Com certeza, as ferramentas colaborativas da sua empresa geram uma quantidade grande de dados. Mas como transformar números em insights? A resposta é simples: conhecendo o Google Data Studio e como usar essa ferramenta.
Informação visual é sempre mais fácil de absorver e assimilar, então aproveitar os benefícios desses recursos gratuitos pode contribuir muito para sua empresa.
O estudo Global State of Enterprise Analytics da MicroStrategy apontou que o ano de 2020 forçou as empresas nacionais a verificar a veracidade de seus dados.
Afinal, sem uma análise que permita entender os resultados, os números são apenas números, certo?
De acordo com o estudo, os cinco tipos principais de análises que as empresas brasileiras estão executando são para:
- orientar a estratégia e mudanças nos negócios;
- desenvolver novos produtos e serviços;
- gerenciar riscos;
- analisar a equipe e a produtividade no ambiente de trabalho;
- impulsionar processos e eficiência de custos.
Hoje, sem essas informações, não é possível que as organizações prevejam tendências ou auxiliem no alcance de seus objetivos.
E para fazer essa leitura não é necessário nenhuma ferramenta super complexa. Aprendendo como funciona o Google Data Studio, você pode aproveitar todos os recursos da ferramenta para fazer suas análises.
Continue lendo e entenda tudo sobre combinação e interpretação de dados de forma eficiente.
O que é o Google Data Studio?
O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita que organiza dados em relatórios e painéis informativos 100% personalizados, fáceis de ler e de compartilhar.
Algumas tarefas que podem ser realizadas no Data Studio são:
- conectar todas as fontes de dados da organização e reunir insights;
- criar visualizações, relatórios e painéis relevantes com apenas alguns cliques;
- colaborar e compartilhar facilmente informações com toda a equipe da empresa.
Assista no vídeo abaixo uma introdução da empresa e seus principais recursos:
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Além de gráficos, também existem recursos interativos disponíveis, podem ser incluídos links e imagens, adicionadas marcas e anotações e personalizações de estilo e temas de cores.
GUIA do Google Data Studio: como usar?
Para entender como funciona o Google Data Studio é necessário entender como os dados são conectados à ferramenta.
Conectando fontes de dados ao Data Studio
Dentro do Data Studio, na aba Origens de Dados clique em ‘Criar’ (no canto esquerdo da página) e escolha a opção ‘Origem de dados’.
Depois de selecionar o país, o nome da empresa e concordar com os termos de uso — caso seja a primeira vez que acesse a ferramenta —, selecione se deseja receber notificações do Google por e-mail.
Em seguida, abrirá uma nova página com as fontes de dados que podem ser conectadas ao Data Studio.
Todos os serviços do Google podem ser importados para a ferramenta como:
- Google Analytics;
- Google Ads;
- Planilhas Google;
- MySQL;
- PostgreSQL;
- YouTube Analytics, entre outros.
Além das opções de Google Connectors acima, existem 442 opções de Partner Connectors entre softwares (Hubspot, Mailchimp, SEMrush, Pipedrive, entre outros) e redes sociais (Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, entre outros).
Basta clicar em uma das opções e depois em ‘Autorizar’ para que o Data Studio tenha autorização para se conectar aos seus dados no serviço.
Com todas as fontes de dados disponíveis conectadas, é possível começar a usar as informações para montar os relatórios.
Montando relatórios
A função dos relatórios é validar análises e tomadas de decisão, além de fornecer ideias para fomentar discussões e auxiliar na troca de argumentos.
Então, a primeira opção é montar um relatório em branco e começar do zero a inserção dos elementos.
Ao escolher essa opção, você visualiza a página abaixo:
Como a quantidade de dados pode ser grande, é possível também selecionar o período de tempo com o qual você deseja trabalhar.
Depois, começa-se a desenhar o relatório incluindo gráficos em diferentes formatos, controles e configurando temas e layout.
O relatório pode ganhar novas páginas clicando em ‘Adicionar uma página’ no canto esquerdo da barra de ferramentas.
Caso queira começar seu relatório a partir de um template pronto, escolha uma opção da Galeria de Modelos, abra o arquivo e clique em ‘Usar modelo’ para criar uma cópia.
Dessa forma, fica mais fácil fazer alterações e personalizar com os dados disponíveis, preservando o modelo original.
Compartilhando o relatório
Depois de montar o relatório, o próximo passo de como usar o Google Data Studio é compartilhar o arquivo.
Clicando em ‘Compartilhar’ no canto superior direito da página, é possível escolher:
- Adicionar pessoas, determinando se elas podem apenas visualizar ou também editar o relatório. Cada pessoa escolhida recebe um e-mail com uma notificação de acesso;
- Gerenciar acesso, habilitando o compartilhamento via link também é possível escolher opções de acesso, além de impedir que pessoas com permissão de ‘editor’ compartilhem os arquivos e também desabilitar a opção de download, impressão e cópia dos relatórios.
Após concluir as configurações de compartilhamento, basta finalizar clicando em ‘Salvar’.
Entendeu como combinar dados no Data Studio?
Agora que você sabe como usar o Google Data Studio, pode começar a construir seus relatórios usando essa ferramenta gratuita.
Se além do Data Studio a sua empresa quiser utilizar outras ferramentas do Google, aproveite para conhecer o Google Workspace.
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