O que é e como escolher um provedor de nuvem ideal para o seu negócio!

provedor de nuvem

A tecnologia e a tendência do provedor de nuvem são consideradas pilares para as inovações do futuro. E, claro, devem continuar revolucionando o mercado nos próximos anos.

Segundo o levantamento “O Impacto da Tecnologia em 2023 e Além: um Estudo Global IEEE”, a computação em nuvem, inclusive, aparece à frente como área mais importante para a tecnologia em 2023. Passando o 5G, o metaverso, IOT e tantas outras.

Isso se deve ao alto poder de escalabilidade, integração e potencial competitivo que as soluções baseadas em nuvem propiciam para os mais diversos campos da economia.

Estamos falando de uma tecnologia útil para pequenos comércios eletrônicos ou multinacionais de grande porte.

O fato é que, hoje, é praticamente impossível imaginarmos processos, execuções e gerenciamentos sem o cloud computing. Isso inclui desde o envio de e-mails, até a programação de aplicativos ultrassofisticados.

Mas você sabe exatamente o que significa um provedor de nuvem e, principalmente, quais cuidados devemos ter ao escolher um? Afinal, assim como outras soluções tecnológicas, existe uma infinidade de provedores disponíveis no mercado.

Eles são seguros e confiáveis? Garantem a disponibilidade necessária para o seu negócio?

Para analisar esses pontos e escolher o melhor provedor em nuvem para a sua empresa, elencamos algumas dicas fundamentais para o processo de decisão.

Além, claro, de explicar o conceito de provedor de cloud e as vantagens de utilizá-lo.

Boa leitura!

O que é um provedor de nuvem?

Um provedor de nuvem é uma empresa, ou fornecedor, que “aluga” a sua plataforma, infraestrutura, serviços, aplicativo e/ou arquitetura tecnológica para outras pessoas e empresas.

Ou seja, ela oferece a sua estrutura para atender à demanda dos usuários. Dessa forma, temos um serviço “pague o que usar”, sem que a empresa contratante precise provisionar uma estrutura tecnológica robusta, com provedores físicos, data centers etc.

Na prática, os processos de gerenciamento, atualizações, monitoramento e, inclusive, a própria arquitetura tecnológica física ficam a cargo do provedor.

Já a empresa contratante pode focar esforços na usabilidade, programação, personalização, integração e na construção de estratégias. Investindo, assim, tempo e energia em ações mais estratégicas e voltadas para o core business.

Hoje, existem inúmeros provedores de nuvem, como o Google Cloud Platform, AWZ, Microsoft Azure, IBM Cloud e outros. As soluções, os preços e o suporte variam conforme a escolha do provedor de nuvem.

Você ainda está dúvida se vale a pena fazer a migração para o cloud? Então, antes de falarmos sobre como escolher um provedor de nuvem, vamos analisar suas vantagens. Confira!

Quais as vantagens de um provedor de nuvem?

A computação em nuvem revolucionou a tecnologia nos últimos anos e, consequentemente, alterou processos, práticas e as soluções oferecidas no mercado. Há alguns anos, sem cloud computing, jamais conseguiríamos trabalhar remotamente ou desenvolver projetos globalmente colaborativos.

E, sim, como você já deve imaginar, a pandemia agilizou a migração para a nuvem. Afinal, durante esse período, os serviços em cloud foram indispensáveis para manter a continuidade das atividades. O que, naturalmente, acelerou a transformação digital e a transferência de processos para a nuvem.

Mas, além de garantir a continuidade, quais as vantagens reais de um provedor de nuvem?

  • disponibilidade da informação e padronização nos níveis de serviço;
  • alta mobilidade;
  • mais escalabilidade e flexibilidade;
  • possibilidade de integração com outras soluções, inclusive, com códigos diferentes;
  • investimento alinhado com o real uso do provedor, sem ociosidade ou indisponibilidade;
  • mais eficiência, produtividade e agilidade em processos ligados ao core business;
  • entre outras!

Como escolher um provedor de nuvem

Agora que você já sabe o que é um provedor de nuvem e quais as vantagens dele para o seu negócio, vamos entender como escolher o melhor, dentre as opções de mercado.

Como mencionamos, hoje, as empresas líderes em inovação e tecnologia oferecem provedores em nuvem. Tais como o Google, a Microsoft, a Amazon, IBM e outras.

A boa notícia é que a tecnologia base para os principais provedores se assemelha bastante. Isso significa que as soluções, as ferramentas e as aplicações também.

A notícia ruim é que isso pode confundir muitas empresas que não conseguem definir qual a melhor opção. E a resposta, infelizmente, é um pouco vaga. Afinal, o melhor provedor depende dos objetivos do seu negócio, da demanda, das necessidades e das possibilidades.

Mas, para te auxiliar nesse processo de como escolher um provedor em nuvem, listamos passos básicos e práticos para percorrer essa jornada com mais segurança. Confira abaixo!

  • Conheça a demanda e as possibilidades da sua empresa

No “depende” citado acima, mencionamos que existem fatores internos que precisam ser considerados ao escolher o provedor de nuvem. E alguns deles são os objetivos e as possibilidades do seu negócio.

Por mais que pareça óbvio, a análise interna é fundamental para evitar escolhas ineficientes. Afinal, existem soluções e aplicações que demandam um preparo e, principalmente, uma estrutura para suportar as alterações desejadas.

Isso quer dizer que a escolha do provedor de nuvem também depende da maturidade tecnológica da sua empresa e da existência ou não de aplicações legadas. Portanto, o primeiro passo para escolher o provedor é analisar processos e a estrutura ideal.

Assim, será possível determinar quais serviços e soluções em nuvem a sua empresa realmente precisa.

  • Converse com especialistas

A transformação digital é um processo que demanda conhecimento, visão e investimento. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de especialistas para um diagnóstico da sua infraestrutura atual, assim como para mapear processos e identificar gargalos.

Com a visão de um expert, a sua empresa pode ter mais segurança de que irá adquirir soluções e ferramentas compatíveis com a sua demanda e, claro, com o orçamento.

Falando em budget…

  • Estabeleça o orçamento que será destinado ao provedor de nuvem

O terceiro passo de como escolher um provedor de nuvem é estabelecer o orçamento que será destinado ao processo de migração. Isso, claro, depende da maturidade tecnológica da empresa e da dimensão da transformação necessária.

O ponto positivo é que a computação em nuvem permite a oferta de soluções no modelo “pague conforme o uso”. Dessa forma, é possível ter um controle de custos muito mais eficiente, sem abrir mão das vantagens do cloud computing.

Mas isso não significa que podemos pular esta etapa. Muito pelo contrário! O orçamento da migração para um provedor de nuvem não está restrito aos custos com o produto em si.

Para ter sucesso neste processo, a empresa precisa investir em estrutura, modernização de aplicação e, principalmente, capacitação.

  • Tenha uma expectativa do potencial de crescimento da sua demanda

Uma das maiores vantagens de um provedor em nuvem é o aumento da escalabilidade do seu negócio. Como estamos falando de uma tecnologia flexível, ela pode se alterar conforme a demanda atual.

Isso, claro, melhora o tempo de resposta ao crescimento da empresa. Afinal, essa adaptação ocorre automaticamente, sem a necessidade de inúmeros relatórios e planejamentos.

A escalabilidade, no entanto, depende muito do provedor escolhido. Ele precisa ter uma estrutura capaz de acompanhar o potencial de crescimento da empresa.

Ter uma expectativa desse potencial, portanto, é fundamental ao analisar as ofertas de provedores em nuvem!

O que analisar antes de escolher um provedor de nuvem?

provedor de nuvem

Para finalizar, separamos algumas dicas simples e práticas para estudar as opções de mercado e fazer a melhor escolha:

  1. Saiba quais as políticas de segurança do fornecedor;
  2. Pesquise o suporte que será oferecido ao usuário;
  3. Faça uma análise criteriosa do custo/benefício;
  4. Busque comentários, experiências de clientes e verifique a confiabilidade do provedor de nuvem.

Pronto! Agora você está pronto para escolher um provedor de nuvem confiável, seguro, eficiente e adequado para a sua demanda!

Mas será que existe um provedor de nuvem confiável, personalizável e escalável?

Sim! E o melhor, a Safetec pode te ajudar a migrar para esse provedor com muito mais segurança. Afinal, somos especialistas em transformação digital e parceiro Google Partner Premier.

Na prática, isso significa que podemos oferecer o diagnóstico e o mapeamento da sua estrutura tecnológica atual. E, assim, analisar e elencar quais os serviços que o Google Workspace e a Safetec podem oferecer como solução aos principais desafios vivenciados pela empresa.

Fale com um de nossos especialistas e comece sua transformação digital agora mesmo!

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS