7 vantagens do Google Cloud Platform (GCP) nos negócios

vantagens-google-cloud-platfor-gcp

Já explicamos aqui no blog o que é o Google Cloud Platform e também temos um artigo sobre como usar o Google Cloud nos negócios que recomendamos bastante a leitura, principalmente, para que você entenda melhor as vantagens do Google Cloud Platform (GCP).

A criação de uma plataforma para oferecer serviços de armazenamento e hospedagem na nuvem é um sinal do grau de evolução que a tecnologia está alcançando no momento.

As empresas estão desativando seus data centers físicos e salas de arquivo morto (e muita poeira) para migrar para a nuvem onde a flexibilidade, agilidade, segurança e os custos são bem menores e gerenciáveis.

Essas características não atraem apenas as grandes corporações do mercado, mas micro, pequenas e médias empresas (PMEs) também estão aderindo ao cloud computing.

Um dos motivos para isso é a maior acessibilidade da nuvem. Por isso, as PMEs consideram 40% mais econômico implementar plataformas na nuvem de terceiros do que manter um sistema interno, de acordo com uma pesquisa da Multisoft. 

As empresas estão procurando economizar o máximo possível, tomando muito cuidado para manter as operações seguras e protegidas. 

Escolhendo sistemas em nuvem, as organizações conseguem arcar com essa infraestrutura e ainda têm acesso a uma equipe de suporte.

Por isso, reunimos neste artigo as principais vantagens do Google Cloud Platform (GCP) para os negócios. Continue a leitura e descubra como esse serviço pode mudar sua empresa.

Para que serve o Google Cloud?

O Google Cloud serve para criar diversas soluções baseadas na nuvem a partir dos diferentes produtos disponíveis na plataforma. 

Com o GCP é possível criar servidores para hospedar aplicativos e sites, criar banco de dados na nuvem, estruturar sistemas de análises de dados, fazer migração para máquinas virtuais, entre outros usos.

Ao todo o Google Cloud oferece mais de 100 produtos diferentes em diversas categorias como:

  • IA e machine learning;
  • Gerenciamento de APIs;
  • Ferramentas para Desenvolvedores;
  • Nuvem híbrida e várias nuvens;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Ferramentas de gestão;
  • Migração;
  • Operações;
  • Segurança e identidade;
  • Computação sem servidor;
  • Armazenamento, entre outros.

Quais são as vantagens do Google Cloud Platform (GCP)?

Agora que você conhece alguns dos recursos da plataformas, vamos listar as principais vantagens do Google Cloud Platform (GCP):

1. Mais eficiência e agilidade na criação de soluções

Uma das primeiras vantagens do Google Cloud Platform é a agilidade que ele permite que os desenvolvedores, programadores e equipes de TI em geral tenham com o uso da plataforma.

A interface dos produtos e o passo a passo para criação de máquinas e sistemas virtuais é simplificada para orientar os profissionais na hora de escolher as configurações desejadas. 

Desde as etapas iniciais da criação de uma solução até seu lançamento, as equipes levam menos tempo, permitindo que a empresa tenha mais eficiência e competitividade no mercado.

Leia também: O que é IaaS? Como funciona, vantagens e exemplos desse serviço.

2. Usar as novas tecnologias na empresa

A transformação digital nas empresas está aproximando as novas tecnologias dos negócios e o cloud computing é a prova desse movimento.

Por isso, outra das vantagens do Google Cloud Platform é permitir a introdução de tecnologias modernas que antes só eram acessíveis para grandes empresas.

Implementando as soluções da plataforma, sua equipe pode:

  • criar novas ferramentas internas capazes de analisar grandes volumes de dados; 
  • fazer análises avançadas de dados (Big data);
  • criar soluções baseadas em inteligência artificial; 
  • estruturar máquinas virtuais para fazer armazenamento de arquivos na nuvem

3. Maior capacidade operacional e produtividade da equipe

A tecnologia ajuda a otimizar diversos processos do dia a dia como pesquisas, criação de relatório, elaboração de projetos, etc. 80% das empresas conseguem obter melhorias operacionais já nos primeiros meses de implementação da tecnologia na nuvem.

Uma das vantagens do Google Cloud Platform (GCP) nesse sentido é que a plataforma tem alta disponibilidade, ou seja, interrupções do serviço são raras, o que mantém a capacidade operacional dos negócios também no auge da sua capacidade.

Isso impacta diretamente na produtividade dos funcionários que não precisam lidar com falhas e podem acessar suas ferramentas de trabalho de onde precisarem.

4. Alto padrão de segurança

Essa é uma das vantagens do Google Cloud Platform (GCP) e da nuvem como um todo. Os fornecedores dessa categoria possuem protocolos de segurança avançados, garantindo que todos os clientes mantenham seus dados em sigilo na rede.

No vídeo abaixo, você pode conhecer como funciona a segurança em um dos data centers do Google:

.

Leia também >>> Segurança em cloud computing: 7 erros para evitar.

5. Flexibilidade para trabalhar

O trabalho remoto já não é novidade no mundo empresarial, mas para manter a capacidade de trabalho e produtividade da equipe longe do escritório é preciso organizar a infraestrutura.

Outra das vantagens do Google Cloud Platform é justamente facilitar a migração dos sistemas de uma empresa para a nuvem de onde todas as informações estarão acessíveis, independentemente do lugar e dispositivo que o usuário estiver. 

Seguindo os padrões de segurança recomendados, as atividades podem continuar de forma tão eficiente quanto no escritório. 

6. Economia e controle de custos

O investimento em soluções na nuvem também gera economia em curto prazo. No caso do Google Cloud Platform, o sistema de cobrança é com base no uso, sem taxas adicionais ou cobranças de rescisão.

A plataforma ajuda os clientes a controlar os gastos oferecendo dicas de orçamentos, alertas, limites de cotas e outros recursos gratuitos.

Usando inteligência artificial, o GCP também possui painéis de gerenciamento que mostram as tendências e previsões de custos das suas soluções, o que ajuda na otimização dos investimentos.

7. Total aderência ao LGPD

Se a proteção de dados das empresas é importante, a dos clientes também é. Por isso, outra vantagem do Google Cloud Platform é sua total aderência aos protocolos do LGPD.

Toda infraestrutura de data center do Google tem segurança física de alto padrão e a empresa possui as certificações internacionais de segurança de dados necessárias para oferecer o serviço com múltiplas camadas de proteção.

Implemente o Google Cloud na sua empresa

Agora que você já conhece as vantagens do Google Cloud Platform (GCP), que tal levar essa inovação para a sua empresa e dar um upgrade na infraestrutura?

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Assista ao nosso Safetalk e confira mais motivos para adotar o Google Cloud:

.

Fale com nossos consultores e comece hoje a modernizar sua estrutura de trabalho.