidade de implementação de novas tecnologias, as lojas da Le Biscuit que antes vendiam R$ 17 milhões passaram a vender R$ 100 milhões. E quanto à resistência em relação à mudança interna dos setores, uma das soluções envolveu o posicionamento do CEO da empresa, que usou a ele mesmo como exemplo de que iria utilizar as ferramentas e decidiu simplesmente cancelar os outros serviços. Além de tudo isso, com a descoberta da Safetec como parceiro, foi possível migrar para o Google diante do prazo requisitado.

VEJA OUTRAS HISTÓRIAS INCRÍVEIS

Seja mais um cliente incrível