O conceito de infraestrutura em nuvem revolucionou a maneira como os negócios são conduzidos em escala global. Nesse cenário, a estratégia multicloud surge como uma excelente opção.
O que acontece é que a tática permite que as empresas se beneficiem de diferentes serviços de nuvem para atender às suas necessidades específicas, como acessar infraestruturas, recursos e segurança variados.
Quer saber mais? Então, continue a leitura, pois neste artigo mostramos:
- o que é e quando adotar a multicloud;
- principais desafios da prática;
- dicas de como garantir a segurança em multicloud; e
- passo a passo de como implementar essa estratégia em seu negócio.
Confira!
O que é uma estratégia multicloud?
Estratégia multicloud envolve o uso de serviços de várias plataformas de nuvem públicas, como o Google Cloud, simultaneamente. O processo otimiza os benefícios de cada sistema, evita a dependência de um único provedor e aumenta a eficiência e segurança ao combinar serviços com uma maior competitividade para ampliar a capacidade dos recursos.
Além disso, você integra serviços originários de nuvens distintas. Para tal, usa diferentes fornecedores para ampliar as opções de gerenciamento.
Essa característica personaliza a conexão para se adequar conforme as demandas da empresa.
Em suma, une o que há de melhor em cada uma das infraestruturas em nuvem existentes no mercado para cobrir todas as necessidades de uma organização de maneira centralizada.
Como a estratégia multicloud funciona?
A estratégia multicloud funciona a partir da combinação de dois ou mais ambientes virtuais que usam a tecnologia de cloud computing — computação em nuvem, em português. Por exemplo, o Google e o Microsoft Azure simultaneamente de maneira integrada.
Destacamos que a prática não envolve apenas a adoção de múltiplas nuvens, mas também o gerenciamento das soluções. Assim, você garante um funcionamento fluido e sem “engasgos” durante o uso.
Por que usar a estratégia multicloud?
Dentre os muitos motivos para adotar a estratégia multicloud na sua empresa, o principal é que a prática ajuda no gerenciamento de informações. Para tanto, coordena todos os processos mais complexos de uma companhia, como lidar com o servidor, o banco de dados e as matrizes para armazenamento de informações de um só lugar.
Além disso, a multicloud otimiza a infraestrutura de tecnologia da informação (TI), visto que alguns ambientes em nuvem são mais voltados à realização de determinadas tarefas. Logo, esse ambiente centralizado pode, inclusive, substituir os data centers.
A multicloud também é muito versátil. Graças a isso, permite manter os recursos computacionais da organização perto dos usuários. O objetivo principal é atingir um maior desempenho operacional em curto e longo prazo.
Nem mesmo começamos a falar sobre segurança e continuidade. Isso porque a multicloud pode ser privada ou pública. Essa diferença reduz o risco de perder dados ou ter um tempo de inatividade por conta de falhas nos serviços ou nos fornecedores.
Temos outros artigos no nosso blog que tratam de temas importantes sobre a adoção e o gerenciamento de serviços em nuvem para você aprender tudo o que precisa saber a respeito. Por isso, leia também:
- Gestão unificada: por que fazer e como colocar em prática na empresa?
- Segurança de informações: melhores soluções de privacidade e compliance!
Quais são os benefícios da multicloud?
São muitas as vantagens que essa estratégia pode trazer para uma empresa. Dentre as principais delas, porém, estão estas seis que você confere mais detalhadamente a seguir:
- minimiza a dependência de um único provedor;
- melhora a segurança e a conformidade;
- otimiza os custos de TI;
- aumenta a flexibilidade e a escalabilidade;
- melhora o desempenho; e
- facilita a aderência à legislação fiscal.
1. Minimiza a dependência de um único provedor
A estratégia multicloud ajuda as empresas a evitar a dependência de um único provedor de serviços de nuvem. Isso é, você não usa os serviços de apenas uma empresa. Pelo contrário, diversifica sua carteira de fornecedores.
Essa característica é especialmente importante porque a mudança de um prestador de serviço para outro pode ser complexa e dispendiosa, o que toma tempo e dinheiro.
A propósito, se um único provedor enfrentar interrupções ou mudanças inesperadas na política de contratação, há um impacto direto e prejudicial nas operações de negócios. Por isso, vale a pena compartilhar seus esforços para evitar a paralisação das atividades.
2. Melhora a segurança e a conformidade
Utilizar vários provedores de nuvem ao mesmo tempo facilita uma abordagem em camadas para a segurança.
Desse modo, as informações sensíveis são armazenadas em um ambiente de nuvem, enquanto outras operações menos críticas são realizadas em outro. Essa descentralização evita vazamento de dados sensíveis, o que prejudica a imagem da companhia no mercado.
Ademais, os provedores, no geral, contam com diversos padrões de conformidade. Desse modo, possibilitam que as empresas atendam a vários requisitos regulatórios de segurança de dados por meio da distribuição de suas cargas de trabalho.
3. Otimiza os custos de TI
Variados provedores de nuvem oferecem diferentes estruturas de preços. E cada um apresenta suas próprias vantagens, a depender do uso específico da solução.
Assim, ao implementar uma estratégia multicloud, você escolhe serviços singulares de cada fornecedor com base no custo-benefício. Graças a isso, otimiza seus custos de TI para obter um melhor resultado, enquanto economiza.
4. Aumenta a flexibilidade e a escalabilidade
A estratégia multicloud também oferece mais flexibilidade. Isso porque permite que as empresas aumentem ou diminuam os recursos aplicados em cada projeto de acordo com suas necessidades.
Com a opção de escolher entre vários provedores, ainda é possível selecionar e combinar os melhores serviços que atendam às suas exigências específicas para cada momento. Como resultado, você tem mais flexibilidade para escolher os pacotes que melhor se adequam à sua realidade.
5. Melhora o desempenho
Alocar recursos de diferentes fornecedores de nuvem resulta em melhor desempenho geral, visto que cada um deles tem suas próprias especialidades. Por exemplo, uma opção é melhor para automatizar tarefas complexas, enquanto outra facilita a gestão de dados.
Portanto, ao fazer combinações estratégicas de serviços de cloud computing, você maximiza o desempenho de seus aplicativos e serviços. Interessante, não é mesmo?
6. Facilita a aderência à legislação local
Para finalizar a lista, outra vantagem da estratégia multicloud é que fica mais fácil se adequar à legislação local — como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) —, ao contratar vários provedores.
Inclusive, a depender do país em que sua empresa atua, é preciso cumprir regras governamentais, o que também é facilitado pela opção da multicloud, já que você acompanha todos os recursos de um só lugar.
Portanto, padronize os regulamentos internos a respeito do uso da nuvem a fim de garantir que todos os colaboradores adotem as melhores práticas de segurança da informação.
Quer saber por que escolher o Google Workspace como ferramenta de colaboração em nuvem? Então, confira neste vídeo: 👇
Qual a diferença entre multicloud e nuvem híbrida?
É muito comum confundir a estratégia multicloud com nuvem híbrida. Porém, são serviços diferentes. Por exemplo, a multicloud tem mais funções que o modelo híbrido. Vamos conferir outras distinções em detalhes?
Multicloud
Conforme apresentado, a multicloud conta com vários fornecedores para uma mesma empresa. Sendo assim, as nuvens apresentam conectividade e interoperabilidade, o que garante mais facilidade ao acesso e interação com o sistema.
Nuvem híbrida
As nuvens híbridas, por outro lado, são uma combinação entre armazenamento na nuvem e em hardware local.
No geral, as empresas utilizam esse modelo para suprir necessidades específicas de regulamentações locais quanto à segurança de dados disponíveis em um hardware.
Para resumir as diferenças, tenha em mente que a multicloud é uma estratégia que interliga os fornecedores, enquanto a nuvem híbrida apenas mescla o armazenamento privado e público.
Quando adotar multicloud no seu negócio?
No geral, é necessário adotar a estratégia multicloud no momento em que você perceber que suas soluções em nuvem atuais não suprem todas as suas necessidades. Logo, precisa procurar por outro fornecedor que conte com os serviços adicionais. Simples, não é mesmo?
Na prática, você pode usar o Google Cloud para a maior parte dos projetos da sua empresa. Porém, caso perceba que precisa de softwares com versão para desktop para trazer mais agilidade aos seus colaboradores, então, pode combinar as soluções em nuvem do Google com as da Microsoft para acessar tudo de que precisa. É isso!
Quais os principais desafios da multicloud e como superá-los?
1. Falta de mão de obra especializada
Gerenciar uma estratégia multicloud não é uma tarefa das mais simples. Por isso, um dos principais desafios enfrentados pelas empresas que planejam implementá-la é a falta de mão de obra especializada.
Você precisa selecionar profissionais com experiência em migração e coordenação de soluções em nuvem. Em especial porque eles necessitam, muitas vezes, fazer escolhas complexas sobre o que alterar e quando no dia a dia.
2. Integração entre as diferentes plataformas
Outro ponto que costuma ser um dos desafios da multicloud é a integração em duas ou mais plataformas de serviços em nuvem diferentes.
Isso porque o ideal é que as soluções funcionem de maneira fluida e, para isso, precisam estar totalmente conectadas para evitar que determinados recursos não funcionem como deveriam.
3. Aumento da carga de trabalho para os colaboradores
Ao adotar a multicloud, seus colaboradores não mais gerenciam apenas um sistema em nuvem, mas múltiplos, o que aumenta sua carga de trabalho. Afinal, a equipe de TI precisa monitorar os processos continuamente para garantir a eficiência das operações.
4. Gerenciamento dos custos
Para completar, tenha em mente que uma estratégia multicloud tem um custo mais elevado, e seu papel, como gestor, é avaliar se esse investimento extra vale a pena ou não.
Para isso, considere os possíveis ganhos em curto e longo prazo e verifique se os benefícios “cobrem” os gastos. Senão, é melhor repensar seu planejamento para não sair no prejuízo.
Como garantir a segurança em multicloud? Melhores práticas para proteger seus dados!
A estratégia multicloud anda de mãos dadas com a preocupação com a segurança das informações confidenciais da empresa. Para garantir que seus dados permaneçam seguros em qualquer situação, recomendamos:
- controlar o acesso às redes;
- investir na autenticação de múltiplos fatores;
- criar um regulamento interno com as práticas de segurança; e
- automatizar processos repetitivos para reduzir os erros humanos que deixam os sistemas mais vulneráveis a ataques maliciosos.
Agora que você já sabe o que é uma estratégia multicloud, suas vantagens e a diferença para nuvem híbrida, chegou a hora de saber como implementá-la!
Como implementar uma estratégia multicloud? Passo a passo completo!
Implementar uma estratégia multicloud começa pela compreensão de suas necessidades de negócios, passa pela escolha dos provedores de nuvem apropriados e termina no planejamento para uma migração de dados eficaz e segura.
Abaixo, separamos um passo a passo completo para você adotar essa estratégia no seu negócio. Confira!
1. Avalie suas necessidades
Antes de tudo, você precisa entender as necessidades e os objetivos do seu negócio. Para tanto, responda às seguintes questões!
- Quais são os aplicativos e serviços críticos que sua empresa utiliza?
- Quais são suas exigências de segurança e conformidade?
- Quais são seus objetivos de desempenho e custo?
2. Escolha os provedores de nuvem corretos
Após entender suas necessidades, compare diferentes provedores de nuvem. E lembre-se de que cada um apresenta seus pontos fortes e fracos.
Por exemplo, alguns têm uma melhor capacidade de Machine Learning, ao passo que outros têm preços mais atrativos para armazenamento de dados on-line.
3. Planeje sua migração de dados
A migração de dados é uma parte crucial da implementação de uma estratégia multicloud. Ela deve ser feita de forma cuidadosa e estratégica para minimizar o tempo de inatividade e garantir que nenhum dado seja perdido.
4. Implemente medidas de segurança
A segurança é uma grande preocupação na aplicação dessa estratégia. Por isso, é importante adotar medidas robustas, o que inclui a criptografia de dados, a gestão de identidades e acessos e a proteção contra ameaças.
5. Gerencie suas plataformas de nuvem
Você precisa ter um sistema eficaz para gerenciar suas várias plataformas de nuvem, como o uso de ferramentas de gerenciamento para monitorar o desempenho, controlar os custos e garantir a conformidade.
6. Revise e otimize sua estratégia regularmente
A estratégia multicloud não é algo que você configura e esquece. Por isso, o ideal é revisar e otimizar sua estratégia para assegurar que você esteja aproveitando ao máximo seus provedores.
7. Conte com uma consultoria
O processo de incorporação de uma estratégia multicloud exige bastante do setor de TI. Por conta disso, é indicado contar com um parceiro especializado em soluções de infraestrutura em nuvem.
Essa parceria reduz a carga de trabalho de seus profissionais da área. Como resultado, seu time se concentra em outras atividades mais importantes.
A propósito, a Safetec oferece serviços em conjunto com o Google Workspace para atender a todas as necessidades de sua empresa.
Para tanto, nós avaliamos as exigências do seu negócio, fazemos um diagnóstico da situação e apresentamos uma estratégia em conformidade com o que você precisa. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!