A automação em nuvem é uma das melhores vantagens da migração, pois, além de alcançarem mais segurança, minimização de falhas, economia e aumento da produtividade, empresas que utilizam essa tecnologia crescem mais rápido e com maior rentabilidade.
Segundo pesquisas realizadas pela Deloitte, o crescimento empresarial é, em média, 26% maior e as organizações se tornam 21% mais rentáveis com a migração para a nuvem. Mas, a expectativa de grande parte dos especialistas é que os ganhos indiretos sejam ainda maiores.
Isso porque a automação em nuvem permite que os colaboradores e gestores foquem energia, capital e tempo em tarefas e soluções muito mais estratégicas, que fazem parte do core business e não podem ser realizadas por máquinas.
Assim, inúmeros processos e planejamentos se tornam mais eficientes, com retornos melhores e a empresa pode aumentar o seu potencial competitivo e de crescimento.
Com este e outros ganhos cada vez mais evidentes, a computação em nuvem e todas as suas ramificações já deixaram de ser uma tendência para se tornarem elementos fundamentais para a manutenção das organizações.
A opção de uso pode ser pública, privada, multicloud ou híbrida, mas o fato é que organizações que ainda não automatizam suas operações em nuvem já estão em desvantagem e correm sério risco de se tornarem ultrapassadas.
Mas você sabe exatamente o que significa automação em nuvem, quais os impactos dela, no dia a dia e como colocá-la em prática?
Não? Então, fique até o final para obter essas e outras respostas sobre automação em cloud!
O que é automação em nuvem?
Automação em nuvem é a possibilidade de utilizar a tecnologia para realizar atividades com baixa ou nenhuma interferência humana. Ou seja, deixar a encargo de máquinas e soluções em nuvem a operacionalidade delas de funções das mais diversas naturezas.
Quando falamos especificamente da nuvem, estamos nos referindo a uma parte de automação de TI ocasionada pela transferência das cargas de trabalho em cloud. Como o armazenamento de banco de dados que sai do desktop, ou de um pen drive e é migrado para o Drive do Google.
O objetivo da migração para a nuvem é retirar os limites de potencial e crescimento determinados pela estrutura física da empresa. Desta forma, é possível criar, desenvolver, armazenar, monitorar, compartilhar e colaborar mais e melhor, sem a necessidade de um investimento proporcional a robustez desejada.
Ao transferir as aplicações para ferramentas de cloud computing, também podemos automatizar, devido à tecnologia, algumas funções que, normalmente, seriam operacionalizadas por colaboradores.
Imagine, por exemplo, que uma empresa realize a migração de sistemas para o multicloud. Ao realizar essa ação, ela terá que disponibilizar um colaborador, ou uma equipe, para monitorar, manter e proteger as aplicações e recursos em cada uma delas. Além de garantir a integração e desenvolver estratégias e políticas específicas.
Com a automação em nuvem, no entanto, o gerenciamento é realizado de maneira unificada e automatizada. E, como você já deve imaginar, esta operação resulta em inúmeras vantagens e benefícios para as empresas, seus colaboradores e, indiretamente, para os clientes. Confira abaixo!
Benefícios da automação na nuvem
A migração para nuvem é um processo que gera ganhos imensuráveis para empresas de todos os tipos, nichos e portes. Porque possibilita o acesso a uma infraestrutura tecnológica muito mais robusta com investimentos menores.
Mas quando falamos mais especificamente dos benefícios em nuvem, outras áreas e funções também podem ser impactadas positivamente. Veja a seguir!
-
Queda na incidência de erros
Um dos maiores benefícios da automação em nuvem é a minimização de tarefas operacionalizadas manualmente. O que, naturalmente, diminui a possibilidade de falhas e erros humanos, que, apesar de naturais, podem gerar retrabalho, custos e até mesmo gargalos de segurança.
Além disso, a automação em nuvem também facilita a integração entre sistemas, aplicações e setores da empresa. A alta comunicabilidade, em tempo real, garante a atualização das informações, minimizando, assim, os ruídos e o compartilhamento de informações erradas.
Sem contar que esse controle de falhas também gera economia de custos para a empresa!
-
Controle no provisionamento e desprovisionamento de recursos tecnológicos
A migração para a nuvem aumenta o potencial de escalabilidade e de flexibilidade da infraestrutura digital empresarial. Como mencionamos acima, é possível investir menos em soluções e recursos muito mais robustos.
Na questão da automação, por exemplo, os gestores podem definir parâmetros e métricas para controlar o provisionamento dos recursos conforme a demanda. Desta maneira, é possível escalar a infraestrutura para cima ou para baixo de maneira automática.
Isso minimiza o tempo de ociosidade dos recursos e evita sobrecarga em casos de picos de acesso.
-
Ganho de produtividade
A automação de processos em nuvem transfere para a tecnologia diversas atividades repetitivas e pouco estratégicas para a empresa. Com isso, os colaboradores podem focar tempo, conhecimento e energia em ações de maior valor, que façam parte do core business.
Assim, temos um ganho de produtividade em todas as atividades.
-
Ainda mais segurança em processos em nuvem e locais
A segurança é um ponto-chave para qualquer planejamento de migração. Inclusive é uma das maiores preocupações de gestores na tomada de decisão sobre migrar ou não, o que transferir para a nuvem, qual plataforma escolher etc.
Ao optar por bons parceiros, a empresa pode ganhar ainda mais segurança nestes e em outros processos. Afinal, o monitoramento, a fiscalização, as atualizações e o suporte são realizados automaticamente pelo fornecedor da nuvem.
O que garante a conformidade com diretrizes e regulamentações em todas as áreas abrangidas pela automação de sistemas em nuvem.
-
Disponibilidade
Por fim, o último item da lista de benefícios da automação na nuvem é a disponibilidade. Com a queda de erros e interrupções, somada à flexibilidade e ao aumento da segurança e eficiência, ela já é um ganho esperado, não é mesmo?
Desta forma, com a automação, os usuários conseguem acessar as informações necessárias quando e de onde quiserem.
Agora que você já conhece os benefícios da automação de processos em nuvem, vamos ver como dar início a esta jornada?
Como iniciar a automação de processos na nuvem em 3 passos básicos
O primeiro passo para começar a aproveitar os ganhos da automação na nuvem é realizar o mapeamento dos ativos, recursos e processos tecnológicos da empresa. Com esta etapa, é possível verificar quais pontos operam com menos eficiência e, assim, identificar o potencial de automação da empresa.
Concluído este passo, você está pronto para o segundo: o planejamento. Baseado na demanda do seu negócio, em pontos que podem – e devem – ser melhorados com a automação, é possível elencar:
- melhores soluções;
- ferramentas e recursos tecnológicos necessários;
- investimento;
- cronograma de automação de processos;
- quais equipes ficarão encarregadas de cada etapa;
- planos e estratégias de treinamento e capacitação do seu time;
- indicadores e métodos de monitoramento para acompanhar a performance da automação de processos em nuvem.
Por fim, o último passo é a prática! E contar com as ferramentas corretas permitirá que a sua empresa usufrua de todos os benefícios da automação em nuvem com segurança.
Mas um alerta muito importante: procure soluções personalizáveis! O processo de migração e de automação não é universal, muito pelo contrário, ele deve atender às necessidades, objetivos e possibilidades da sua corporação.
E fique atento sobre o potencial de integração da plataforma em nuvem escolhida com a sua infraestrutura tecnológica. Afinal, a ideia é otimizar recursos e aproveitá-los da melhor forma possível!
Precisa de uma ajuda na modernização da sua estrutura tecnológica para começar o processo de automação de processos na nuvem de uma maneira inteligente, efetiva e segura?
A Safetec pode te auxiliar nessa transformação digital e na implementação de máquinas virtuais e servidores na nuvem com eficiência e rapidez.
Fale com nossos consultores e comece hoje a modernizar sua infraestrutura de trabalho.