Gestão unificada: por que fazer e como colocar em prática na empresa?

gestão unificada

Será que a gestão unificada só é necessária em grandes empresas e modelos de negócios complexos?

Não! Muito pelo contrário, um dos maiores desafios das organizações é integrar os processos e as ferramentas quando o negócio já está em crescimento. Afinal, muitas delas iniciam com gerenciamento manual, dividido por setores e sem qualquer interligação.

Quando os processos se tornam mais robustos, as ineficiências e os gargalos da gestão inicial ficam mais evidentes, com erros que são mais difíceis de serem corrigidos e, como tal, a reestruturação organizacional torna-se muito mais desafiadora.

Portanto, é fundamental implementar a gestão unificada logo no início. Mas isso, claro, não significa que não há como implementá-la posteriormente. Quanto antes a empresa souber como fazer essa gestão unificada, melhor.

É exatamente isto que vamos abordar neste artigo. Continue a leitura para entender como tornar seu negócio muito mais eficiente!

O que é gestão unificada?

Gestão unificada é o conjunto de práticas integradas, utilizadas para administrar processos, pessoas e recursos visando atingir metas. A ideia, portanto, é que haja fluidez entre todos os processos de uma empresa, com a comunicação das mais diversas áreas, como vendas, marketing, operações, logística, financeiro, RH e atendimento ao cliente.

Essa é uma visão contrária ao que muitas empresas desempenham atualmente, segmentando suas operações para especializá-las em determinados nichos. Como se cada parte do negócio devesse operar individualmente para cada uma atingir objetivos próprios.

Isso, naturalmente, atrapalha a coesão e o alinhamento de toda a organização. E dificulta o desenvolvimento de objetivos gerais, afinal, cada um tem o desempenho voltado para o interesse do seu setor.

A gestão unificada visa estabelecer ações que formam uma engrenagem, conectando todas as peças para gerar mais valor e trazer mais eficiência para a empresa como um todo.

É, portanto, a identificação de que os negócios funcionam como um organismo vivo, no qual cada setor tem sua função, mas que todos operam de maneira integrada.

Por que fazer a gestão unificada?

Recentemente, no boom das criptomoedas, algumas estratégias e termos se popularizaram sendo levados para fora do ambiente financeiro ou monetário. Foi exatamente o caso do blockchain que, de maneira muito resumida, é o mecanismo de compartilhamento e construção transparente de um banco de dados.

Nesta ação, há uma integração global de todas as pontas do sistema e a colaboração é uma das principais ferramentas de auditoria. As empresas mais inovadoras perceberam que trazer esta estratégia para a gestão era uma ótima maneira de gerar mais valor para os serviços, produtos e processos.

Para garantir eficiência, no entanto, é preciso implantar a gestão unificada. Dessa forma, a integração ocorre de maneira orgânica.

Com tudo isso em mente, vem a questão: quais são os principais motivos para fazer a gestão unificada? Siga conosco para conferir!

1. Otimizar recursos da empresa

Quando as diferentes gestões de um negócio não se comunicam, os recursos são utilizados individualmente, tanto os financeiros quanto os estruturais, e, principalmente, o tempo. Ao saber o que é gestão unificada e como implantá-la, a empresa consegue estabelecer o uso colaborativo dos recursos.

Assim, as chances de manter estruturas ociosas ou sobrecarregadas diminuem consideravelmente, e a empresa consegue otimizar seus recursos, obtendo os melhores resultados.

Logo, uma das maiores vantagens da gestão unificada é a economia e a possibilidade de conquistar retornos maiores mantendo o mesmo investimento.

2. Contribuir para a tomada de decisões mais assertiva

O segundo motivo para fazer a gestão unificada é capturar dados valiosos de cada setor e utilizá-los na tomada de decisões. Isso é possível porque há comunicação em tempo real entre os diferentes processos do negócio.

A consequência é a produção de informações atualizadas e o compartilhamento delas por meio de um sistema de gestão unificada. Desta forma, os gestores podem tomar decisões considerando a realidade da organização, sem defasagem ou vieses.

Um dos maiores benefícios neste sentido é o ganho de valor e a melhora da experiência do cliente. Afinal, é mais fácil – e efetivo – aprimorar as ações organizacionais corretamente, para aumentar a eficiência de todos os setores e, consequentemente, a entrega para o cliente final.

3. Garantir uma visão mais clara e realista do negócio

Este é um motivo para fazer a gestão unificada linkada diretamente com a integração possibilitada pela estratégia. Como todos os processos e setores estão unidos e trabalham de maneira alinhada, os gestores conseguem ter uma visão mais clara e realista de toda a empresa.

Uma das vantagens da gestão unificada relacionada a este item é a previsibilidade do negócio e o estabelecimento de uma cultura organizacional focada na melhoria contínua. Aliás, com dados reais gerados pela gestão unificada, os achismos são descartados e a empresa consegue identificar suas forças, fraquezas e oportunidades.

4. Ter total acesso à informação e à performance de cada setor

Por fim, outro ponto muito importante de porque fazer gestão unificada é ter acesso aos dados de cada setor para avaliar a performance individual, permitindo, assim, a identificação mais ágil de gargalos e ineficiências.

Agora que você já compreendeu os motivos e vantagens, vamos ver como fazer uma gestão unificada?

Como fazer gestão unificada?

Veja o passo a passo para fazer a gestão unificada:

  1. análise aprofundada do negócio;
  2. planejamento da implantação da gestão unificada;
  3. capacitação e treinamento do time;
  4. escolha das ferramentas que auxiliarão na integração de processos e setores;
  5. ação e monitoramento!

Implantar a gestão unificada de maneira eficiente é um processo que demanda muito planejamento. Logo, o primeiro passo é fazer um levantamento detalhado da situação atual do negócio, tanto em relação à estrutura, quanto às áreas e aos recursos disponíveis.

A ideia, neste primeiro momento, é identificar as maiores fraquezas e os desafios que podem ser contornados com a gestão unificada. Isso possibilitará a definição dos principais objetivos e metas, como desenvolvimento de uma comunicação integrada e melhora na experiência do cliente.

Para tornar as metas mais palpáveis, é essencial definir quais serão os indicadores utilizados para monitorar o desempenho da gestão unificada.

Ainda dentro do planejamento, é interessante incluir um cronograma de implantação, considerando cada etapa. Não se esqueça da fase de capacitação e treinamento do seu time, pois isso será fundamental para garantir a colaboração de toda a equipe.

Agora é a hora de colocar o plano em ação! Mas, para isso, é vital contar com as ferramentas corretas, de preferência um sistema de gestão integrada (ERP) e soluções de comunicação e compartilhamento integráveis, como as presentes no Google Workspace.

Com os recursos da plataforma, é possível realizar trocas entre diferentes usuários em tempo real, com o armazenamento de dados e informações na nuvem, além de automatizar a captura e análise de dados para construir dashboards valiosos para o monitoramento da gestão unificada.

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