Como motivar uma equipe de trabalho: 5 dicas fundamentais

Muitos se perguntam como motivar uma equipe de trabalho e se esquecem de algo muito importante: A motivação vem de dentro das pessoas.

Isso quer dizer que somente elas podem encontrar um motivo que leva a ação, uma razão que as faça trabalhar mais, melhor, de forma mais produtiva e com satisfação pelo que estão fazendo.

A função do líder, portanto, é oferecer os instrumentos para que isso aconteça e, assim, cada elemento da equipe encontrará suas próprias razões pessoais de motivação.

Com o objetivo de ajudar líderes de equipe, gestores de empresas e empreendedores a entender como motivar uma equipe de trabalho, selecionamos 5 fatores fundamentais para que isso ocorra de forma efetiva.

Para desenvolver essas 5 dicas, nos inspiramos em uma das mais famosas teorias de motivação no trabalho, a chamada Teoria da Expectativa, criada por Victor Vroom e posteriormente complementada por diversos outros especialistas no assunto.

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Veja também: Mensagens motivacionais para o trabalho em equipe

Pesquisa sobre motivação de equipes de trabalho

Uma pesquisa divulgada pela revista Exame aparentemente indica que as lideranças organizacionais não estão sabendo como motivar suas equipes.

Apenas 4% dos entrevistados apontaram seus líderes como o fator que mais os motiva no trabalho e, pior, apenas 8% apontaram a equipe em que se encontram como responsável por sua motivação.

Sabe qual foi o fator apontado como mais motivador pela maioria dos participantes da pesquisa, com 36% dos resultados?

Experiências aprendidas.

Isso só reforça o que falaremos a seguir, mostrando que o valor dado pelo fruto de seus esforças e a expectativa da recompensa, dentre outros, são fatores fundamentais para quem quer saber como motivar uma equipe de trabalho.

Veja os dados completos:

Veja mais: Aprenda técnicas de liderança de equipe com um vencedor

5 dicas de como motivar uma equipe de trabalho

1- Mostre um propósito

Uma questão que aflige diversos profissionais é entender como sua atividade e as tarefas que desempenha ajudam a empresa a atingir seus objetivos.

Por isso, ter uma comunicação interna adequada e que transmita corretamente os objetivos organizacionais e como a atividade de cada colaborador contribui para que eles sejam atingidos é uma excelente maneira de como motivar uma equipe de trabalho.

Repare que 33% dos entrevistados na pesquisa apontaram as tarefas que executam como maior fator motivacional para eles.

2- Expectativa do resultado

Ninguém gosta de fazer uma coisa que acha que não vai dar certo, isto é: trabalhar à toa.

É muito importante que as equipes acreditem na liderança e competência do seu gestor e que suas orientações e ordens vão levá-los a algum lugar. E isso se dá, principalmente, através do exemplo.

E mais, através de uma comunicação assertiva, um trabalho de coaching, de mentoria e de aconselhamento.

A partir do momento em que os membros da equipe vão até o líder em busca de orientação, sem medo, e com a certeza de que receberão indicações adequadas, a motivação, com certeza, subirá.

Confira: 8 atributos de um grande gerente de vendas

3- Relação entre desempenho e recompensa

Uma das falhas mais comuns de quem procura saber como motivar uma equipe de trabalho é não deixar claro que a recompensa será proporcional ao desempenho.

Isso pode parecer óbvio, mas não é e, na verdade, raramente acontece.

Políticas de comissão sobre vendas, critérios de promoção, de viagens internacionais a trabalho, alocação de recursos em projetos e outros benefícios devem ficar bem claros para que todos se sintam motivados a buscar esses objetivos.

4- O resultado é do interesse de quem executa?

Sentir satisfação em realizar seu trabalho com perfeição só acontece para aqueles que têm interesse em seu resultado.

O que o funcionário vai conseguir se realizar sua tarefa acima da média? Ele ajuda a empresa, a equipe e seu chefe a terem excelentes resultados, mas se esta satisfação não for suficiente para ele, sua motivação será baixa.

É importante entender o que o resultado de cada tarefa traz de benefício para o funcionário e se isso é de seu interesse, se ele dá valor para isso.

A rotação de tarefas e a alocação em outro departamento podem resolver isso, mas o ideal é contratar colaboradores com o perfil adequado para cada função.

Saiba mais: Colaboração: desenvolvendo trabalho em equipe em vendas

5- Feedback

É impossível motivar um time se ele não souber o que está acontecendo na empresa, qual o resultado de seus esforços, como seu desempenho está indo e se ele está sendo reconhecido.

Elogie quem merece em público, sem exageros, e oriente quem está abaixo da média em particular, isso sempre motiva a equipe.

DICA: Sessão da tarde: filmes sobre liderança e trabalho em equipe

Uma comunicação interna eficiente, com um fluxo de informações adequado e transparente, ajuda muito a manter as equipes motivadas, pois além de acesso a feedbacks, têm melhores condições de realizarem suas tarefas.

E o uso da tecnologia em nuvem é um dos segredos da comunicação eficaz.

Este foi o caso da Ampla, que com a ajuda do G Suite conseguiu substituir velhas práticas de trocas de e-mails e dificuldade de compartilhamento de arquivos, gerando muito mais mobilidade e segurança na informação. Veja mais detalhes aqui: CASE Ampla.

E já que o assunto deste post é como motivar equipes de trabalho, que tal conferir este vídeo motivacional, produzido pela própria Ampla?

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