O que é VPS e para que serve esse tipo de servidor?

o-que-e-vps

A sigla VPS significa Virtual Private Server, que pode ser traduzido para o português como Servidor Virtual Privado. É um tipo de servidor oferecido por empresas de hospedagem para hospedar sites com nível de acesso médio de forma segura e individual.

À medida que um produto digital cresce, aumenta também a necessidade de ter um servidor que responda uma quantidade maior de acessos.

Já tentou acessar o site de uma empresa durante uma promoção, por exemplo, e se deparou com um erro de servidor?

Isso acontece quando a capacidade de processamento do servidor não dá conta de responder com agilidade o volume de acesso.

Isso é comum em sites pequenos que utilizam hospedagem compartilhada que é mais barata, porém gerencia vários sites em um mesmo servidor.

Então, se a sua empresa precisa de um serviço dedicado e seguro, vale a pena entender o que é e como funciona um VPS. Ele inclusive pode ser estruturado com uma solução na nuvem.

Continue a leitura e entenda tudo sobre VPS.

O que é VPS e para que serve?

Um VPS é um Servidor Virtual Privado onde é possível hospedar um site de forma segura e individual, permitindo personalizar toda infraestrutura existente sem dividir o servidor com outros sites ou serviços (hospedagem compartilhada).

O VPS serve para configurar um site quando é necessário escalar a capacidade de acessos e deixá-lo mais estável e menos vulnerável a quedas do servidor.

Todo produto digital, seja um site, aplicativo ou software como serviço (SaaS), precisa de um servidor disponível para armazenar o banco de dados e ainda permitir o armazenamento de informações do usuário, quando usuário.

Por isso, entender a escalabilidade dos servidores é importante para manter uma solução online com qualidade para os usuários.

Como funciona um VPS?

Um VPS funciona dentro de um servidor físico grande e robusto e por meio de um recurso de virtualização ele é dividido em partes menores que são usadas de forma dedicada por cada cliente.

Dessa forma, quando um usuário acessa um site, ele gera um comando para o servidor que responde ao comando utilizando a internet.

Cada cliente que usa um serviço de hospedagem VPS pode instalar seu próprio sistema operacional e software, sem que outros sites afetem o desempenho e o tempo de resposta do seu site.

Além disso, cada usuário de um servidor virtual privado gerencia sua própria estrutura de servidor fazendo as configurações e atualizações necessárias.

Isso garante a segurança e a confiabilidade para o usuário navegar em um site ou armazenar dados em um software, sem riscos de que suas informações sejam vazadas.

Quando usar uma VPS?

Essa é uma dúvida comum quando se começa a entender o que é um VPS. Afinal, quando trocar do primeiro servidor para um opção um servidor virtual privado?

A necessidade de usar um VPS varia de site para site. Por isso, é importante acompanhar o crescimento do negócio e do número de acessos do site, tempo de carregamento e resposta das páginas.

Isso porque à medida que o site cresce e os acessos aumentam, cresce também a necessidade de ter um servidor com capacidade para responder rapidamente os comandos de acesso e executar as funções do site.

Então, para se orientar, tenha uma meta de acessos como parâmetro para migrar de um servidor compartilhado para um servidor VPS.

Dependendo do salto, seu site pode até passar para um servidor dedicado, mas é mais comum que seu produto digital escale de forma progressiva.

Dessa forma, é possível se planejar financeiramente para conseguir fazer a migração e ter o apoio de profissionais qualificados auxiliando no processo.

Quais são as vantagens do VPS?

vps-google-como-funciona

As principais vantagens do VPS para o gerenciamento de aplicações digitais são:

Autonomia de gerenciamento

Como o seu site terá uma parte do servidor exclusiva para hospedar o seu banco de dados e armazenar os códigos fontes e conteúdo, é mais fácil gerenciar todas as informações.

Essa autonomia de gerenciamento facilita tanto a manutenção periódica quanto atualizações e futuras migrações de servidor.

Capacidade operacional dedicada

Toda a capacidade de recursos do seu servidor VPS estará 100% dedicada a manter o seu site funcionando.

Dessa forma, você evita erros no servidor, queda constantes e lentidão no carregamento das páginas do seu site.

Acompanha o crescimento do site

As empresas que oferecem hospedagem VPS, geralmente, possuem várias opções de plano, que atendem a clientes com diferentes necessidades.

Então, se você precisar mudar de plano para atender o crescimento do seu site, isso não só é possível como também é muito simples.

Mais segurança

Outra das vantagens do VPS é garantir mais segurança para o banco de dados e para a estrutura do site armazenada no servidor.

Firewalls, certificado SSL, proteção DDoS são alguns dos protocolos de segurança existentes no VPS.

Bom custo-benefício

Por fim, o custo-benefício de um VPS é excelente comparado ao valor de um servidor dedicado porque permite gerenciar o crescimento gradual pelo qual a maioria dos sites passam.

Dessa forma, você não precisa adotar uma solução de servidor da qual ainda não precisa.

Como funciona o VPS Google?

O Google através do Google Cloud Platform oferece uma infraestrutura na nuvem para criação de várias soluções digitais.

Por meio desse serviço, é possível criar um VPS Google para funcionar como servidor de um site ou software.

A vantagem é que você terá um servidor ativo 24 horas, baseado na nuvem e com atividade praticamente ininterrupta.

O VPS Google pode ser conectado com vários serviços de criação de site, facilitando a conexão entre as duas soluções.

Utilizando o Compute Engine, um dos serviços disponíveis no Google Cloud, você cria uma máquina virtual (VM) com as configurações necessárias para hospedar seus arquivos como: 

  • tipo de máquina: quantidade de núcleos e memória RAM;
  • sistema operacional: no qual a solução se baseia.

A vantagem do VPS Google é que o serviço é pago por hora de uso, então apenas as VMs ativas geram custo. Novos usuários ainda ganham US$ 300 de crédito para usar no primeiro cadastro.

Assista ao vídeo abaixo o episódio 29 do nosso Safetalk e entenda como o Google Cloud é essencial para a transformação digital das empresas:

 

Quer começar a usar um servidor virtual privado?

Agora que você sabe o que é VPS, como funciona, quando usar e as vantagens, pode começar a planejar a migração do seu site para um servidor com mais qualidade.

A Safetec te ajuda a migrar sua estrutura para o Google Cloud Platform que é um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Fale com nossos consultores e modernize sua estrutura de trabalho.